Bob Sousa lança coluna Imagética no site da SP Escola de Teatro

O fotógrafo Bob Sousa em autorretrato – Blog do @miguel.arcanjo

Por Miguel Arcanjo Prado

O teatro brasileiro ganha a parceria entre um de seus principais retratistas e uma de suas maiores instituições de ensino e pesquisa cênica.

A SP Escola de Teatro lança a coluna Imagética, assinada pela fotógrafo paulista Bob Sousa, na próxima terça-feira (29), em seu site.

Toda semana, sempre às terças, um ensaio especial produzido pelo fotógrafo será publicado. Nas imagens, o mestre em Artes pela UNESP e crítico de Artes Visuais da APCA traça um panorama das estéticas e poéticas da cena teatral de São Paulo e de outros Estados.

A diva e a musa da Roosevelt: as atrizes Phedra D. Córdoba (à esq.) e Cléo De Páris (à dir.), em cena de Édipo na Praça, do Satyros, em 2013 – Fotos: Bob Sousa – Arquivo Blog do @miguel.arcanjo

Bob Sousa celebra parceria

“Essa grande iniciativa em parceria com a SP Escola de Teatro pretende apresentar um passeio pelas narrativas visuais que (vi)vi e aprendi nos espaços teatrais onde estive e olhei, atravessado pela câmera fotográfica, ao longo de quase duas décadas”, declara Bob Sousa.

“Além desse acervo também produzirei novos ensaios fotográficos, tão logo a efervescente cena do teatro de grupo volte a ocupar os palcos, ruas e espaços híbridos da cidade”, complementa o pesquisador cênico.

Zé Celso em Roda Viva – Foto: Bob Sousa – Arquivo Blog do @miguel.arcanjo

Fotógrafo emblemático da cena

Com amplo reconhecimento que o torna um dos fotógrafos mais emblemáticos da cena cultural paulista, Bob Sousa é fotógrafo, pesquisador, crítico e jurado de Artes Visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes).

Formado em Publicidade, ele é mestre em Artes pela UNESP. Autor do livro “Retratos do Teatro” (Ed. Unesp) e da coluna O Retrato do Bob, no Blog do Arcanjo, desde 2012, com registro das principais personalidades das artes e da cultura e na qual já retratou estrelas nacionais como Caetano Veloso, Gilberto Gil e Zé Celso e internacionais como o russo Mikhail Baryshnikov e o norte-americano Willen Dafor.

Bob, que é também jurado do Prêmio Arcanjo de Cultura, já colaborou como fotógrafo em publicações como Cult, Veja São Paulo, Estadão e Folha de S.Paulo.

Ivam Cabral na SP Escola de Teatro em 2003, retratado por Bob Sousa – Foto: Bob Sousa – Arquivo Blog do @miguel.arcanjo

10 anos de SP Escola de Teatro

A nova coluna de Bob Sousa vem na série de novidades que comemora neste ano os 10 anos da SP Escola de Teatro, instituição que oferece formação gratuita e de qualidade a jovens artistas em diferentes áreas do teatro.

Desde a primeira turma, em fevereiro de 2010, passam por ano na instituição 400 estudantes do curso profissionalizante.

Ivam Cabral (no canto inferior à direita) posa com alunos de atuação da SP Escola de Teatro, o mestre Francisco Medeiros (à esq.) e o mestre francês François Khan (à dir.) – Foto: Bob Sousa – Arquivo Blog do @miguel.arcanjo

Um dos principais centros de formação em Artes Cênicas do Brasil, a SP Escola de Teatro é referência internacional na área, com seu modelo de ensino replicado em países como Finlândia e Suécia.

Com sede no bairro do Brás e na praça Roosevelt, a escola segue a todo vapor com atividades digitais.

Veja #tbt O Retrato do Bob

Siga @miguel.arcanjo



Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *