Fotos inéditas de Sebastião Salgado estão em mostra grátis na Paulista

Foto da exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, de Sebastião Salgado – Foto: Sebastião Salgado/Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

O público em São Paulo tem a chance de conferir de perto o trabalho de um dos maiores fotógrafos brasileiros de todos os tempos, Sebastião Salgado. A mostra “Gold – Mina de Ouro Serra Pelada”, em cartaz com entrada gratuita até 3 de novembro no Sesc Avenida Paulista, traz 56 imagens inéditas em preto e branco feitas em 1986 na mina de ouro que chegou a receber mais de 50 mil garimpeiros em busca do sonho do enriquecimento.

“Para Sebastião Salgado, o conceito de fronteira é apenas uma abstração criada pelos seres humanos. Para ele, o mundo não tem limites, somos um único lugar e necessitamos, basicamente, das mesmas coisas. A exposição Gold – Mina de Ouro Serra Pelada, montada de maneira tão generosa ao contato e a fruição do espectador diante das imagens, nos aproxima dessa afirmação e nos coloca diante do olhar universal de um dos maiores fotógrafos brasileiros”, define Bob Sousa, também fotógrafo, crítico de Artes Visuais da APCA e mestre em Artes pela Unesp, ao Blog do Arcanjo.

Sebastião Salgado nasceu em 1944 em Minas Gerais, Brasil, e atualmente mora em Paris, França. É casado com Lélia Wanick Salgado, com quem tem dois filhos e dois netos. Formado em economia, começou sua carreira como fotógrafo profissional em 1973, na França, trabalhando com agências de fotografia – dentre as quais a Magnum Photos – até 1994, quando ele e Lélia Wanick Salgado fundaram a Amazonas Images, dedicada exclusivamente à sua obra. Ele viajou por mais de 100 países para desenvolver seus projetos fotográficos reconhecidos no mundo todo.

Sesc Avenida Paulista – Av. Paulista, 119, Paraíso, São Paulo, metrô Brigadeiro; tel. 11 3170-0800. Ter. a sáb.: 10h às 21h30. Dom.: 10h às 18h30. Até 3/11. Livre. Grátis.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Please follow and like us: