Alunos acusam racismo e interrompem peça na Bahia

Alunos interrompem peça da Escola de Teatro da UFBA, acusada de racismo – Foto: Reprodução

Estudantes da Escola de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e integrantes da Organização Dandara Gusmão, que congrega alunos negros militantes da entidade, interromperam a peça “Sob as Tetas da Loba”, neste último fim de semana, no Teatro Martim Gonçalves, em Salvador.

Aos gritos e empunhando um grande cartaz, os protestantes acusaram a montagem e a instituição de racismo, apurou o Blog do Arcanjo.

A produção é a 54ª da Companhia de Teatro da UFBA (Universidade Federal da Bahia) e reúne um compilado de textos do dramaturgo paulista Jorge Andrade (1922-1984) dirigidos pelo professor Paulo Cunha.

Na apresentação de sábado (1º), os integrantes da Organização Dandara Gusmão interromperam o espetáculo durante sua exibição. Houve confusão e bate-boca com o público e professores no local, e a peça precisou ser suspensa antes de chegar ao fim. O público e artistas em cena gritaram: “Falta de respeito”. Veja o vídeo:

Já no domingo (2), a peça foi encenada até a última cena, ficando os membros da Organização Dandara Gusmão na porta do teatro, impedidos de entrar. A Escola de Teatro da UFBA acionou a Polícia Militar (PM) para ficar na entrada do prédio.

Professora da Escola de Teatro da UFBA, Deolinda França de Vilhena divulgou um vídeo nesta segunda (3) com um trecho do protesto na porta do teatro e afirmou que teria sido agredida por um estudante.

A produção do espetáculo propôs uma roda de conversa nesta semana entre todos os estudantes, incluindo os membro da Organização Dandara Gusmão, para discutir tudo que aconteceu no fim de semana de uma maneira que seja respeitosa a todos.

A Escola de Teatro da UFBA não se manifestou oficialmente sobre o episódio do último fim de semana. Já a Organização Dandara Gusmão postou a seguinte mensagem em sua página no Facebook nesta segunda (3): “Desculpem os transtornos, mas precisamos romper com o silêncio de 38 anos de racismo”.

Siga @miguel.arcanjo no Instagram

Please follow and like us: