Vamos reinar o ano todo, avisa Corte Momesca de BH

Corte Momesca de BH no palco da praça da Estação: reino até o fim do ano – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado, em Belo Horizonte

Um trio coroado tomou gosto pelo poder e nem se deu conta da Quarta-feira de Cinzas. Trata-se da Corte Momesca do Carnaval de Belo Horizonte, composta por Rainha, Princesa e Rei Momo.

Juntos, animaram a folia em blocos, palcos e no desfile de blocos caricatos e escolas de samba da capital mineira. Belo Horizonte fez em 2018 o maior Carnaval de sua história com 3,6 milhões de foliões.

Malu Agatão, a Rainha do Carnaval de BH – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Rainha do Carnaval

Malu Agatão, rainha do Carnaval de BH pela primeira vez aos 20 anos, curtiu ser soberana na folia. Tanto que se recusa a aceitar o fim da festa.

“A vontade de ser rainha do Carnaval para sempre é grande. Vou ser rainha o ano inteiro. Então, me deixe aproveitar”, pede ao jornalista.

Com 65 quilos distribuídos em 1,65 de altura, ela define sua função na festa junto de seus colegas.

“A Corte Momesca é o símbolo da folia, somos os guardiões do Carnaval. Animamos as festas nos palcos nas regionais e fazemos também um trabalho social e humanitário”, explica, compenetrada.

Ela diz que tudo é muito gratificante, “apesar de ser cansativo” também. “Somos muito bem recebidos em todos os lugares. Mas tem de ficar no salto o tempo todo!”, lembra.

Conscientizada, a rainha levanta questões sociais na festa: “É importante um Carnaval que respeite a comunidade LGBT, a população negra e as mulheres. Carnaval sem machismo, sem assédio, sem racismo e sem homofobia, por favor. Gente, esse negócio de assédio já deu, né? Não é não!”, brada.

Corte Momesca se diverte em um dos blocos de rua do Carnaval de BH – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Princesa do Carnaval

Já a Princesa do Carnaval de BH, Andréia de Oliveira Marques, tem 27 anos, 1,67 metro e 60 quilos. Ela comemora algo simbólico para ela e também 52% da população de BH: o fato de o Carnaval de BH ter uma princesa negra.

Empoderada com suas trança afro, ela diz: “É uma representatividade importante, um orgulho imenso. Estou com o cabelo trançado e quando escuto um bloco afro, o pezinho dá uma coçada a mais”, revela, com um cativante sorriso.

A Princesa do Carnaval de BH, Andreia – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Para ela, uma princesa da folia precisa ter “a simpatia e o respeito com todos, que não difere de cor, raça, profissão, nada”.

“Carnaval é alegria, sorriso, estar com a família e se jogar literalmente na festa com consciêncuia e sem preconceito. Aliás, pra que preconceito?”, questiona Andreia.

O Rei Momo de BH, Tony Coxinha – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Rei Momo

Tony Coxinha desfruta o título de Rei Momo pela primeira vez. Ele diz que conseguiu ser eleito por “ter simpatia, samba no pé, muito carisma e Deus lá em cima”.

Ele conta que os últimos dias foram de trabalho intenso: “Representei o Carnaval de Belo Horizonte nos quatro cantos da cidade”.

“Quero mostrar que a cidade está aberta à população, para um Carnaval saudável e com segurança para todos, crianças, adultos e idosos”, discursa.

Tony tinha o sonho de ser rei do Carnaval desde que desfilava na escola de samba mineira Cidade Jardim: “Agora sou rei”, celebra.

O Rei Momo de BH, Tony Coxinha – Foto: Julia Lanari/Belotur/Divulgação

Ele ainda precisa lidar com o fato de as pessoas se surpreendem ao ver um rei Momo magro.

“Hoje tenho 45 anos, 1,78 de altura e 80 quilos. Não é mais preciso ser gordo para ser rei Momo. Agora, o certo é cuidar da saúde”, anuncia.

E revela que, assim como suas colegas, não está com disposição de entregar o cetro tão cedo.

“Meu reinado não acabou na Quarta-feira de Cinzas. Serei rei o ano todo. Só entrego o título em dezembro, quando haverá um outro concurso. E isso se não ganhar de novo. Até lá esse título é meu!”, decreta, praticamente um soberano absolutista da folia mineira.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

Please follow and like us: