“O Espectador Condenado à Morte” faz terceira temporada em SP

 

"O Espectador Condenado à Morte" faz curta temporada no Teatro Pequeno Ato - Foto: Divulgação

“O Espectador Condenado à Morte” faz curta temporada no Teatro Pequeno Ato – Foto: Patricia Mattos

Procurador, defensor, escrivão e até mesmo o juiz. Todos estão envolvidos em uma intensa disputa para incriminar um réu. Durante uma sessão de julgamento cômica e absurda, eles criam provas e contam com testemunhas pouco confiáveis para convencer um inocente de que ele deve ser condenado à morte. A vítima? Um espectador.

Após estreia na Funarte de São Paulo, em 18 de junho, e temporada nos meses de julho e agosto no Viga Espaço Cênico, “O Espectador Condenado à Morte” faz temporada no teatro Pequeno Ato. A peça terá curta temporada, até 6 de novembro, aos sábados, às 21h, e domingos, às 20h.

Escrito em 1985 por Matéi Visniec, o texto foi concebido com o pano de fundo do regime ditatorial romeno de Nicolae Ceausescu, e a dramaturgia traz elementos do Teatro do Absurdo para ilustrar um julgamento que não segue qualquer protocolo e rompe com aspectos morais, éticos e institucionais.

Dirigida por Thiago Ledier, a encenação retrata o absurdo proposto pelo texto por meio de elementos da farsa e da comédia física, e conta com um cenário que retrata um tribunal com objetos cênicos típicos de repartições públicas, onde pilhas de arquivos revelam a ineficiência do sistema judiciário. A peça também utiliza recursos tecnológicos: ao longo da narrativa, pessoas da plateia são fotografadas e apresentadas em um telão como “evidências” que reforçam algumas das teorias apresentadas pelos advogados e suas testemunhas.

O espetáculo provoca a discussão sobre temas urgentes diante da realidade sócio-política brasileira, como intolerância, discursos de ódio, manipulação das instituições em benefício próprio e episódios de justiça com as próprias mãos. E, ao colocar o espectador como protagonista, questiona como a nossa omissão também é responsável pela consolidação de regimes que violam os princípios democráticos e os direitos fundamentais de cada indivíduo.

Autor

Conhecido como “o novo Ionesco”, Matéi Visniec é um dos dramaturgos contemporâneos mais elogiados e prolíficos, com peças encenadas em mais de vinte países. Sua obra é marcada pela linguagem do absurdo e do surreal, usada para desviar da realidade na qual ele viveu na Romênia sob a ditadura de Nicolae Ceausescu.

Nascido em 1956, Visniec também é romancista e jornalista. Estudou filosofia na Universidade de Bucareste e começou a publicar seus trabalhos como dramaturgo nos anos 1970, mas sofria com a censura de seus textos na Romênia. Em 1987, pediu asilo político à França, onde vive até hoje.

Dispersão

Criada em 2015, a Companhia Teatro da Dispersão é formada pelos atores André Camargo, Cadu Batanero, Caio Balthazar, Drica Czech, Guilherme Iervolino, Patrícia Vieira Costa, Rony Álvares e Vanessa Rodrigues. Com seu primeiro projeto, “O Espectador Condenado à Morte”, o grupo foi contemplado com edital público da Funarte para realizar sua estreia em junho de 2016. Após segunda temporada nos meses de julho e agosto no Viga Espaço Cênico, a Companhia reestreia em curta temporada no teatro Pequeno Ato.

Diretor

Convidado pela Companhia, o diretor, ator e dramaturgo Thiago Ledier foi membro do Núcleo Experimental, companhia sob direção de Zé Henrique de Paula, onde esteve de 2006 a 2015. Foi assistente de direção e preparador de atores em espetáculos como “Música Para Cortar os Pulsos”, texto e direção de Rafael Gomes; em “Gotas D’Água Sobre Pedras Escaldantes”, de Rainer W. Fassbinder, direção de Rafael Gomes; em “L’Illustre Mollière”, direção de Sandra Corvelloni e em “Se Você Me Amasse”, direção de Otávio Martins; e assinou a direção do espetáculo “A Social”, de Ricardo Correia, produção da Cia. Artera de Teatro.

“O Espectador Condenado à Morte”
Texto de Matéi Visniec
Produção: Companhia Teatro da Dispersão
Sinopse: Durante uma sessão de julgamento absurda, Procurador, Escrivão e até mesmo o Juiz e o Defensor criam provas, manipulam fatos e contam com testemunhas pouco confiáveis para convencer um espectador de que ele deve ser condenado à morte.
Direção: Thiago Ledier
Elenco: André Camargo, Caio Balthazar, Drica Czech, Guilherme Iervolino, Patrícia Vieira Costa, Raphael Nespule, Rony Álvares, Vanessa Rodrigues
Cenografia e Iluminação: César Bento
Figurinos: Guilherme Iervolino
Sonoplastia: Marcus Couto
Tradução: Fábio Fonseca de Melo
Fotos: Patricia Mattos
Design: Lucas Lage
Produção executiva: André Camargo, Caio Balthazar, Drica Czech, Guilherme Iervolino, Rony Álvares

Temporada: De 1 de outubro a 6 de novembro; sábados, às 21, domingos, às 20.
Gênero: Comédia
Duração: 75 min
Classificação indicativa: 14 anos
Ingressos: R$ 40 e R$ 20 (meia) -Venda online ou na bilheteria 1 hora antes do espetáculo
http://www.compreingressos.com/espetaculos/7118-o-espectador-condenado-a-morte
Endereço: Pequeno Ato – Rua Dr. Teodoro Baima, 78, Vila Buarque, metrô República, São Paulo
Capacidade: 40 lugares
Tel: (11) 99642 8350 (Pequeno Ato)
(11) 2122-4070 (Compre Ingressos)

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *