Com Fernanda Montenegro, famosos e Gaymada, Festival de Curitiba tem 350 atrações

Fernanda Montenegro lê obra de Nelson Rodrigues na abertura do Festival de Curitiba – Foto: Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Maior e mais tradicional evento teatral do Brasil, o Festival de Curitiba começa em 28 de março e vai até 9 de abril com mais de 350 atrações em sua 26ª edição, o que faz dele também o mais longevo.

Fernanda Montenegro vai abrir o evento no Teatro Bom Jesus com “Nelson Rodrigues por Ele Mesmo”, espetáculo concebido e dirigido por ela, no qual apresenta o grande dramaturgo às novas gerações e rememora episódios vividos ao seu lado.

E tem mais famosos na programação, como Fernanda Torres, Andrea Beltrão, Camila Pitanga, Caio Blat, Débora Bloch, Eduardo Moscovis, Júlia Lemmertz e Marcelo Serrado.

Artista lançado no Festival de Curitiba, Ricardo Nolasco está em “Momo” na Curitiba Mostra – Foto: Divulgação

A Mostra, com espetáculos selecionados pelos curadores Marcio Abreu e Guilherme Weber, terá 38 peças, das quais três são internacionais. Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 70.

Abreu e Weber afirmam que o feminino é o norte da programação deste ano, inspirada no “matriarcado feminino defendido por Oswald de Andrade”.

Ainda haverá a segunda edição da Curitiba Mostra, idealizada por Gabriel Machado e Nena Inoue, um dos sucessos do ano passado, que valoriza o teatro paranaense na grande vitrine nacional que é o Festival de Curitiba. Neste ano, serão cinco peças gratuitas.

Gaymada

Também promete causar burburinho o Campeonato Interdrag de Gaymada, uma versão purpurinada do jogo infantil queimada. Sucesso do coletivo artístico Toda Deseo, de Belo Horizonte, a ação performativa participa pela primeira vez do Festival em nome do respeito à diversidade sexual, com direito à diva negra e trans Cristal Lopez.

De BH, Gaymada promete sacudir as ruas curitibanas – Foto: Divulgação

O tema do Festival é “Só me interessa o que não é meu”, frase do Manifesto Antropofágico de Oswald de Andrade. Considerado um dos maiores nomes do teatro brasileiro e autor de uma cena antropofágica e tropicalista em seu Teat(r)o Oficina, José Celso Martinez Corrêa, o Zé Celso, fará bate-papo com o público no dia 4 de abril.

Já o Fringe, mostra com participação livre e sem curadoria que completa 20 anos em Curitiba, terá 303 peças, das quais 45 nas ruas curitibanas, além de abrigar 11 mostras especiais, entre elas uma com cinco peças vindas de Portugal. Serão 66 peças grátis no Fringe. E em 41 atrações o público paga quanto quiser, repetindo o conceito lançado em Curitiba pelo Ave Lola Espaço de Criação.

O Festival de Curitiba ainda dialoga com outras áreas, como a gastronomia, no Gastronomix; a dança, no Movva; o show de magia, no MishMash; o público infantil, no Guritiba; o stand-up, no Risorama; a feira de ciências, na Xperience; e a música, com shows agendados de Gaby Amarantos e Mart’nália durante o evento.

Confira a programação completa.

Zé Celso vai conversar com o público do Festival de Curitiba – Foto: Jennifer Glass/Fotos do Ofício

Siga Miguel Arcanjo Prado no Facebook, no Twitter e no Instagram.

Please follow and like us: