Atriz histórica da TV, Norma Blum pede trabalho na web aos 78 anos

A atriz Norma Blum, em foto feita durante entrevista a Miguel Arcanjo Prado em 2010: com quase 70 produções na TV, ela está sem trabalho e fez apelo na internet – Foto: Julia Chequer – Blog do Arcanjo/UOL

Nome histórico das telenovelas brasileiras, a atriz Norma Blum fez um apelo na internet, pedindo trabalho. A artista confirmou que está em busca de emprego ao Blog do Arcanjo no UOL em entrevista exclusiva [leia ao fim desta reportagem].

Aos 78 anos, ela tem 65 anos de carreira. Seu currículo tem cerca de 70 produções da TV — das quais duas são reprisadas atualmente, “Celebridade” (2003) na Globo e “Sinhá Moça” (1986) no Canal Viva —, 15 filmes e quase 20 peças de teatro.

Mesmo assim, a atriz que já brilhou em novelas da Globo como “Escrava Isaura” (1976), “Ciranda de Pedra” (1981) e “Celebridade” (2003) está sem trabalho atualmente.

Sua última novela na emissora foi há três anos, “Além do Tempo”, em 2015.

Norma Blum em Ciranda de Pedra, novela de 1981 – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo/UOL

Em um grupo de busca por trabalho na internet, ela se apresentou: “Sou Norma Blum, atriz com 65 anos de carreira em teatro, cinema e televisão”, lembrando que ainda trabalha como roteirista e intérprete.

Depois, desabafou: “Infelizmente, não há espaço para profissionais mais maduros”.

E se ofereceu para trabalhar em várias áreas, dizendo que não gosta de ficar parada. “Além de minha experiência com arte dramática, sou fluente em quatro idiomas (português, inglês, alemão e francês). Busco trabalho em quaisquer áreas acima, porque adoro o que faço e detesto ficar inativa”.

Norma Blum em Escrava Isaura, em 1976 – Foto: Divulgação/Globo – Blog do Arcanjo/UOL

Norma ainda agradeceu a quem lhe der trabalho ou lhe indicar para um emprego.

“Gratidão a todos os membros dessa rede do bem pelas indicações e solicitações de trabalho”.

O Blog do Arcanjo no UOL espera que produtores de elenco, diretores, dramaturgos e roteiristas se sensibilizem com o apelo desta grande atriz e façam Norma Blum voltar à televisão, cinema e teatro, lugares nos quais ela merece estar por sua brilhante trajetória.

A atriz Norma Blum – Foto: Julia Chequer/Arquivo – Blog do Arcanjo/UOL

Atualizado às 17:20

Não dá mais para ficar parada, diz Norma Blum

Este colunista conseguiu conversar com Norma Blum. Ela explicou por que fez o apelo.

“Sei que pode ser desagradável você ter de pedir trabalho, mas não dá mais para ficar parada! Eu tenho saúde e memória perfeita, eu adoro trabalhar. É uma situação difícil ficar sem trabalho. Então, joguei para o universo”, disse.

“Me recomendaram a fazer essa postagem em uma rede de contatos profissionais no Facebook, porque além de atriz, sou poliglota, trabalho com roteiro, traduções, posso fazer locuções, porque sei que como atriz é mais difícil de surgir”, falou.

“Quando a gente precisa trabalhar, a gente usa qualquer talento que tenha. Eu tenho um bom currículo, já fiz muitas traduções de livros, tenho um inglês muito elogiado e sei falar outros idiomas. Hoje em dia, se você não divulga seu trabalho, ninguém lembra de você”, ponderou a atriz.

O Blog do Arcanjo no UOL perguntou se ela sonha em ter uma boa oportunidade na TV.

“Eu morro de vontade de voltar para a televisão! Um artista não respira se não fizer seu trabalho para o seu público. Eu espero ainda pegar um personagem desafiador, como já tive tantos no passado. Estou superdisposta, disponível. Vontade é que não falta. Quero também fazer séries, cinema e teatro, podem me chamar”, avisou.

“Que bom você me ligou. Também tive respostas pelo Facebook, de muita gente que disse que é fã do meu trabalho e ficou triste em saber que estava precisando de emprego. Cheguei até a enviar alguns currículos, se der certo ou vou te contar”, prometeu ao colunista.

Veja a íntegra do apelo na internet de Norma Blum por trabalho ao qual o Blog do Arcanjo no UOL teve acesso:

Please follow and like us: