Empresa é acusada de racismo por blackface em Jim Carrey

Meme racista da PDV Criativo: homem negro é associado à ideia de sujeira com um blackface do ator Jim Carrey – Foto: Reprodução

Por Miguel Arcanjo Prado

A empresa de marketing paulistana PDV Criativo é acusada de racismo por um meme postado no Facebook no qual faz blackface na imagem do ator Jim Carrey, para representar um funcionário que volta sujo do estoque da loja, associando a figura do negro à ideia de sujeira.

A imagem traz o ator Jim Carrey em foto original, branco, com o seguinte dizer acima: “Indo para o estoque”. Ao lado, há uma imagem de Jim Carrey com blackface, transformado em um homem negro de cabelo afro black power, com seguinte frase acima: “Voltando do estoque”.

Após repercussão negativa do meme racista e milhares de comentários negativos nas redes sociais, a PDV Criativo tirou a imagem do ar.

Ao que tudo indica, a empresa não teria autorização para utilizar a imagem do astro de Hollywood. Ainda mais associando-o a um meme racista.

Outro lado

Depois do escândalo, a PDV Criativo emitiu uma nota oficial sobre o caso.

Na nota, divulgada em sua página no Facebook [veja print abaixo], a empresa admite ter associado a imagem do homem negro à ideia de sujeira, mas tenta afirmar que não foi racista no meme e que só teria feito uma “brincadeira”.

Leia a nota na íntegra:

“Lamentamos que um de nossos posts tenha tido uma repercussão negativa. Os nossos seguidores sabem muito bem o respeito que temos por eles, também o quanto somos transparentes em tudo o que fazemos, não é por acaso que temos 10 anos de história bem fundamentada principalmente em respeito, confiança, valorização dos profissionais de merchandising, ética sem qualquer parcialidade.

Sabemos que o promotor é um profissional muito sério, mas como todo bom brasileiro tem um senso de humor que nos diferencia de qualquer outra nação. Portanto o post o qual mencionei retratava uma situação muito comum que são os depósitos sujos e bagunçados de algumas lojas os quais o promotor tem que enfrentar, aliás, essa é apenas uma de muitas situações desafiadoras para esse profissional. Mas reconhecemos que não fomos felizes com a ‘brincadeira’ ou com a escolha da imagem.

RETIRAMOS o post do ar justamente porque respeitamos a opinião de todos seguidores e visitantes da nossa página. Mas gostaríamos de ressaltar que em nenhum momento houve qualquer intenção de RACISMO e que somos totalmente contra qualquer tipo de preconceito.

Isso é uma ideologia não só da empresa ou da página, mas do seu fundador, que tem uma história fundamentada em valores que jamais permitiria qualquer coisa que chegasse perto de RACISMO ou outra atitude preconceituosa, quem o conhece pessoalmente pode confirmar isso.

Reforço o nosso compromisso em continuar compartilhando com vocês o melhor conteúdo do mundo do merchandising da mesma maneira que sempre fizemos por intermédio de nossos artigos, vídeos, dicas, e-books, apoios, vagas e muito mais projetos que ainda virão.

PDV Criativo”

Atualizado em 5/12/2017, às 19h53:

A empresa PDV Criativo enviou, nesta terça (5), a seguinte nota:

“PDV Criativo pede desculpas

Na última sexta-feira (01) publicamos uma imagem em nossa página oficial do Facebook que gerou desconforto entre muitos internautas. Nos arrependemos imensamente pela publicação infeliz e as ofensas causadas – já tomamos as medidas corretivas internamente e estamos dispostos a defender mais do que nunca, os nossos valores que determinam a nossa identidade e sempre foram pautados em respeito, confiança, valorização de equipes, ética, transparência e foco em resultados. A publicação feita quis retratar uma situação muito comum que são os depósitos sujos e bagunçados de algumas lojas os quais o promotor tem que enfrentar, porém a imagem que quis retratar esta situação foi mal escolhida e infeliz.

O PDV CRIATIVO é uma empresa idônea e que tem acima de tudo o respeito às pessoas, pois sua essência está nelas, na valorização das equipes e no desenvolvimento do capital humano das empresas. Somos formados por pessoas, gerimos pessoas e capacitamos pessoas. Somos transparentes em tudo o que fazemos, atuamos com ética e sem preconceito de modo geral.

Há 10 anos, o PDV CRIATIVO foi fundado com a missão de valorizar o trabalho do profissional de merchandising, através de técnicas e estratégias para o ponto de venda e soluções com foco em treinamento, conteúdo e capacitação, gerando conhecimento e fortalecendo as marcas no ponto de venda – a valorização humana é o nosso principal motivo de existir.

Reiteramos que erramos e estamos imensamente arrependidos pela publicação infeliz e pelas ofensas causadas.

Trabalhamos incansavelmente para ser referência em soluções de Merchandising, seleção de candidatos qualificados e em capacitação de profissionais confiantes que se destacam no ponto de venda e desempenham suas funções com primazia, criatividade e paixão. Esse é o nosso dia a dia.

Nossos seguidores conhecem nosso posicionamento e essência e sabem mais do que ninguém o quanto trabalhamos para contribuir na construção de uma história de sucesso para cada um deles.

Reforçamos o nosso compromisso em continuar compartilhando com o mercado o melhor conteúdo do mundo do merchandising por intermédio de nossos artigos, vídeos, dicas, e-books, apoios, vagas e muito mais projetos que ainda virão e principalmente, disseminando a arte e valorizando os profissionais de merchandising no ponto de venda, que é a nossa principal motivação.”

Siga Miguel Arcanjo no Instagram
Curta Miguel Arcanjo no Facebook

Please follow and like us: