Rapidinhas: Elias Andreato, Denise Fraga, Rita Lee e Anitta agitam as artes

O ator Elias Andreato – Foto: Jonatas Marques – Divulgação – @miguel.arcanjo UOL

Vida de artista
Elias Andreato, talentoso ator e diretor querido da coluna, estreia seu solo “Arap” neste sábado (14) no Teatro Eva Herz da Livraria Cultura, em São Paulo. O espetáculo é uma homenagem ao diretor Fauzi Arap, que morreu em 2013 e foi nome fundamental dos nossos palcos. Necessário.

Clementina, de 1979, retrato de Elifas Andreato chamado de “Mona Lisa brasileira” pelo poeta Ermínio Bello de Carvalho, exposta pela primeira vez a partir do dia 20 no Museu Afro Brasil – Foto: Reprodução/Elifas Andreato – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Cores e nomes
Já que a família Andreato entrou no assunto, o irmão de Elias, o grande artista visual Elifas Andreato, expõe seus célebres retratos de artistas da música popular brasileira no Museu Afro Brasil, no Ibirapuera, em São Paulo. Entre os destaques, a ilustração de Clementina de Jesus. Imperdível.

A atriz Denise Fraga – Foto: Bob Sousa – @miguel.arcanjo – UOL

Diga, espelho meu
Sempre elegante, a atriz Denise Fraga pede espaço na coluna para mandar o seguinte recado: “Não há melhor espelho do que o outro. Sabemos quem somos a partir do que reverberamos. É urgente ver o outro, olhar pelo olhar do outro, ser eu de você. O que seria de nós se pudéssemos ser eu de você e você de mim, deixando-nos ambos atravessar por nossas experiências? Esta é a temática do meu novo espetáculo, ‘
Eu de Você’, que estreia no dia 19 de setembro e que marca também a volta do Teatro Vivo à cena cultural paulistana após uma grande revitalização”. Recado dado.

Ivam Cabral em seu solo “Todos os Sonhos do Mundo”: virou livro – Foto: Lina Sumizono – Divulgação Festival de Curitiba – @miguel.arcanjo UOL

Tomo novo
Ivam Cabral lança o texto de sua peça “Todos os Sonhos do Mundo” em livro, pela Editora Giostri, no dia 23 de setembro, às 19h, na SP Escola de Teatro da praça Roosevelt. A orelha foi escrita por este humilde colunista.

Tem mais
No dia 19 de setembro o Satyros faz festa na Câmara Municipal de São Paulo para receber a Outorga do Colar de Honra ao Mérito Legislativo do Estado de São Paulo à Companhia de Teatro Os Satyros, por solicitação de Carlos Giannazi, e ainda o Título de Cidadão Paulistano para Ivam Cabral, por solicitação também Giannazi. Parabéns.

Casa nova
O executivo Fred Müller foi contratado pelo SBT para ser seu novo Diretor  Executivo Comercial, Marketing & Rede em substituição ao executivo Marcelo Parada. Fred Muller tem passagens pela TV Globo em Recife, RecordTV, Editora Três e pela Globosat, onde permaneceu nos últimos 20 anos. A coluna deseja sucesso na nova empreitada.

O ator Norival Rizzo na peça “12 Homens e uma Sentença” – Foto: Zineb Benchekchou/Divulgação – @miguel.arcanjo UOL

Culpado ou inocente?
Um dos melhores dramas recentes no teatro brasileiro, a peça de tribunal “12 Homens e Uma Sentença” volta para celebrar os 40 anos do Grupo Tapa no Teatro Aliança Francesa, que foi casa da trupe em São Paulo por 15 anos. O diretor Eduardo Tolentino de Araújo marcou a estreia para 10 de outubro, uma quinta, às 20h30. Ele avisa à coluna que a obra ficará em cartaz desta vez até 17 de novembro, de quinta a domingo. Coisa boa.

Obra do sul-africano Mohau-Modisakeng estará na Bienal Sesc_Videobrasil – Foto: Divulgação – @miguel.arcanjo UOL

Arte em movimento
21ª Bienal de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil – Comunidades Imaginadas já tem dada: será de 9 de outubro a 2 de fevereiro de 2020, no Sesc 24 de Maio, em São Paulo. Dentre 2.280 inscrições, foram selecionadas mais de 60 obras, com 55 artistas de 28 países. Gente boa reunida.

Requebra, sim
Nome forte da nova música baiana, o grupo Àttooxxá faz show no Sesc Bom Retiro, em São Paulo, dia 19 de setembro, quinta, às 21h30. Estão todos convidados.

9º Fetival da Linguiça movimenta Bragança Paulista no fim de semana – Foto: Divulgação – @miguel.arcanjo UOL

Festa no interior
Quem quer um clima agradável interiorano de montanhas neste fim de semana, a pedida é rumar para Bragança Paulista, interior paulista quase na divisa com Minas Gerais. Lá acontece até domingo (15) o 9º Festival da Linguiça. A expectativa é receber 70 mil pessoas até o fim do evento. Todas ávidas por gostosuras, é claro.

Luedji Luna canta em Piracicaba (SP) no 8º Festival Curau – Foto: Divulgação – @miguel.arcanjo – UOL

Palavra preta
O 8º Curau – Festival Culturas Regionais e Artes Urbanas movimenta Piracicaba, no interior paulista, desta sexta-feira (13) até domingo (15), com show de encerramento de Luedji Luna. O foco são artistas negros em mais de 20 atrações culturais, todas de graça. Vai perder?

Rita Lee no jantar beneficente de Luisa Mell – Foto: Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News – @miguel.arcanjo UOL

Lança perfume
“Eu falo cachorrês”, dizia a estampa da camiseta da cantora Rita Lee, fiel defensora dos animais. Ela foi recebida como rainha no jantar beneficente do Instituto Luisa Mell, nesta semana, em São Paulo. Rita doou um violão autografado. Relíquia.

Luisa Mell, Anitta, Ísis Valverde e Amir Slama – Foto: Manuela Scarpa e Iwi Onodera/Brazil News – @miguel.arcanjo UOL

Turma do bem
Luisa Mell, Anitta, Ísis Valverde e Amir Slama, parceiro do evento, chamaram a atenção no palco pela elegância. O Instituto Luisa Mell já resgatou mais de 500 animais, entre gatos, cachorros, cavalos e até urso. Eita.

Colorido
O Palácio Tangará sedia a exposição “O Senhor das Cores”, com obras de Romero Britto espalhadas por todo o hotel paulistano. Uma festa de cores.

Tem um livro aí?
O 3º Festival Literário Internacional de Belo Horizonte – FLI-BH será realizado entre 25 e 29 de setembro. O evento está com inscrições gratuitas abertas para oficinas, autoras e autores independentes que queiram promover sessões de autógrafos e lançamentos de seus livros. Vai até 19 de setembro, aqui.

Inspirado em Toquinho, musical Casa de Brinquedos estreia no Teatro Frei Caneca neste sábado (14) – Foto: Prisicla Prade – Divulgação – @miguel.arcanjo UOL

Aquarela
Um dos compositores mais amados pelas crianças, Toquinho inspira com suas canções o musical infantil “Casa de Brinquedos”, com texto e direção de Carla Candiotto. Estreia neste sábado (14), às 16h, no Teatro Frei Caneca. A trama mostra um homem rico que deseja construir um empreendimento mas em seu caminho surge a tal Casa de Brinquedo, povoada de artistas. Zé Celso, certamente, irá adorar.

Siga @miguel.arcanjo

Please follow and like us: