Filme Hilda Hilst Pede Contato traz relação da escritora com amigos mortos

Cena do documentário Hilda Hilst Pede Contato, que terá pré-estreia na Flip e estreia comercial em 2 de agosto: filme mostra tentativas de contato da escritora com amigos mortos – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

O filme “Hilda Hilst Pede Contato”, de Gabriela Greeb, estreia no circuito comercial em 2 de agosto, mas, terá pré-estreia neste mês durante a Flip 2018 (Festa Literária Internacional de Paraty), cuja homenageada é Hilda Hilst (1930-2004), tema do documentário.

O longa faz imersão na vida e obra da escritora, um dos nomes mais importantes da literatura brasileira, e apresenta um lado curioso de sua trajetória: ela tentou fazer contato com amigos mortos.

“Quando comecei o filme poucas pessoas conheciam a Hilda. Estrear na Flip Hilda Hilst é a melhor coisa que poderia acontecer, o melhor público que o filme poderia ter em sua primeira sessão no mundo”, diz, satisfeita, Gabriela Greeb ao Blog do Arcanjo no UOL.

O filme é feito a partir das gravações deixadas pela própria artista em busca de contato com o além. O longa foi filmado na Casa do Sol, chácara onde a artista morou em Campinas, e contou com a participação de amigos e colaboradores da escritora paulista. O documentário também inclui intervenções poéticas e realidades paralelas.

“Comecei o filme em 2008 e terminei uma semana antes de saber que Hilda seria a homenageada da Flip”, revela. “Finalmente entendi o relógio que está na Casa do Sol , com a inscrição ‘é mais tarde do que supões’. Que maravilha”, vibra a diretora.

O fio condutor da narrativa do longa é um jantar póstumo na Casa do Sol, com seus amigos, conhecidos e amantes. Veja o trailer:

Hilda tentava contato com amigos mortos

Segundo a diretora, a personagem da escritora é construída a partir de registros sonoros, arquivos inéditos da época em que ela tentava, por meio de experimentos quânticos, contato com amigos e escritores já falecidos: são 50 rolos de super 8 e cem horas de gravações das tais tentativas de contato.

Hilda era discípula do cientista suíço Friedrich Jurgenson, considerado por muitos o pai da EVP, Eletronic Voice Phenomenon e espécie de papa da comunicação paranormal.

Gabriela Greeb, diretora do filme Hilda Hilst Pede Contato: pré-estreia na Flip e estreia comercial dia 2 de agosto – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo – UOL

O longa tem produção de Gabriela Greeb, Jasmin Pinho e André Canto, com fotografia de Rui Poças, edição de Karen Harley, música de Nikolas Becker, desenho sonoro de Vasco Pimentel, direção de arte de Renata Siqueira Bueno e conta com Luciana Inês Domschke no elenco.

Siga Miguel Arcanjo Prado 

Please follow and like us: