Rapidinhas teatrais: Satyros faz maratona de peças antes da Satyrianas

O ator Henrique Mello, destaque no elenco de “Transex”, peça com novos horários na maratona do Satyros pré-Satyrianas – Foto: Laysa Alencar – Satyros – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Incansáveis
A Cia. de Teatro Os Satyros resolveu fazer uma verdadeira maratona de peças na praça Roosevelt, em São Paulo, antes de o festival Satyrianas chegar, no feriadão de 12 de outubro. Tudo começa neste feriado de 7 de setembro.

Programe-se 1
Às sextas, às 21h, o grupo apresenta “Pink Star” no Estação Satyros. Já no mesmo horário, no Satyros Um, tem “O Incrível Mundo dos Baldios”. No mesmo espaço, à meia-noite de sexta para sábado, tem “Transex”, com Nicole Puzzi e a nova diva Márcia Dailyn.

Programe-se 2
E tem mais: Aos sábados, acontece o projeto “Arte na Praça”, com Dança Circular às 16h, “Palhaçaria, às 18h, e “Performance”, às 21h. Já às 22h, no Satyros Um, tem “Transex”. O sábado termina com “A Filosofia na Alcova”, o filme, às 22h20, na Caixa Belas Artes, ali na esquina da Consolação com Paulista: com direito a muitas cenas de sexo e depravação, é claro.

Programe-se 3
Já no domingo é a vez de “Arte na Praça” às 16h, com “Hora de Brincar”, e às 18h, com “Vida Sublime”. Já às 19h30, no Estação Satyros, tem “Cabaret Fucô”, em apresentações prévias da viagem à China do grupo fundado por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez que está prestes a completar 30 anos fazendo teatro em uma velocidade estonteante.

Gustavo Ferreira, coordenador geral da Satyrianas: evento recebe propostas de projetos até 10 de setembro – Foto: Eduardo Enomoto – Blog do Arcanjo – UOL

Prorrogou
O ator Gustavo Ferreira, coordenador do festival Satyrianas, pede para a coluna avisar que foi prorrogado o prazo de inscrições de projetos de música, cinema, dança, teatro e performances. Agora, vai até 10 de setembro no site do evento. Não deixe para a última hora.

Participação especial
A Satyrianas em parceria com o bloco Acadêmicos do Baixo Augusta, negocia a apresentação de uma famosa cantora na Satyrianas deste ano. Quem será?

Rodolfo García Vázquez: falando de teatro brasileiro na Bolívia – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Todo latino
Ainda falando em Satyros, seu diretor, Rodolfo García Vázquez, participa nesta sexta (7) da Jornada de Investigação Teatral na Escola Nacional de Teatro da Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra. Muy bien.

Segredo
Ah, uma integrante famosa do Satyros anda tirando o sono de toda a trupe devido a uma decisão arbitrária que tomou e que anda causando burburinho na praça Roosevelt. A coluna está apurando melhor essa história para contar em detalhes depois. Aguarde.

Guttervil Guttervil, artista à frente do Bazar Translúdica, neste sábado, às 15h, no Bab Bar da Roosevelt – Foto: Bob Sousa

Bazar trans
Guttervil Guttervil, artista não-binário, pede para a coluna avisar, ao lado da companheira Fernanda Kawani Custodio: o Bazar Translúdica está de volta neste sábado (8) a partir das 15h no Bab Bar da praça Roosevelt. “Empreendedorismo trans é necessário”, avisa, antes de emendar: “Nessa edição teremos novos colaboradores trans, novos produtos e uma nova atração, a dupla baphônica 2de1 versando sobre amor livre e liberdade sexual”. Estão todex convidadex!

Autora de O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu, a dramaturga escocesa Jo Clifford apresenta Eve no FITBH – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Eve
Autora da polêmica peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, aquela que mostra a volta de Jesus como uma travesti, interpretada no Brasil por Renata Carvalho, a dramaturga trans escocesa Jo Clifford está de volta ao nosso país. Brasil. Ela participa pela segunda vez do FITBH, o Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua de Belo Horizonte, onde apresentou sua peça mais conhecida em 2016. Agora, encena “Eve” nos dias 20 e 21 de setembro no Teatro Marília. Esperemos que em paz.

Plenos pulmões
Perí Carpigiani vai interpretar alguns dos clássicos do teatro musical no espetáculo “O Espírito do Tempo”. Todas as quartas, 21h, no Espaço da Cia. da Revista, em São Paulo, até 24 de outubro. A inspiração é “Zeitgeist”, série de documentários de Peter Joseph. Então, tá.

Romeu e Julieta 1
O elenco do musical “Romeu e Julieta – Ao Som de Marisa Monte”, em cartaz de quinta a domingo no Teatro Shopping Frei Caneca, em São Paulo, ficou preocupado com o colega Ícaro Silva. É que ele foi atingido por estilhaços de bala durante tiroteio no Túnel Zuzu Angel, no Rio. Que susto.

Romeu e Julieta 2
A clássica história de Shakespeare ganha segunda adaptação nos palcos paulistas em forma de musical. “Romeu e Julieta Soneto” reúne 29 canções originais para contar o amor impossível. Estreia neste sábado (8), às 21h30, no Teatro do Eta. Estão todos convidados.

O ator Juan Manuel Tellategui passa a interpretar Rafael na peça Depois Daquela Noite no lugar de Eduardo Martini no Teatro Viradalata – Foto: Jeronimo Gomes – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Novo no pedaço
O ator Juan Manuel Tellategui entra para o elenco da peça “Depois Daquela Noite” substituindo Eduardo Martini a partir desta sexta (7), se integrando ao elenco formado ainda por Carol Hubner, Renato Scarpin e Theo Hoffmann. A obra dirigida por Martini e com texto de Carlos Fernando Barros tem sessões sextas, 21h, e sábado, 21h30, no Teatro Viradalata, no Sumaré, em São Paulo. Mostra dois casais, um hétero e um gay, que revelam seus segredos em um quarto de hotel. Eita.

Rir pra não chorar
Falando em Eduardo Martini, ele deixou o elenco de “Depois Daquela Noite” para se dedicar às suas duas novas comédias no Teatro Itália, em São Paulo: “Contos de Barbas”, às quintas e sextas, 21h, e “I Love Neide: Manual de uma Cinquentona Atrevida”, neste sábado (8) às 19h, e domingo (9), às 18h, celebrando 1 milhão de views dos vídeos da famosa personagem no site OFuxico. Para todo mundo rir sem culpa nestes tempos tão tenebrosos.

Robson Catalunha é retratado por grande fotógrafa do teatro de Nova York – Foto: Maria Baranova-Suzuki – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Portrait
O pequeno notável Robson Catalunha, como lhe chamava carinhosamente a saudosa diva Phedra D. Córdoba, foi fotografado por Maria Baranova-Suzuki, espécie de Bob Sousa nova-iorquina que tem um projeto de retratos de que chamam a atenção nos palcos da Big Apple. Robson passa mais uma temporada no Watermill, o centro artístico de Bob Wilson, diretor norte-americano com quem trabalhou em “Garrincha”. Danado.

O fotógrafo Bob Sousa em autorretrato – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Flash
Falando em retratos, o grande fotógrafo Bob Sousa passa este feriado de 7 de setembro em Santos, retratando os novos nomes do teatro latino-americano no festival Mirada com exclusividade aqui para o Blog do Arcanjo no UOL. Poderoso.

Conquistador barato
Peça do famoso grupo Tapa, “Anatol” volta ao cartaz no Teatro Paulo Eiró, em Santo Amaro, São Paulo. Fica por lá até o fim do mês, de sexta a domingo. Conta a história de um homem que usa as mulheres em busca de seu prazer. Igual a muitos por aí.

Cadê o povo?
Imagine só se de repente algumas pessoas começassem a desaparecer misteriosamente? Essa é a premissa da peça “Refúgio”, que está em cartaz no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo, toda terça e quarta, 19h30, até 3 de outubro. O Brasil já foi assim. Tomara que não fique de novo.

A atriz Denise Fraga – Foto: Bob Sousa – Blog do Arcanjo – UOL

Quase uma Tieta
Denise Fraga está feliz da vida. É que sua peça “A Visita da Velha Senhora” vem lotando sessões no Teatro Sérgio Cardoso. Aliás, se ainda não viu, é bom correr, pois a montagem só fica até dia 30 de setembro. Depois não diga que não avisei.

Órfão no prostíbulo
“Querô”, clássico de Plínio Marcos, faz sua última sessão no Teatro do Ator da praça Roosevelt neste sábado (8) às 20h. Perde não.

Cena da nova peça de Antunes Filho – Foto: Inês Correa – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Filho pródigo
Está marcada para a próxima quinta (13), no Sesc Santos, como parte da programação do festival Mirada, a estreia da nova peça de Antunes Filho. O encenador de 89 anos apresenta “Eu Estava em Minha Casa e Esperava que a Chuva Chegasse”, do francês Jean-Luc Lagarce. Na trama, a vida de um grupo de mulheres muda drasticamente após a volta de um filho que havia sido expulso de casa. Tenso.

Tudo em casa
Agora sob curadoria de Claudia Raia, o antigo Teatro Cetip chama-se agora Teatral, no mesmo Instituto Tomie Ohtake. A primeira peça que a grande estrela dos musicais programou é “Chaplin”, protagonizada por Jarbas Homem de Mello, com a história do grande humorista do cinema. Viva Carlitos.

Carolina Ferraz e Otavio Martins recebem os aplausos ao fim da peça Que Tal Nós Dois?, no Teatro Folha – Foto: Manuela Scarpa – Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Amantes em crise
Carolina Ferraz e Otavio Martins comemoram o sucesso da terceira temporada da comédia “Que Tal Nós Dois”, até 30 de setembro, de sexta a domingo, no Teatro Folha, em São Paulo. O público ama a peça e parece não ter vontade de parar de assistí-la. Que bom.

Dúvida filosófica
Aclamada pela crítica, a peça “São Manuel Bueno, Mártir”, da Cia. Sobrevento, é encenada outra vez na sede do grupo no Belenzinho, em São Paulo. Conta a história de um padre que duvida de Deus. Sábado e domingo, 20h. De graça, gente.

A atriz Yara de Novaes na saída da peça “Love, Love, Love” no Teatro Vivo: ela domina a cena – Foto: Manuela Scarpa – Brazil News – Blog do Arcanjo – UOL

Obrigatória
Se você ainda não viu a grande atriz Yara de Novaes na peça “Love, Love, Love”, faça isso imediatamente. De sexta a domingo, no Teatro Vivo, em São Paulo, até 16 de setembro. Uma das melhores performances do ano no teatro.

Pura potência
Adrén Alves vem impressionando o público que vai ao Teatro Porto Seguro assistir a “Suassuna – O Auto do Reino do Sol”. O ator é fantástico.

Mônica Martelli na peça “Minha Vida em Marte”, em cartaz no Teatro Procópio Ferreira, em SP – Foto: Guga Melgar – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Entre tapas e beijos
Mônica Martelli espera repetir o sucesso de “Os Homens São de Marte… E É pra Lá que Eu Vou” com sua nova comédia, “Minha Vida em Marte”, continuação do texto que a levou ao estrelato. A nova peça está em cartaz de sexta a domingo, no Teatro Procópio Ferreira. “Conto o que aconteceu com a Fernanda depois que ela conseguiu se casar”, avisa. Recado dado.

Siga Miguel Arcanjo Prado

Você pode gostar...