Mostra de Cinema de Tiradentes tem 240 vagas em oficinas gratuitas

Luiz Carlos Lacerda, o Bigode, dá uma das mais disputadas oficinas de cinema em Tiradentes – Foto: Leo Lara/Universo Produção

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Quem quer se aperfeiçoar em distintas áreas do cinema têm uma oportunidade e tanto neste primeiro mês de 2017. Estão abertas até 5 de janeiro as inscrições para as oficinas gratuitas de cinema da 20ª Mostra de Cinema de Tiradentes, que acontece entre 20 e 28 de janeiro na charmosa cidade histórica mineira. Os interessados devem preencher o formulário disponível no site oficial do evento. São 240 vagas distribuídas em dez modalidades.

De acordo com a organização, as oficinas integram o programa de capacitação que a Universo Produção promove anualmente no âmbito do programa Cinema sem Fronteiras, de fomento à sétima arte no Brasil.

Diretor do longa Elon Não Acredita na Morte, Ricardo Alves Jr. ministra a oficina de “Direção de atuação para o cinema”. Durante o curso, serão apresentados, discutidos e praticados todos os aspectos essenciais do processo de preparação, criação e filmagem de uma cena, com foco na direção de atores e não-atores.

Já a “Assistência de Direção” é tema da oficina ministrada pelo cineasta Marcelo Caetano, que pretende por meio de discussões e exercícios práticos, abranger as funções clássicas do assistente de direção sem deixar de lado as mudanças e atualizações da função.

Na oficina “Noções básicas de montagem e edição”, os alunos irão aprender, na teoria e prática, aspectos do processo de montagem para cinema e televisão, com o instrutor Daniel Brandi do Couto; para a oficina “Trilha sonora aplicada”, ministrada por Márcio Brant e Felipe Fantoni, será montado um estúdio móvel de áudio devidamente equipado para facilitar o entendimento do uso da linguagem sonora na produção audiovisual.

Já a oficina “Gif Lumiére – Mostra Tiradentes 20 anos”, de Henrique Kopke, pretende estimular o uso da linguagem cinematográfica, utilizando técnicas de artes visuais, animação e edição de vídeo, para a criação de ciclos em GIF com imagens de acervo da Mostra Tiradentes.

Uma das oficinas mais concorridas é a tradicional “Realização em Curta Digital” ou Oficina do Bigode (apelido do instrutor, o cineasta Luiz Carlos Lacerda). Neste minicurso de sete dias, o aluno participa da produção e execução de um curta-metragem, aprendendo todas as etapas do processo. Pela Oficina do Bigode já passaram alunos que se tornaram cineastas de destaques, como o carioca Bruno Safadi e o mineiro Gabriel Martins. São 35 vagas para público acima de 18 anos.

Crianças e adolescentes não ficam de fora. Para os interessados em ingressar na produção cinematográfica, a pedida é o curso “Por trás da câmera”, com Anna Rosaura e Bete Bullara, que propõe fazer uma introdução à linguagem audiovisual, passando por várias etapas e funções, como roteiro, direção e câmera.

Quem curte a mistura de temas e linguagens artísticas, vai gostar da oficina “Cinema, artes plásticas e meio ambiente”, de Daniella Penna, que tem como objetivo principal trabalhar o processo criativo através de técnicas, materiais reutilizáveis e linguagens plásticas variadas.

E os jovens que gostam de colocar a mão na massa vão se divertir e aprender com os cursos “Animadíneos – stop motion”, que vai ensinar a técnica de animação utilizando poucos recursos, e “Pinhole: fotografia sem câmera”, que vai mostrar como é possível fazer uma foto sem usar nenhum tipo de equipamento eletrônico.

Confira abaixo as oficinas que serão ministradas na 20ª Mostra Tiradentes:

ASSISTÊNCIA DE DIREÇÃO

Instrutor: Marcelo Caetano

Data: 21 a 23/01

Horário: 13h30 às 18h30

Carga Horária: 15h

Número de vagas: 20

Faixa Etária: Acima de 18 anos

DIREÇÃO DE ATUAÇÃO PARA CINEMA

Instrutor: Ricardo Alves Jr.

Data: 21 a 24/01

Horário: 13h30 às 18h30

Carga Horária: 20h

Número de vagas: 25

Faixa Etária: Acima de 18 anos

 

GIF LUMIÉRE – MOSTRA TIRADENTES 20 ANOS

Instrutor: Henrique Kopke

Data: 21 a 24/01

Horário: 09h30 às 13h30

Carga Horária: 16h

Número de vagas: 20

Faixa Etária: Acima de 18 anos

 

REALIZAÇÃO EM CURTA DIGITAL

Instrutor: Luiz Carlos Lacerda

Data: 21 a 27/01

Horário: 10h às 13h e 15h às 18h

Carga Horária: 42h

Número de vagas: 35

Faixa Etária: Acima de 18 anos

 

TRILHA SONORA APLICADA

Instrutor: Márcio Brant e Felipe Fantoni

Data: 24 A 26/01

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 20h

Número de vagas: 30

Faixa Etária: Acima de 18 anos

 

NOÇÕES BÁSICAS DE MONTAGEM E EDIÇÃO

Instrutor: Daniel Brandi do Couto

Data: 25 a 27/01

Horário: 09h30 às 13h30

Carga Horária: 12h

Número de vagas: 25

Faixa Etária: Acima de 18 anos


ANIMADÍNEOS – STOP MOTION

Instrutor: Henrique Kopke

Data: 25 a 27/01

Horário: 14h às 18h

Carga Horária: 12h

Número de vagas: 20

Faixa Etária:  12 a 15 anos

 

POR TRÁS DA CÂMERA

Instrutora: Anna Rosaura e Bete Bullara

Data: 23 a 27/01

Horário: 13h às 18h

Carga Horária: 25h

Número de vagas: 25

Faixa Etária:  14 a 18 anos


CINEMA, ARTES PLÁSTICAS e MEIO AMBIENTE

Instrutora: Daniella Penna

Data: 23 a 27/01

Horário: 14 às 17h

Carga Horária: 15h

Número de vagas: 20

Faixa Etária:  10 a 14 anos

 

PINHOLE: FOTOGRAFIA SEM CÂMERA

Instrutora: Bete Bulara

Data: 24 a 27/01

Horário: 9h30 às 11h30

Carga Horária: 8h

Número de vagas: 20

Faixa Etária:  09 a 12 anos

Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *