Congonhas vive Mês do Aleijadinho; Marcos Frota quer ser escultor no teatro

Detalhe de profeta esculpido em pedra sabão por Aleijadinho: Museu de Congonhas celebra o grande escultor do barroco mineiro neste mês de agosto – Foto: Welerson Athaídes – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Agosto é mês de celebração em Congonhas, cidade mineira a 81 quilômetros de Belo Horizonte onde Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (1730-1814), deixou sua obra-prima.

É que o grande mestre negro do barroco mineiro nasceu em 29 de agosto. E para celebrar os 289 de seu nascimento, o Museu de Congonhas planejou programação intensa.

São exposições, shows, bate-papos e ações educativas no espaço que tem como objetivo revelar aspectos nunca vistos da obra do escultor.

Além disso, a cidade viu o ator Marcos Frota anunciar que deseja montar um espetáculo baseado na vida do grande escultor, apurou o Blog do Arcanjo.

Marcos Frota quer ser Aleijadinho no teatro – Foto: Reprodução Instagram – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Marcos Frota quer viver Aleijadinho no teatro

Marcos Frota esteve no Santuário de Bom Jesus, sítio histórico “Patrimônio Cultural Mundial”. Em seguida, após passar pelo Museu de Congonhas, avisou: “Vou viver Aleijadinho.”

Segundo o artista, a ideia é propor algo lúdico, um monólogo, revelando Aleijadinho e sua obra às novas gerações.

Só em Congonhas, Aleijadinho deixou um trabalho que impressiona qualquer visitante. São 64 estátuas em tamanho natural, expostas nas capelas dos Passos da Paixão e os 12 Profetas.

O ator disse que já pensa em nomes para a peça. Algo como “Arte e Paixão” ou “Aleijadinho e seus Profetas”, numa tentativa de contribuir para o legado daquele que, todos os anos, dá o tom festivo à agenda cultural da chamada “Cidade dos Profetas”.

Detalhe do Santuário Bom Jesus em Congonhas, onde estão os famosos profetas esculpidos por Aleijadinho – Foto: Welerson Athaídes – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Helvécio Ratton e Erasmo Carlos estão na programação

A programação do Mês do Aleijadinho no Museu de Congonhas começa com o bate-papo do Programa Educativo Todas as Letras, com o cineasta Helvécio Ratton e o escritor Carlos Herculano Lopes que, sob a mediação do jornalista João Paulo Cunha, falarão sobre o tema “Imagem e Palavra: Literatura Feita de Luz”, no dia 14 de agosto, às 16h.

Duas exposições serão abertas no dia 20 e seguem até final de outubro. Uma de esculturas do artista Ricardo Carvão Levy, que marca os 40 anos de carreira do artista. A outra mostra é de fotografia, inédita e idealizada para celebrar a geminação entre Congonhas (Brasil) e Matosinhos (Portugal), cidades que cultuam a mesma devoção ao Senhor Bom Jesus.

Fachada do Museu de Congonhas – Foto: Eliane Gouvea – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Durante as festividades portuguesas ao Bom Jesus, no último mês de junho, o fotógrafo lusitano Sérgio Jacques registrou os rituais, sobretudo o de ornamentação de flores naturais da Igreja em homenagem ao Santo no Norte de Portugal.

Outro destaque da programação é o bate-papo musical com o cantor Erasmo Carlos, no dia 21 de agosto, às 20h, dentro do projeto “Poesia e Música no Museu de Congonhas”. Na ocasião, o fundador da Jovem Guarda vai contar curiosidades da carreira e cantar e reviver alguns de seus maiores sucessos. E o encerramento será no 28 de agosto, às 20h, com o show da cantora congonhense, Deise Lucci, cantando a obra do mineiro Vander Lee.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Detalhe da obra de Aleijadinho – Foto: Jomar Bragança – Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Please follow and like us: