MG combina sabores e arte no 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes

Enviado especial a Tiradentes (MG)*

Entre o casario tricentenário sabores distintos convergem até 1º de setembro no 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, realizado pelo Fartura Brasil. O evento começou em clima de festa e confraternização na última sexta (23), movimentando a charmosa cidade histórica mineira com mais de 200 estrelas da gastronomia nacional. Todas com criações requintadas para conquistar paladares exigentes.

Turistas de todas as partes do Brasil rumam para lá nestes dias em busca de experimentar aromas e texturas diferentes, em uma aventura cultural-gastronômica repleta de descobertas, sempre com um vinho a tiracolo e taças que balançam para lá e para cá no ritmo do melhor da música instrumental.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Fartura Brasil (@farturabrasil) em

Como a gente não quer só comida, mas também diversão e arte, uma programação robusta faz a gastronomia conversar com outras vertentes da cultura. A música é a principal aliada.

Já passaram por lá músicos do quilate de Quinto Dia Útil, UFS Jazz, Thiago Delegado e Chico Amaral, Márcio Hallack, Orquestra Brasileira de Música Jamaicana, Sexteto Ventos Vertentes, Chora Genésio e Chamaleon Jazz. Ainda estão previstos shows de Yuri Vieira Quarteto, Banda Galwen, Riviera, Michel Maciel Trio, Fernando Merlino Quarteto, YAMÍ e Banda Moura Brasil.

Para sacudir os corpos, seja sob o sol quente ou debaixo de noite quase congelante, os DJs Naroca, Cateb, Sandri, Zubreu e Aida fazem a festa acontecer com propostas de fusão de sonoridades das mais variadas.

O cinema também tem vez no Centro Cultural Sesiminas Yves Alves na rua Direita, com filmes que falam, é claro, de gastronomia. O público tiradentino já viu “Sabor da Vida”, e ainda assistirá a “Julie & Julia”, nesta sexta (30), às 19h, e “Os Sabores do Palácio”, no sábado (31), às 19h.

Os amantes do teatro encontram, por sua vez, espetáculos que dialogam com a cidade ao redor, como “Caetanear”, do Teatro da Pedra, que fez um verdadeiro Carnaval fora de época no largo das Forras, e “Cadê o Zenóbio?”, do Teatro Público. O Cortejo Artístico Circense Spasso Escola de Circo conseguiu alegrar do mais pequenino ao mais velho. O deslumbre ainda estará presente na apresentação das Marionetes Gigantes do Grupo Artes Nômades, prevista para sábado (31) com saída às 15h do largo das Forras.

A quem deseja focar na principal área do evento, a gastronomia, e deseja uma experiência completa na área, a pedida é o famoso Festim, onde o público mergulha em um jantar minucioso de sabores brasileiros com direito a harmonização de vinhos.

Participam da atividade os restaurantes Ora, Mia e Pousada Escola Senac, cada qual com uma carta especial e chefs especialmente convidados para interagir com os chefs locais, em um diálogo gastronômico que é a cara do Festival.

Quem deseja mesmo perambular pelas ruas históricos, a pedida é ir andando sem rumo, parando em alguma das tendas da Praça da Rodoviária, Praça Sesc Campo das Vertentes ou Praça Senac do Conhecimento no largo das Forras, e seguir o faro até encontrar o sabor que mais lhe apetecer.

*Miguel Arcanjo Prado viajou a convite do 22º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes – Fartura Brasil.

Agradecimentos: Doizum Comunicações e Mayra Lopes.

Please follow and like us: