Prêmio Arcanjo de Cultura anuncia indicados do 1º semestre de 2020

Idealizado pelo jornalista e crítico Miguel Arcanjo Prado, Prêmio Arcanjo de Cultura chega à sua 2ª edição em 2020 com destaques em Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro, além de homenageados Especiais

Vencedores da 1ª edição do Prêmio Arcanjo de Cultura no palco do Theatro Municipal de São Paulo em 18 de dezembro de 2019 – Foto: Annelize Tozetto

Neste ano de pandemia a classe artística precisou, mais do quem nunca, se reinventar. A segunda edição do Prêmio Arcanjo de Cultura lança seu olhar atento para este momento histórico.

Após a edição de estreia que lotou o Theatro Municipal de São Paulo no final de 2019, o Prêmio Arcanjo de Cultura inicia os preparativos para sua segunda edição, prevista para dezembro próximo no Municipal sob direção artística de Ivam Cabral, e anuncia os indicados referentes ao primeiro semestre de 2020.

Idealizado pelo jornalista, crítico e colunista Miguel Arcanjo Prado, nome de credibilidade no jornalismo cultural no Brasil com seu Blog do Arcanjo, o júri conta ainda com Adriana de Barros, Bob Sousa, Elba Kriss, Hubert Alquéres e Zirlene Lemos. De forma conjunta, o time de especialistas escolheu seis destaques por área neste primeiro semestre: Artes Visuais, Cinema, Música, Streaming TV e Teatro. Estes se somarão aos seis indicados por categoria no segundo semestre. A lista ainda traz 12 indicados ao Prêmio Especial, entre os quais Elza Soares, Fábio Porchat e Angela Ro Ro.

“Em tempos tão terríveis, a cultura precisou se reinventar digitalmente para sobreviver à pandemia. Assim, as indicações do Prêmio Arcanjo de Cultura chegam como um sopro de esperança à classe artística, valorizando nomes e iniciativas pioneiras durante este complicado primeiro semestre de 2020”, declara Arcanjo.

Ele acrescenta que “o Prêmio Arcanjo de Cultura tem um júri que se alicerça em olhares plurais, democráticos e inclusivos, o que faz da diversidade presente entre indicados e premiados a marca de credibilidade conquistada pela premiação já em sua primeira edição”. E reforça: “O artista brasileiro segue resistindo e sobrevivendo milagrosamente. O Prêmio Arcanjo de Cultura aplaude e valoriza essa garra inesgotável do artista brasileiro”.

PRÊMIO ARCANJO DE CULTURA – 2020

INDICADOS DO 1º SEMESTRE

ARTES VISUAIS

Acervo Vladimir Herzog, Instituto Vladimir Herzog (IVH) e Itaú Cultural
Pela construção e preservação da memória do grande jornalista brasileiro, assassinado pela ditadura.

Centro de Pesquisa e Formação do Sesc São Paulo
Pela valorização da reflexão e proposta de diálogos sobre as Artes Visuais.

Edson Lopes Jr.
Pelo sensível olhar fotojornalístico no registro da pandemia do novo coronavírus na cidade de São Paulo.

J. C. Serroni
Pelos 70 de vida e grande contribuição, com projetos cenográficos, ensino, pesquisa e publicações, às Artes Visuais e ao Teatro Brasileiro.

John Lennon em Nova York por Bob Gruen – MIS
Pela apresentação da trajetória visual de um dos maiores artistas do século 20.

Paulo Nazareth
Pela trajetória andarilha nas Artes Visuais, com reconhecimento internacional, sem perder a essência de sua comunidade em Minas Gerais.

CINEMA

A Febre
Pela proposição da diretora Maya Werneck Da-Rin em dar voz ao indígena em um país entregue à voracidade predatória.

Fim de Festa
Pela proposta do diretor Hilton Lacerda em construir um filme inteligente e divertido, verdadeiro deleite para quem gosta de cinema.

Mostra de Cinemas Africanos e Vídeo nas Aldeias
Por serem duas iniciativas de inclusão audiovisual: a primeira, apresentando o novo cinema da África, e a segunda por ser importante projeto de produção audiovisual indígena.

Sete Anos em Maio e Vaga Carne
Pela união na exibição de dois médias poderosos na mensagem e qualidade de produção: de um lado a denúncia do genocídio negro, do outro um corpo buscando sua voz.

Silvio Guindane
Pela constante demonstração de ser um ator versátil com trajetória propositiva no cinema, teatro e TV, não se prendendo à atuação, mas navegando ainda pelo roteiro, dramaturgia e direção.

SPCine Play
Por ser plataforma pública pioneira de streaming no Brasil, que valoriza e amplifica o audiovisual nacional.

MÚSICA

Bárbara Bivolt
Pelo primeiro disco, fruto de uma década de dedicação ao rap.

Edital Natura Musical
Pelo constante estímulo à nova música brasileira.

Gilberto Gil e BaianaSystem
Pelo disco Gil Baiana Ao Vivo em Salvador, registro de encontro geracional potente e histórico.

João Gordo
Pela corajosa trajetória que o torna um dos maiores nomes do punk nacional.

Kunumi MC
Por ser voz primordial para o discurso indígena na cena musical.

Teresa Cristina
Pelas lives que foram porto seguro de inteligência e cultura nesta quarentena.

STREAMING TV

Amazon Prime Video
Pelo crescimento no Brasil do serviço de streaming que apresenta produções próprias e outros atrativos que pensam no usuário, como as legendas reguláveis.

As Aventuras de Poliana
Pela garra da equipe do SBT em produzir teledramaturgia na cidade de São Paulo com sucesso e por ter sido a única novela inédita no ar durante a pandemia.

Babu Santana e Thelma Assis
Pela representatividade negra que conquistou o Brasil no Big Brother Brasil, reality da Globo.

CNN Brasil
Pela estreia, pelo crescimento e por ter rapidamente se tornado importante opção de informação para o público brasileiro.

Em Nome de Deus
Pela revelação dos bastidores do caso João de Deus em uma verdadeira aula de jornalismo investigativo presente na série do Globoplay.

Sinta-se em Casa com Marcelo Adnet
Pela criatividade durante a pandemia do humorista carioca, que conseguiu aliviar no Globoplay as tensões do complicado período.

TEATRO

A Arte de Encarar o Medo
Pela coragem da Cia. de Teatro Os Satyros, conduzida por Ivam Cabral e Rodolfo Vázquez, na criação pioneira do teatro digital em diálogo com o mundo neste momento de distanciamento social.

A Cor Púrpura
Pela impecável produção de teatro musical, com elenco e equipe totalmente dedicados em contar uma forte história negra com múltiplos significados.

Desamparos
Pelo mergulho sensível e virtual da atriz Cléo De Páris sob direção de Fábio Penna, sendo respiro poético em meio ao caos.

Jane Di Castro, Divina Valéria, Eloína dos Leopardos, Camille K, Marcia Dailyn e Divina Nubia
Pelo pioneirismo na representatividade trans e transformista nos palcos brasileiros e internacionais.

O Canto de Ninguém
Pela madura construção dramatúrgica de Luccas Papp bem como pela estreia brilhante da estrela dos musicais Fabi Bang no teatro dramático.

O Filho do Presidente
Pelo desbravar do digital a cargo do Teatro Caminho, com Ricardo Cabral dirigido por Natasha Corbelino em uma experiência intimista virtual.

ESPECIAL

Elza Soares
Pelos 90 anos desta artista de grande talento, farta coragem e constante capacidade de reinvenção.

Fábio Porchat
Pelas entrevistas em formato live na quarentena e pela ajuda a artistas e técnicos em vulnerabilidade.

Angela Ro Ro
Pelos 70 anos de uma artista talentosa, pioneira na liberdade do amor e com trajetória de sucessos que marcaram gerações.

Hilton Cobra
Pela irretocável trajetória de valorização do teatro negro, coroada com a excelente peça Traga-me a Cabeça de Lima Barreto.

Pedro Paulo Cava
Pela trajetória de 70 anos de vida e dedicação às artes cênicas em Minas Gerais, onde comanda há 30 anos o Teatro da Cidade em Belo Horizonte.

Os Crespos
Pelos 15 anos da importante companhia dedicada ao teatro negro sob comando de Lucélia Sergio e Sidney Santiago Kuanza.

Anderson Jesus
Pela proposta de comunicação que valoriza a trajetória negra, foco do projeto de conteúdo digital Todos Negros do Mundo (TNM).

Itaú Cultural
Pelos editais Arte como Respiro durante a quarentena em diferentes linguagens artísticas, que trouxeram fôlego extra às artes.

Sesc São Paulo
Pela série #EmCasacomSesc com espetáculos apresentados no Sesc ao Vivo, representando nova possibilidade produtiva na quarentena.

Fundo Marlene Colé da APTI, Fundo Iasmine do Teatro Musical, APTR, SP Escola de Teatro, Cooperativa Paulista de Teatro e Sated
Pela ajuda a artistas e técnicos vulneráveis na crise da pandemia.

Hugo Possolo
Pelos editais culturais da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo durante a quarentena, primordiais para a sobrevivência do campo cultural paulistano.

Sérgio Sá Leitão
Pelo projeto #CulturaEmCasa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, que mobilizou artistas e público na quarentena.

Júri do Prêmio Arcanjo de Cultura; acima: Bob Sousa, Adriana de Barros e Hubert Alquéres; abaixo: Elba Kriss, Miguel Arcanjo Prado e Zirlene Lemos

PERFIS DOS JURADOS

ADRIANA DE BARROS

Jornalista, crítica e colunista de Música com mais de 20 anos de atuação na imprensa. Atualmente, assina a coluna Nos Bastidores, no portal Terra. Atuou por 20 anos no UOL, onde foi coordenadora de Entretenimento, comandando grandes coberturas de festivais e do Carnaval. É curadora do edital 2020 Natura Musical e integrou o Superjúri 2019 do Prêmio Multishow. Eleita uma das cinco melhores jornalistas de música do Brasil pelo WME Awards by Music2.

BOB SOUSA
Fotógrafo, pesquisador, crítico e jurado de Artes Visuais da APCA (Associação Paulista de Críticos de Artes). Mestre em Artes pela Unesp, é bacharel em publicidade. É autor do livro Retratos do Teatro (Ed. Unesp) e da coluna O Retrato do Bob no Blog do Arcanjo, com registro das principais personalidades das artes e da cultura. Já colaborou como fotógrafo em publicações como Cult, Veja São Paulo, Estadão e Folha de S.Paulo, entre outras.

ELBA KRISS
Jornalista e roteirista. Atualmente cobre o universo da televisão e seus artistas no Notícias da TV, site parceiro do UOL. Foi roteirista no TV Fama, na Rede TV!. Cobriu televisão e celebridades nos portais R7, Quem e OFuxico. Foi editora de Moda, Beleza e Lifestyle do Yahoo Brasil. Na On Line Editora, liderou projetos editoriais internacionais em parceria com a Televisa do México, um dos principais grupos de comunicação da América Latina.

HUBERT ALQUÉRES
Com longeva atuação nas áreas de cultura e educação, com forte dedicação ao cinema, é jurado do Prêmio Sesc Melhores Filmes. É membro da Academia Paulista de Educação e presidente do Conselho Estadual de Educação de São Paulo. É vice-presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), que promove o Prêmio Jabuti. Presidiu a Imprensa Oficial de São Paulo.

MIGUEL ARCANJO PRADO
Jornalista, colunista e crítico de artes com passagem pelos principais veículos do país. Bacharel em Comunicação Social pela UFMG, especialista em Mídia, Informação e Cultura pela ECA-USP e mestre em Artes pela UNESP, é diretor do Blog do Arcanjo, referência na cobertura cultural, e é crítico da APCA, da qual foi vice-presidente. Passou por Globo, Record, Abril, Folha, Band e Gazeta, entre outros. Eleito três vezes um dos melhores jornalistas culturais do Brasil pelo Prêmio Comunique-se, além de ter recebido os prêmios Inspiração do Amanhã, Nelson Rodrigues, Leda Maria Martins e Referência Nacional pela Ancec.

ZIRLENE LEMOS
Jornalista e Relações Públicas pela UFMG, onde cursa Direito. Fez coberturas do Festival de Inverno da UFMG em Diamantina, da Mostra de Cinema de Tiradentes, do Encontro da Sociedade Brasileira de Estudos de Cinema e Audiovisual e do Carnaval no UOL. Foi crooner do grupo de jazz Geraes Big Bang, do espetáculo Revertério e do grupo Rosa dos Ventos, com participações no Festival de Arte Negra (FAN-BH) e Festival Internacional de Teatro (FIT-BH). Fez parte da comunicação da UFMG e da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais.

Prêmio Arcanjo de Cultura no Theatro Municipal de São Paulo – Foto: Annelize Tozetto

Instagram:
@premioarcanjo
@miguel.arcanjo

#premioarcanjo

Fotos do Prêmio Arcanjo de Cultura 2019

Please follow and like us:

7 Resultados

  1. 14/07/2020

    […] Fonte: Blog do Arcanjo […]

  2. 29/07/2020

    […] atuou com Fabi Bang sob direção de Kleber Montanheiro no Teatro Itália — a peça, que está indicada ao Prêmio Arcanjo de Cultura, teve sua temporada interrompida pela pandemia.A notícia foi comunicada por Luccas, em seu […]

  3. 01/08/2020

    […] declarou a dona do hit Amor Meu Grande Amor e que está indicada na categoria Especial do Prêmio Arcanjo de Cultura 2020 por sua farta trajetória artística. […]

  4. 01/08/2020

    […] no elenco pioneiro digital e já histórico de A Arte de Encarar o Medo, espetáculo indicado ao Prêmio Arcanjo de Cultura, os atores Ivam Cabral, Eduardo Chagas, Nicole Puzzi, Ulrika Malmgren, Diego Ribeiro, Dominique […]

  5. 11/08/2020

    […] Miguel Arcanjo PradoO espetáculo de teatro digital Desamparos, indicado ao Prêmio Arcanjo de Cultura, terá uma edição especial nesta terça (11), em memória aos mais de 100 mil brasileiros mortos […]

  6. 12/08/2020

    […] Por Miguel Arcanjo PradoO filme Fim de Festa foi lançado nos cinemas em 5 de março e teve sua temporada interrompida pela pandemia do novo coronavírus. Pois agora o grande público terá chance de conferir o longa de Hilton Lacerda na segurança do lar. O Canal Brasil exibe, na próxima quinta (13), às 20h35, o filme que venceu o Redentor de melhor filme pelo júri oficial e roteiro no Festival do Rio. Estrelado por Irandhir Santos, Ariclenes Barroso e Hermila Guedes, entre outros, o drama mostra uma quarta-feira de cinzas na qual a alegria do carnaval se esvaiu rapidamente.De um lado, a felicidade da maior festa popular do Brasil, de outro, um assassinato bárbaro. Assim, o drama apresenta a complexidade cultural do Brasil por diversos prismas. Fim de Festa está indicado ao Prêmio Arcanjo de Cultura. […]

  7. 03/09/2020

    […] da Cia. de Teatro Os Crespos, que chega aos 15 anos neste 2020 — o grupo está indicado ao Prêmio Arcanjo de Cultura por sua trajetória —, ele vem se destacando também no novíssimo teatro digital. Além de […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *