Dubladores brancos em Pantera Negra viram polêmica

Cena do filme “Pantera Negra”, alvo de polêmica no mundo da dublagem – Foto: Divulgação

A dublagem do filme “Pantera Negra” é alvo de polêmica. Tudo porque, na versão brasileira, a maioria dos personagens negros do filme são feitos por dubladores brancos.

Os rostos dos dubladores foram revelados em páginas especializadas em dublagem, como a do Planeta Dublagem. Logo, alguns militantes negros reclamaram por que a maioria dos dubladores era branca.

Isso gerou bate-boca na internet nos últimos dias. Há pessoas que consideram que os dubladores de um filme protagonizado por negros deveriam ser negros também, já outras apoiam a dublagem do filme e afirmam que na dublagem voz não tem etnia.

Leia também: Pantera Negra cria EUA africano para criticar poderosos

Imagem revelou dubladores de “Pantera Negra” – Foto: Reprodução/Planeta Dublagem

A dublagem de “Pantera Negra” foi supervisionada pelo dublador Sergio Cantú. As gravações das vozes aconteceram no Rio (estúdio Vison) e em São Paulo (TV Group), contando com alguns dos melhores profissionais da dublagem no Brasil.

Rodrigo Oliveira dublou a voz do protagonista Pantera Negra. Já Pierre Bittencourt (o Mosca da primeira versão de “Chiquititas”) interpretou o antagonista Erik.

Já a mocinha Nakia foi feita pela dubladora Marcia Morelli, a guerreira Okoye, pela dubladora Letícia Quinto, e a irmã de Pantera, Shuri, por Carol Crespo.

Ainda estão na equipe de dublagem de “Pantera Negra” Marcus Jardyn (Ross), Anderson Coutinho (T’Chaka), Mônica Rossi (Ramonda) e Dláigelles Silva (M’Baku), entre outros.


Guilherme Briggs, importante nome na dublagem no Brasil, escreveu texto na internet em resposta às críticas sobre dubladores brancos em “Pantera Negra”.

“Na dublagem não escalamos por cor de pele e sim pela voz e adequação da mesma ao ator ou personagem, pelo talento e interpretação”, falou.

“Vários queridos colegas e irmãos dubladores negros dublam personagens ou atores brancos e vice-versa, da mesma forma que dubladores brancos dublam vários personagens e atores negros”, pontuou.

Briggs ainda lembrou que o dublador Jorge Lucas, que é negro, é quem faz as vozes de Ben Affleck, Kohnny Depp e Charlie Sheen no Brasil, todos brancos. E que o dublador Márcio Simões, que é branco, é quem dubla o ator negro Morgan Freeman no Brasil.

O próprio Briggs lembrou que ele é a voz do ator negro Denzel Washington no Brasil.

Leia também: Pantera Negra cria EUA africano para criticar poderosos

Veja o vídeo do canal no YouTube Comentário Nerd revelando os rostos e nomes de quem são os dubladores de “Pantera Negra” no Brasil:

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: