Maturada por 300 anos, gastronomia de Tiradentes revela sabores históricos

Vista geral do Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, na charmosa cidade histórica mineira – Foto: Nereu Jr. – Divulgação Fartura Brasil – Blog do Arcanjo – UOL

Trezentos anos de história renderam à pequena Tiradentes, pérola barroca de Minas Gerais, uma gastronomia farta e de sabores apurados ao longo dos séculos.

Prova disso é que se saboreia no 21º Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes, que começou no último dia 24 de agosto e vai até este domingo, 2 de setembro, colocando em foco justamente a alta culinária do município tricentenário à beira da imponente serra de São José.

O holofote aqui está justamente naquela comida típica mineira, claro que, nestes novos tempos, apresentada com apuro, mas sem deixar de lado aquele velho sabor da tradição histórica, das receitas passadas entre gerações.

Prova disso é a revista-livro “Primórdios da Cozinha Mineira: da História à Mesa”, lançamento do Senac Minas durante o festival. A obra aponta os nove pilares da cozinha mineira, fruto de farta pesquisa.

Vani Pedrosa, pesquisadora gastronômica que integrou a equipe do projeto, conta ao Blog do Arcanjo no UOL que boa parte da documentação histórica foi cedida pela biblioteca do Santuário do Caraça, lugar que, em seus 240 anos de fundação, “abrigou e preservou documentos e receitas hoje históricas”.

Uma das técnicas apuradas típicas da região de Tiradentes, a da conservação da carne de porco no barro, é foco de uma das ações junto ao público do festival.

Público assiste a uma aula-show da Cozinha ao Vivo – Foto: Nereu Jr. – Divulgação Fartura Brasil – Blog do Arcanjo – UOL

Mas, nem só de tradição vive o evento. Há espaço farto para novidades também, como os festins, jantares feitos em quatro tempos que convidam o público a saborearem calmamente a alta gastronomia proposta por chefs como o mineiro Ronie Peterson e o cearense Léo Gonçalves.

Outros chefs renomados como Luís Espadana, Léo Paixão, Flávio Trombino, Saulo Jennings, Ivo Faria, Charlène Estevao e Luciano Avelar também demonstram suas criações.

A famosa sobremesa de goiabada cascão do restaurante Tragaluz: elogiada pelo The New York Times – Foto: Divulgação – Tragaluz – Blog do Arcanjo – UOL

Há ainda a opção de visitar um dos vários restaurantes renomados que a cidade abriga, como o refinado Tragaluz, com seus 18 anos de tradição sob comando dos atentos Pedro Navarro e Patrícia Navarro e do chef Felipe Oliveira.

O estabelecimento, cuja simples e ao mesmo tempo sofisticada sobremesa de goiabada cascão frita figurou no The New York Times, é disputadíssimo. Assim, as reservas precisam ser feitas com antecedência.

Chefs cozinham a céu aberto no largo das Forras durante o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes – Foto: Nereu Jr. – Divulgação Fartura Brasil – Blog do Arcanjo – UOL

O Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes integra o calendário dos Festivais Fartura Brasil, que acontecem por todo o país. Após Porto Alegre, São Paulo e agora em Tiradentes, haverá edições em Belo Horizonte, Brasília, Fortaleza e Belém, além de uma edição internacional em Lisboa, Portugal, em novembro.

Por toda Tiradentes estão espalhadas praças de alimentação que reúnem tendas de chefs e restaurantes da região e de outros lugares de Minas, com opções para diferentes gostos e bolsos, como o delicioso feijão tropeiro ou a degustação gratuita dos corpulentos queijos mineiros. Além disso, há verdadeiras aulas-show de grandes cozinheiros, que fazem o público se sentir dentro do programa “Master Chef”.

Tudo isso, é claro, rodeado pelo casario barroco histórico de Tiradentes, pérola mineira incrustada nas alterosas e onde comida boa e farta não falta jamais.

Por Miguel Arcanjo Prado, enviado especial a Tiradentes*

*O colunista viajou a convite da Fartura Brasil, da Universo Produção e da Mostra CineBH.

Siga Miguel Arcanjo Prado

Artistas celebram o Festival Cultura e Gastronomia Tiradentes nas ruas centenárias da cidade histórica mineira – Foto: Nereu Jr. – Divulgação Fartura Brasil – Blog do Arcanjo – UOL

Please follow and like us: