Lolita Rodrigues vê musical Hebe em rara aparição

Lolita Rodrigues posa satisfeita com Renata Ricci, Débora Reis e Renata Brás após assistir a “Hebe, O Musical” – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A atriz Lolita Rodrigues, 88 anos, assistiu ao espetáculo “Hebe, O Musical”, no último sábado (16). Quando seu nome foi anunciado pelo elenco, ao fim da encenação, ela foi aplaudida de pé.

Sentada na primeira fila, Lolita se emocionou em vários momentos dos dois atos da montagem dirigida por Miguel Falabella e escrita por Artur Xexéo com a trajetória de Hebe Camargo (1929-2012), de quem Lolita foi a melhor amiga.

As duas inclusive faziam aniversário quase juntas. Hebe era de 8 de março de 1929. Já Lolita Rodrigues nasceu dois dias depois: em 10 de março de 1929.

Miguel Falabella ficou muito emocionado com a figura ilustre na plateia do musical. Seu espetáculo, mais do que apresentar a trajetória de Hebe, é uma verdadeira homenagem àqueles que ajudaram a construir a TV brasileira, caso de Hebe Camargo e da própria Lolita Rodrigues. Os atores do elenco também choraram copiosamente por conta da presença de Lolita.

Lolita é atriz respeitada por trabalhos icônicos, como nas novelas “Rainha da Sucata” e “Terra Nostra”.

Sua última novela foi “Viver a Vida”, em um papel especialmente escrito para ela por Manoel Carlos em 2009, após este colunista, então repórter do jornal Agora São Paulo, enviar uma reportagem feita com Lolita em ocasião de seus 80 anos ao novelista. Maneco, comovido com o texto, resolveu convocá-la para seu folhetim, com o qual Lolita diz ter encerrado sua carreira de atriz em grande estilo, no horário nobre das 21h da Globo.

Lolita também fez história como cantora nos áureos tempos do rádio e também como uma das grandes apresentadoras da TV brasileira.

Os programas “Almoço com as Estrelas” e “Clube dos Artistas”, que apresentou ao lado do ex-marido Airton Rodrigues, eram sucesso de audiência na TV Tupi e frequentados até por estrelas de Hollywood, como Jessica Lange, que lançou o filme “King Kong”, de 1976, ao lado de Lolita Rodrigues e marido.

Lolita ainda fez a interpretação histórica do “Hino da TV” na inauguração da televisão no Brasil, trazida por Assis Chateaubriand em 1950. Ela substituiu às pressas a amiga Hebe Camargo, já que esta fugiu para namorar no dia, fato retratado com bom humor no musical.

Ao fim do espetáculo, como grande dama que é, Lolita fez questão de cumprimentar todo o elenco, em especial a atriz Renata Ricci, que a interpreta. Ela também deu seus cumprimentos especiais a Renata Brás, que vive Nair Bello, e a Debora Reis, que interpreta Hebe na fase adulta, bem como a Adriano Tunes, que vive Mazzaropi, de quem ela também foi amiga.

Aliás, Hebe, Lolita e Nair viveram um trio inesquecível de amigas. Trio este que era pura gargalhada quando se juntava para jogar cartas, cena também retratada no espetáculo.

Lolita ainda recebeu os cumprimentos emocionado do cantor Agnaldo Rayol, amigo de Hebe e Lolita e que participou como convidado da sessão que ela assistiu.

Rayol disse que estava com muita saudade de Lolita e que revê-la foi um grande prazer. Carinhosa, ela retribuiu a fala do amigo.

Foi por conta de muita insistência de Claudio Pessutti, sobrinho, empresário de Hebe e produtor do espetáculo, que Lolita topou viajar de João Pessoa para São Paulo para ver o musical, já que ela atualmente prefere viver reclusa no Nordeste. Ela recusa veementemente convites de programa de TV para dar entrevistas; sempre responde que já fez tudo o que tinha de fazer para a televisão brasileira e que, agora, só quer sossego.

Lolita atualmente mora em João Pessoa, na Paraíba, com a filha, a médica Silvia Rodrigues. Gosta de passar o dia vendo as reprises de novela antigas no Canal Viva, como confidenciou a este colunista por telefone há poucos meses.

Ela sofreu um acidente doméstico em 2016, quando fraturou o fêmur. Por conta disso, está com dificuldade para andar e conta com o auxílio de uma cadeira de rodas para distâncias mais longas. Mas vai muito bem de sáude, faz questão de ressaltar.

Generosa, mesmo antes de viajar para São Paulo para assistir à montagem, Lolita colaborou com a produção de “Hebe, O Musical”, com quem falou por telefone, inclusive ajudando Renata Ricci na composição de sua personagem, apurou o Blog do Arcanjo do UOL.

Sucesso de público e de crítica e que rendeu a Debora Reis a indicação ao Prêmio APCA de melhor atriz, “Hebe, O Musical” voltará em 2018, quando reestreia em 4 de janeiro no mesmo Teatro Procópio Ferreira, em São Paulo.

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook
Siga Miguel Arcanjo no Twitter

 
Miguel Falabella e Lolita Rodrigues na plateia de Hebe, o Musical – Foto: Divulgação
Please follow and like us: