Não está certo prender Jane Fonda e xingar Fernanda Montenegro

Fernanda Montenegro, ofendida aos 89 anos, e Jane Fonda, presa aos 81: esse mundo não está certo – Foto: Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

Duas notícias nos últimos dias mexeram com qualquer pessoa que tenha um mínimo de sensibilidade.

Primeiro: a atriz Fernanda Montenegro, às vésperas de completar 90 anos, foi ofendida por um diretor da Funarte. O que contraria a existência do próprio órgão governamental federal, criado justamente para promover o respeito aos artistas. Fernanda é a maior atriz brasileira de todos os tempos, de postura profissional irretocável, tendo ganhado os maiores prêmios no Brasil e ainda sido a única brasileira a ser indicada ao Oscar de melhor atriz, mais difundida condecoração cinematográfica do mundo. E ela foi ofendida justamente por exercer seu ofício: uma performance artística em um ensaio fotográfico em defesa da liberdade de expressão e contra a censura.

Segundo: a atriz Jane Fonda, de 81 anos, foi presa porque estava protestando contra o descaso com a natureza e as mudanças climáticas, o que coloca em risco a vida de todos nós. Ou seja, foi detida por fazer o que sempre fez muito bem, e quem a conhece sabe disso muito bem, alertar as pessoas para a consciência de si mesmas e do mundo ao redor, que pode ruir a qualquer momento se seguimos depredando e tocando fogo nele, o que afetará toda a coletividade do bicho homem, isso sem falar das outras espécies.

Diante destes dois fatos que aterrorizam qualquer pessoa minimamente sensível ao seu tempo, a ofensa a Montenegro e a prisão de Fonda, este colunista só pode chegar a uma conclusão: este mundo em que vivemos não pode estar certo. E ainda bem que temos Fernanda Montenegro e Jane Fonda para protestar.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us: