Gal Costa se despede de Estratosférica e anuncia disco novo

Gal Costa encerrou turnê de “Estratosférica”, mas já prometeu álbum novo – Foto: Divulgação

Gal Costa encerrou neste fim de semana na Casa Natura Musical, em São Paulo, a turnê de seu álbum mais recente, “Estratosférica”, de 2016.

Repleto de intenso diálogo com a atual juventude sem que Gal abrisse mão de sua história longeva na MPB, o álbum deu lugar a CD e DVD gravados ao vivo, lançados no ano passado pela gravadora Biscoito Fino.

No show derradeiro de “Estratosférica”, neste sábado (24), a cantora baiana se apresentou para um público que misturou antigos fãs a jovens que a redescobriram mais recentemente, sobretudo após a injeção de novidade em sua carreira dada por Caetano Veloso e, depois, pelo produtor musical Marcus Preto, ambos citados por ela como mestres.

Com ar de missão cumprida e altamente técnica durante cada canção — em “Arara” seu velho agudo ainda é de impressionar —, a cantora celebrou o sucesso de “Estratosférica” e ainda anunciou que em breve haverá disco novo, sem dar detalhes. Aos 72 anos, Gal Costa não mora mais na Barra Avenida e, sim, em São Paulo.

E o diálogo intenso com a metrópole cinza e sua juventude roqueira e urbana é perceptível em “Estratosférica”, shows de matizes sonoras sombrias, mas sem perder o frescor eterno da voz de Gal, conversando com músicas “lado B” de sua discografia.

Velhos fãs desavisados que pediam “Baby”, “Brasil”, “Festa do Interior” ou “Um Dia de Domingo” voltaram para casa sem seus pedidos atendidos. Afinal, a Gal de “Estratosférica” é uma Gal repaginada e que se livrou dos lugares-comuns.

Ro Ro, As Bahia, Luedji e Elza

Gal abriu uma série de shows femininos importantes na Casa Natura Musical nos próximos dias.

Angela Ro Ro canta por lá nesta sexta (2). Já no Dia Internacinoal da Mulher, 8 de março, sobem ao palco As Bahias e a Cozinha Mineira e Luedji Luna, grande revelação da MPB no ano passado.

Para coroar o time de mulheres empoderadas, Elza Soares faz o show “A Voz e a Máquina” em 9 de março, sábado. Saiba mais detalhes dessas apresentações.

Show “Estratosférica”, de Gal Costa
Avaliação:
Bom ✪✪✪

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: