Por que muitas peças não respeitam o tempo de duração informado ao público?

William Shakespeare: nem ele ficaria contente com espetáculos que duram mais do que informam ao público – Foto: Divulgação – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Quem frequenta o teatro cotidianamente, caso deste colunista e crítico, já reparou uma situação bem incômoda: muitos espetáculos não estão respeitando o tempo de duração que informam ao seu público.

E esse deslize para mais não é de dois, cinco nem dez minutos. O relógio deste jornalista já observou produções ultrapassarem 15, 20, 30 e até mesmo 45 minutos do que foi informado previamente na divulgação das peças e musicais.

A pergunta que este escriba se faz é a mesma que o público deve pensar diante de situações do tipo: por que mentiram para mim?

Tudo bem, não é uma mentira com gravidade catastrófica. Mas, não deixa de ser mentira.

E sentir-se enganado não é uma situação agradável para nenhuma relação.

Mesmo que boa parte dos diretores em atividade em São Paulo tenha sérios problemas com a síntese, não conseguindo cortar um minuto sequer do que pensam ser suas obras-primas, eles precisam então ser verdadeiros com seu público na hora de informar a duração de seus espetáculos.

Se optou por fazer uma peça longuíssima, dessas que até mesmo a mãe dos atores tira um cochilo durante o espetáculo, que se informe devidamente ao espectador quanto tempo ele terá de ficar dentro da sala teatral, para que este possa ter noção exata da duração do programa que escolheu fazer.

O que não pode acontecer é o público se programar para assistir uma peça durante um tempo e, já aprisionado na plateia, ela durar bem mais.

Isso é enganar aquele que saiu de casa para prestigiar a arte e talvez tenha pensado fazer algo depois da peça, programa este que será prejudicado com atrasos e, sobretudo, duração em excesso.

Passar por situações assim pode fazer com que o público enganado tome birra de teatro e não volte mais, preferindo ir, por exemplo, ao cinema, onde o filme jamais vai durar mais do que foi informado. É preciso se atentar: o público, sobretudo nestes bicudos tempos contemporâneos, precisa ser tratado com todo carinho e verdade do mundo.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Por que algumas peças estão mentindo a duração para o público? – Foto: Reprodução – Blog do @miguel.arcanjo UOL

Please follow and like us: