Larissa Luz, Linn da Quebrada e ÀTTØØXXÁ agitam Feira Preta no Memorial

Larissa Luz é uma das estrelas da programação cultural da Feira Preta, que completa 18 anos neste fim de semana no Memorial da América Latina em SP – Foto: Breno Galtie – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Grande encontro de cerca de cem afroempreendedores, a Feira Preta chega à maioridade em 2019. A #FeiraPretaFaz18 é realizada nos dias 7 e 8 de dezembro, sábado e domingo, das 12h às 22h, com entrada gratuita no Memorial da América Latina, que fica ao lado do metrô Barra Funda, em São Paulo. Neste ano, a programação artística e cultural do evento criado por Adriana Barbosa tem como tema “Passado, Presente e Futuro” e questiona: de onde vieram, onde estão e para onde vão a arte, a cultura e o empreendedorismo pretos? O Blog do Miguel Arcanjo adianta a programação completa, que conta com show especial da baiana Larissa Luz convidando a paulistana Linn da Quebrada. Vai ferver.

Adriana Barbosa, criadora da Feira Preta, que chega aos 18 anos com festa no Memorial dias 7 e 8 de dezembro – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

PROGRAMAÇÃO ARTÍSTICA
Sábado, 7 de dezembro
Larissa Luz convida Linn da Quebrada
Drik Barbosa convida Danna Lisboa
Senzala Hi-Tech
Samba da Laje e convidados – Tributo ao Reinaldo (Príncipe do Pagode)

Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira

Domingo, 8 de dezembro
ÀTTØØXXÁ
África em Nós (banda com músicos da Diáspora Africana)
Encontro dos blocos Ilú Obá de Min, IlúInã, Umoja e Zumbido
TUYO
Discotecagem Black Music/Música Preta Brasileira
Ato Ecumênico Inter-religioso, com Padre Ennes e Pai Francisco de Oxum

PROGRAMAÇÃO DOS ESPAÇOS

ESPAÇO PRETA DEGUSTA
Espaço com empreendedores pautados na culinária afrodiaspórica que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.
ESPAÇO AFROEMPREENDEDORES
Feira de produtos e serviços de empreendedores de vários estados brasileiros. Metade deles que passaram pelos programas Afrolab e Afrolab Para Elas.
ESPAÇO ERÊ
Um espaço para família e cuidadores com atividades lúdicas afro referenciadas para as crianças a partir de 0 meses, com Era Uma Vez o Mundo, DúdúBadé, Alfabantu, Luderê Afro lúdico e EbonyEnglishKids
ESPAÇO PRETA INOVA
Espaço que vai reunir, a partir de curadoria da Feira Preta, empreendedores que estão inovando e mudando a cara dos seus setores de atuação. São eles:
Cultura Geek
Perifacon, Vortex, Sue the Real, Facebook Games
Tecnologia e Informação
PretaLab, TecnoGhetto, Vale do Dendê, Afrophynton
Economia Criativa/Turismo
Brafika Viagens, Black Bird Viagens, Rota da Liberdade, Diaspora.Black
Empreendedorismo Financeiro
Grana Preta, Ubuntu Finanças, Conta Black, No Front
Empregabilidade
EmpregueAfro, AfroTrampo
ESPAÇO PRETA FALA

Espaço dedicado a diálogos e lançamento de livros de escritores negros
7 de dezembro
13h30 – Empreendedorismo Periférico (oferecimento iti)
Mediador: Adriana Barbosa (Feira Preta)
Convidados: Andreza Delgado (Perifacon), Bruno Ramos (Favela no Poder), Raquel Motta (Sue the Real), Toni Baptiste (artista multimídia)
15h30 – Presença Negra na Gastronomia (oferecimento Academia Assaí)
Mediadora: Larissa Januário (A Casa Azul, Sem Medida e Marie Claire)
Convidados: Dona Carmem Virgínia (O Altar Cozinha Ancestral), Aline Chermoula (Chermoula Culinária)
17h30 – O Futuro das Políticas Públicas
Mediador: Marcio Black (Fundação Tide Setubal)
Convidados: Elaine Mineiro (Uneafro Brasil, Samba das Pretas, Jongo dos Guaianás), Neon Cunha (Ativista Transgênera), Erika Hilton (Transvestigênere da Bancada Ativista)
8 de dezembro
13h30 – Por uma educação financeira (oferecimento iti)
Convidados: Amanda Dias (Grana Preta), Gabriela Chaves (NoFrontEmpoderamento), Fernanda Leôncio (Conta Black e AfroBusiness), Jeilson Santos (Ubuntu Finanças)
15h30 – A potência da estética negra (oferecimento Kolene)
Mediadora: Adriana Couto (jornalista)
Convidados: May Diniz (creator), Patricia Avelino (creator), Angelo Assumpção (Ginasta Olímpico)
17h30 – Gêneros: quais questões atravessam a existência preta e indígena
Mediadora: Danielle Almeida (Mulher, cis, lésbica. Cantora artivista, Mestre em Ciência da Educação e Especializada em história da África e da DiásporaNegra na América Latina)
Convidados: Tatiana Nascimento (Mulher, cis, lésbica. Escritora), Jamille Nunes (Mulher, cis, bissexual. Ativista pelos direitos dos povos indígenas), Roger Cipó (Homem, cis, heterossexual. Fotógrafo pesquisador da imagem nas religiões afro-brasileiras e curador do TROCATROCA – Masculinidades Plurais), AkinAbaz (Homem, trans, heterossexual. Fundador do Infopreta)
LITERATURA
Escritoras e escritores convidados apresentarão seus livros nos intervalos do Espaço Preta Fala e seguirão no espaço de lançamentos de livros até o fim do dia para vendê-los e autografá-los:
7 de dezembro
13h20 – Elaine Marcelina, com sua série “MARCELINA” (O primeiro livro de Marcelina; A primeira boneca de Marcelina; A primeira trança de Marcelina)
15h – Iris Amâncio, com “As cores das flores” e a série “CLÁSSICOS NEGROS PARA CRIANÇAS” (Coração perdido de Machado de Assis; Dom Casmurro de Machado de Assis; A escrava, de Maria Firmina dos Reis)
17h – Maira Ranzeiro, com “Maira, a alegre campeã”
8 de dezembro
13h20 – AbisogunOlatunjiOduduwa, com “Pan-africanismo: Apontamentos e Reflexões” e “Às Irmãs: Mulheres Africanas na Revolução Preta Mundial”
15h – Rosemar Gomes Lemos, com “UBUNTU: As Transformações Através das Ações Afirmativas”

17h – Preta Rara, com “Eu Empregada Doméstica – A senzala moderna é o quartinho da empregada”

ESPAÇO SAÚDE E BEM ESTAR

Atendimentos com quickmassagee Reiki. Oficinas de Chás, Garrafadas, Alimentação Viva com Sucos e Patês, Práticas e Rodas de Conversas: Maternidades Preta, Práticas Integrativas em Roda: Corpo e mente, Saúde da População Preta. Yoga, Rekhet Yoga, Receitas da Vó: Conhecendo ervas e benzeção e cadastro de profissionais pretxs da área da saúde. Venda de produtos: óleos terapêuticos, garrafadas, absorventes ecológicos, banhos , escalda pés, sabonetes artesanais entre outros produtos. Com Afro Saúde, Pretos Saudáveis , Cresparia Soluções Pretas, DraClelia Prestes, daAmma Psique, Melanina Fitness, Movimento Afro Vegano, Rekhet Yoga ( Yoga Africano), Makota Terapia Ancestral, Yemesi Yoga, Capins da Terra, Terapêutica Nativo Brasileira, Yoni das Pretas, Atleta de Peso, MaoniGestar e Nascer, Receitas da Vó, Dra. Regina Mulanji (Pediatra), Espaço Potencial de Vida, Dra. Andréa Gonçalves (Ginecologista), Dra. Daniela Paulino(Fonoaudióloga e Consultora de Amamentação)
A programação completa está no site www.feirapreta.com.br
18ª Feira Preta – Passado, Presente e Futuro
Shows, espaço infantil, empreendedores de produtos e serviços diversos, área de gastronomia, espaço de bem estar, entre outras atividades.
Data: 7 e 8 de dezembro
Horário:  das 12h às 22h
Local: Memorial da América Latina (Metrô Barra Funda)
Programação: www.feirapreta.com.br
Entrada Gratuita (sujeita à lotação do espaço)
Please follow and like us: