Circovolante reúne palhaços do mundo em Mariana, Minas Gerais

Circovolante reúne palhaços do mundo todo em Mariana (MG); na imagens os participantes em 2015 posam com Dedé Santana – Foto: Naty Torres/Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

Rir pra não chorar é um dito antigo que se encaixa perfeitamente aos tempos que vivemos. Mas, quem está nestes dias em Mariana, cidade histórica e primeira capital de Minas Gerais, há motivo de sobra para gargalhar mesmo em meio a tantas turbulências na sociedade e na cultura. É que começou nesta quinta (26) e vai até domingo (29) o Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços. São quatro dias de pura festa gratuita nas ruas centenárias promovida por mais de 40 talentosas trupes circenses.

A programação ainda tem espaço para lançamentos de livros e filmes sobre a arte de fazer rir. O palhaço Xisto Siman, um dos organizadores, diz que o objetivo é levar a arte para todo mundo: “Fazemos a descentralização há algum tempo e cada vez mais percebemos a importância de levar a arte do circo para locais onde o acesso é menor. Nesta edição teremos 34 espetáculos em escolas e praças no entorno da cidade”, revela à Coluna Miguel Arcanjo.

A homenageada desta edição é Jasmim, a palhaça da artista argentina radicada no Brasil Lily Curcio, que também é antropóloga e estudiosa de clowneria clássica há 24 anos. “A Jasmim surgiu quando eu tinha mais de 40 anos e foi um divisor de águas na minha vida, trouxe todas as respostas existenciais que eu buscava e, desde então, passei a me dedicar inteiramente à palhaçaria”, explica a hermana.

Os eventos estão do festival concentrados na Praça dos Ferroviários, Praça Gomes Freire, Praça da Sé, Praça Minas Gerais e Rua Frei Durão (em frente à Casa de Cultura), em Mariana.

Palhaços cumprimentam moradora de Mariana durante o Circovolante – Foto: Lincon Zarbietti/Divulgação – Coluna @miguel.arcanjo UOL

Participam desta edição as trupes Adorável Companhia (RJ), Atawallpa Coello (Peru), Barracão Teatro (SP), Cia La Mínima (SP), Cia Pé de Chinelo (RJ), Circovolante (MG), Circo Caramba (SP), Circo de Família (MG), Circo Dux (RJ), Daniel Satim (Chile), François Bouille (França), Grupo Palombar (SP), Grupo Seres de Luz (SP), Grupo Teatro de Anônimo (RJ), Grupo Trampulim (MG), Guga Morales (RJ), Irmãs Cola (SP), Janaina Morse (MG), Luciene Luba (MG), Palhaço Viralata (MG), Palhaço Vinagre (MG), Palhaça Purpurina (MG), Palhaça Jojoba (MG), Palhaço Furreca e Lambreta (MG), Passeio de Palhaços com Sociedade do Riso (MG), Reinaldo Facchini (SP), Rodas de Palhaços, Romina Krause (Argentina), Trupe Balão Mágico (MG), Turma do Biribinha (AL).

O Circovolante ainda promove o lançamento dos livros “Noites Circenses”, de Regina Horta Duarte, e“Palhaços: Performance, hibridismo e multiplicidade”, de Lili Castro, além do curta “Uma década de Encontro”, parceria do Circovolante com a Macaca Filmes. O Circovolante – 11º Encontro Internacional de Palhaços é realizado pelo Circovolante e Circo Paratodos, com parceria da Prefeitura de Mariana e apoio da Fundação Renova; e apoio cultural da Uau, Câmara de Vereadores e Secretaria de Cultura de Mariana, além de Neaspoc-Ufop e Sociedade do Riso.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us: