Tiago Barbosa faz história ao protagonizar O Rei Leão na Espanha

Tiago Barbosa em cena como o protagonista Simba do musical O Rei Leão em Madri, na Espanha – Foto: Nelson Pará – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Tiago Barbosa, protagonista do musical “O Rei Leão” em São Paulo em 2013 como Simba, vibra com a conquista do mesmo personagem-título na montagem do grande musical em Madri, na Espanha.

Com o feito, ele se torna um dos brasileiros mais bem sucedidos no mundo internacional dos musicais, figurando ao lado de artistas conterrâneos de renome mundial, como Saulo Vasconcelos, que protagonizou “O Fantasma da Ópera” no México, e Sara Sarres, que protagonizou “O Fantasma da Ópera” na China.

Morando no país europeu há dois anos, Barbosa comemora a estreia da oitava temporada madrilenha, no Teatro Lope de Vega, neste fim de semana, na qual assume a partir o protagonista Simba nas nove sessões semanais.

O espetáculo faz tanto sucesso em Madri que os ingressos costumam se esgotar com até dois meses de antecedência.

Brasileiro faz história nos musicais: o ator Tiago Barbosa é sucesso na Europa como protagonista de O Rei Leão na Espanha – Foto: Romero de Luque – Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

Parecendo viver um feliz “ciclo sem fim”, como diz um dos maiores clássicos da trilha sonora do musical, o carioca, então morando em São Paulo, aceitou o desafio de fazer as malas para reviver o sonho da savana na Europa. E recomeçou com humildade: primeiramente, como o quarto cover da sexta temporada do musical madrilenho.

O caminho trilhado ao longo de quase 30 meses e toda a sua dedicação para conhecer e aperfeiçoar seu espanhol, além da necessidade de se habituar aos costumes locais, fizeram com que ele conquistasse por mérito próprio o primeiro lugar no papel.

Direto de Madri, o ator conversa com exclusividade com o Blog do Arcanjo no UOL e diz sentir “orgulho e gratidão” com seu feito.

“Não foi simples começar esse trabalho, mesmo já tendo feito no Brasil. Eu definitivamente, iniciei tudo do zero. O personagem tinha cores diferentes, a língua eu não dominava, a cultura era outra”, lembra o ator.

“Cresci na marra e estudei castelhano”, diz Tiago Barbosa

“Fui obrigado a crescer na marra, a ser mais perfeccionista e detalhista no meu trabalho, dentro e fora de cena. E estudar muito o castelhano. Hoje, depois de dois anos, me sinto orgulhoso de não ter desistido, e um privilegiado, por ter realizado meu sonho”, comemora Barbosa.

Antes da mudança para a Espanha, além de “O Rei Leão”, ele integrou elencos de superproduções como “Mudança de Hábito”, sendo o divertido capanga TJ, e “Cinderella, o Musical”, onde se desdobrou em dois personagens, Lord Pinklenton e Príncipe Topher, quebrando estereótipos preconceituosos e fazendo história ao ser o primeiro ator negro a viver o papel de príncipe em um grande musical da Broadway no Brasil.

O novo protagonista do sucesso “El Rey Léon”, em cartaz há quase oito anos na Espanha, mas que já fez história em mais de 20 países, domina a música desde os 13 anos. Formado em Pedagogia e Fonoaudiologia, Barbosa abriu mão das duas profissões para emocionar plateias pelo mundo e viver daquilo que conheceu primeiramente na ONG Nós do Morro, localizada no morro carioca do Vidigal: a arte.

Pelo jeito, o sonho já virou realidade.

Please follow and like us: