Teca Pereira faz papel de Fernanda Montenegro em Eles Não Usam Black-Tie

Teca Pereira faz papel que foi de Fernanda Montenegro em nova versão de “Eles Não Usam Black Tie”, de Gianfrancesco Guarnieri: estreia em julho no Teatro Aliança Francesa, em SP – Foto: Edson Lopes Jr. – Blog do Arcanjo/UOL

Uma das estrelas dos palcos paulistanos, Teca Pereira assume uma das personagens femininas icônicas de nosso teatro: a matriarca Romana, de “Eles Não Usam Black-Tie”, desta vez interpretada por uma atriz negra como pensado originalmente pelo autor da peça, Gianfrancesco Guarnieri (1934-2006).

A atriz protagoniza a partir de 20 de julho no Teatro Aliança Francesa, em São Paulo, a nova montagem do texto escrito há exatos 60 anos, em 1958, e sucesso histórico do Teatro de Arena, quando a personagem foi vivida por Lélia Abramo.

A peça ainda virou filme clássico do cinema nacional com ninguém menos que Fernanda Montenegro como Romana, atuando ao lado do próprio Guarnieri em 1981 sob direção de Leon Hirszman. O longa venceu o Leão de Ouro do Festival de Veneza e é apontado pela crítica como um dos melhores de nossa filmografia.

“Interpretar essa personagem em 2018 significa dar voz e corpo a milhares de lutadoras, que ainda hoje sofrem injustiças em ‘todos os âmbitos’, tanto profissional como social”, diz Teca Pereira ao Blog do Arcanjo no UOL.

“Será também uma honra, um prazer e um privilégio me doar para Romana. Papel tão bem interpretado em 1981 por Fernanda Montenegro. Um desafio e uma responsabilidade muito grandes”, complementa a atriz.

Atriz negra na pele de Romana

É uma conquista histórica para ser comemorada que Romana seja finalmente interpretada por uma atriz negra em uma grande produção do teatro paulistano.

Afinal, originalmente, a matriarca Romana foi pensada por Guarnieri como uma mulher negra, lutadora e dedicada à família.

A inspiração para o autor foi a real Dona Romana, mulher negra, analfabeta e mãe de 12 filhos, entre os quais Margarida, empregada de Guarnieri, como revelou o autor em reportagem na Folha de S.Paulo em 2001.

Fernanda Montenegro, Gianfrancesco Guarnieri, Bete Mendes e Carlos Alberto Riccelli no fillme “Eles Não Usam Black-Tie”, de Leon Hirszman, em 1981 – Foto: Divulgação – Blog do Arcanjo/UOL

O texto mostra a família de um operário que resolve fazer um movimento grevista por melhores condições de vida.

A nova versão de “Eles Não Usam Black-Tie” tem direção de Dan Rosseto e produção de Fabio Camara.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram

Please follow and like us: