Ícone da dança, Nora Vaz de Mello lança livro sobre o Ballet Movimento

A bailarina e coreógrafa Nora Vaz de Mello com seu livro que conta a história dos 30 anos do Ballet Movimento, fundado por ela: lançamento neste sábado (26), 19h, no Sesc Palladium, em BH – Foto: Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

A bailarina e coreógrafa Nora Vaz de Mello é um dos grandes nomes da dança em Minas Gerais. Durante décadas, seu Ballet Movimento foi espaço formador de novas gerações de artistas em Belo Horizonte. Após extensa pesquisa, ela lança neste sábado (26), às 19h, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte, o livro “Ballet Movimento: 30 Anos de Dança, Arte e Cultura” (Páginas Editora; R$ 50).

“Os ventos fecharam o Movimento, mas do seu interior as portas e janelas se mantiveram abertas, cultivando as amizades que fizemos ao longo destas três décadas. E esse carinho tem sido demonstrado por alunos e recebidos com muita emoção nas minhas páginas das minha redes sociais. Viva o Ballet Movimento”, celebra Nora em conversa com a Coluna Miguel Arcanjo.

30 anos de dança: detalhe do prédio onde funcionou o Ballet Movimento, na rua Padre Odorico, na Savassi, em BH – Foto: Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

“É um livro que começou a ser escrito incentivado por inúmeros alunas e alunos que por lá passaram nas três décadas de existência da escola, de 1976 até 2005”, revela Nora, que realizou o livro, já histórico, sem apoio de qualquer lei governamental. “Consegui apoio cultural do Sesc Palladium e do Buffet Sausalito para o lançamento”, conta.

Foto histórica do Ballet Movimento, com sua fundadora Nora Vaz de Mello ao centro – Foto: Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

“Resolvi fazer o registro do que aconteceu em todos esses anos, relatando como tudo começou e lembrando o impacto causado na cena cultural mineira por um permanente espírito inovador que mudou o formato de apresentação dos seus alunos em festivais, o desenvolvimento do método de ensino lá aplicado, o processo criativo de tantas coreografias e os acontecimentos mais importantes, como espetáculos, participação em eventos em vários países e as muitas tournées”, adianta Nora.

Além de dançar pelos palcos do Brasil, o Ballet Movimento se apresentou em lugares como Itália, Estados Unidos, França, Bélgica, Áustria, Escócia, Portugal, Paraguai e Espanha.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us: