Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Alexandre Rodrigues, que fez o Buscapé de Cidade de Deus, agora no palco - Foto: Henrique Oda

Alexandre Rodrigues, que fez o Buscapé de Cidade de Deus, agora no palco – Foto: Henrique Oda

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Travessia
A Companhia Nova de Teatro celebra seus 15 anos com a peça Barulho D’Água. O texto do italiano Marco Martinelli narra a saga de imigrantes refugiados. No elenco está o ator Alexandre Rodrigues, do filme Cidade de Deus. Estreia nesta sexta (1º), no Teatro João Caetano, em São Paulo, onde fica até 14 de julho. Depois, segue para os teatros Cacilda Becker e Alfredo Mesquita. Carina Casuscelli assina tradução e direção, e Lenerson Polonini, a provocação e a luz. Estão todos convidados.

Papai, mamãe, titia
Você sabia que, de acordo com o IBGE, atualmente, a formação clássica ‘casal com filhos’ representa 49,9% dos domicílios no Brasil, enquanto outros tipos de famílias já somam 50,1%. Ou seja, são maioria. É pensando nestas novas famílias que o grupo Poleiro do Bando investe em diversidade sexual, igualdade de gênero e pluralidade afetiva na ocupação que faz no Teatro Alfredo Mesquita, em São Paulo, entre 1º de julho e 7 de agosto. Anotou?

Corre, corre
Neste sábado (2), às 16h, acontece a última apresentação da peça Hygiene na sede do Grupo XIX de Teatro, na Vila Maria Zélia, zona leste paulistana. Juram de pés juntos que a última chance de ver a obra.

Cena de Tão Pesado Quanto o Céu - Foto: Adriane Lopes

Ricardo Henrique e Pedro Stempniewski em cena de Tão Pesado Quanto o Céu – Foto: Adriane Lopes

Bando ocupa
A Ocupação Poleiro do Bando começa nesta sexta (1º), com a reestreia do espetáculo Tão Pesado Quanto o Céu [Peça HQ], com texto de Ricardo Inhan e direção de Mariana Vaz, com dois jovens solitários em um ponto de ônibus. Depois, vem Playground, que estreia no dia 22 de julho, também assinada por Ricardo Inhan, com direção de Pedro Stempniewski e com a história de amor de dois casais destituídos de nomes e gêneros. Chega de ser binário, gente.

Pequeninos
Na programação do Poleiro do Bando ainda há espaço para o primeiro trabalho do coletivo para o público infanto-juvenil, Família Formigueiro Casa Condomínio, sempre sábados e domingos, às 16 horas, de 2 de julho a 7 de agosto. Além de assinar a direção, Mariana Vaz também estreia na dramaturgia e conta a história de Dedé e Bica, colegas de escola e vizinhos que, impulsionados por uma pesquisa escolar, começam uma jornada que as conduzirá à descoberta da pluralidade de arranjos, combinações e formatos que cabem dentro da palavra “família”. Que bom.

O Espectador Condenado à Morte estreia no Viga - Foto: Patricia Mattos

O Espectador Condenado à Morte estreia no Viga Espaço Cênico – Foto: Patricia Mattos

Inédito no Brasil
A peça O Espectador Condenado à Morte reestreia dia 6 de julho no Viga Espaço Cênico, em São Paulo, onde ficará até 25 de agosto.Escrito em 1985 por Matéi Visniec, o texto foi concebido com o pano de fundo do regime ditatorial romeno de Nicolae Ceausescu, e a dramaturgia traz elementos do Teatro do Absurdo para ilustrar um julgamento que não segue qualquer protocolo e rompe com aspectos morais, éticos e institucionais. A direção é de Thiago Ledier. Estão no elenco André Camargo, Cadu Batanero, Caio Balthazar, Drica Czech, Guilherme Iervolino, Patrícia Vieira Costa, Raphael Nespule, Rony Álvares e Vanessa Rodrigues
.

Bafoneiro
Ivam Cabral voltou a publicar bafos em seu Facebook em troca de muitas curtidas. Ele, que é o verdadeiro homem da comunicação teatral brasileira, revelou que o Satyros programam nova peça: Cabaret Fucô. Também tem feito pílulas lembrando seu passado. Praticamente um cronista.

Leão Lobo, Jair Aguiar e Atílio Bari no estúdio da rádio Baruk no programa Em Produção - Foto: Divulgação

Leão Lobo, Jair Aguiar e Atílio Bari no estúdio da rádio Baruk no programa Em Produção – Foto: Divulgação

Nas ondas do rádio
O programa Em Produção, da Rádio Baruk, tem se destacado pelas entrevistas com importantes figuras do teatro. Já participaram Oswaldo Mendes, Sidney Santiago, Janaína Leite, Flávia Garrafa e até este vosso colunista. A apresentação é de Leão Lobo e de Jair Aguiar, com produção da Cia. das Artes. Vai ao ar todo sábado, 19h, e dá para ouvir pela internet. Não é um sucesso?

Bilheteria antecipada
Antonio Fagundes e seu filho, Bruno, que retomam a temporada do espetáculo Vermelho em São Paulo no dia 12 de agosto, estão cobrando R$ 20 a quem quiser ver os ensaios da obra entre 2 de julho e 10 de agosto, na sala de ensaio do Tuca, sempre entre 15h e 16h30. Recado dado.

Pós-moderna
A atriz Cléo De Páris, musa maior da praça Roosevelt, não compra mais jornal impresso. Diz que não tem cachorro para fazer uso posterior do papel.

Parque Ibirapuera vai sediar espetáculos teatrais gratuitos no fim de semana - Foto: Divulgação

Parque Ibirapuera vai sediar espetáculos teatrais gratuitos no fim de semana – Foto: Divulgação

Teatro nos Parques
A 11ª edição Estadual do Teatro Nos Parques acontece gratuitamente em parques públicos da capital paulista e Grande São Paulo, interior e litoral, entre 2 de julho a 28 de agosto. Serão 28 apresentações, de 18 grupos, em 18 parques. A estreia acontece no sábado, dia 2 de julho, no Parque do Ibirapuera, com dois espetáculos. Às 11h,  com o Teatro Widia apresentando Meu Quintal é Maior que o Mundo e às 16, o Grupo Manjarra com Boi Manjarra – Sambada de Cavalo Marinho. No domingo, dia 3, é a vez do Parque Lions Tucuruvi receber às 11h, a Trupe Irmãos Atada com o espetáculo Bang Bang à Pastelana.

Itinerante
A programação segue na Capital e Grande São Paulo nos parques: Ecológico do Tietê,  do Carmo, Bosque Maia, Espaço Verde Chico Mendes, Rodrigo de Gásperi,  Santo Dias e Cemucam. Depois viaja para o Interior e Litoral Paulista passando por São José dos Campos, Pindamonhangaba, Mogi das Cruzes, Sorocaba, Araçariguama e  apresentando, pela primeira vez, em Araçatuba e Santos.

Cheio de vontade
“Acho que quero montar uma peça. Acho que quero um parceiro de cena. Acho que quero alguéns pra escrever, dirigir, produzir, iluminar, cenografar, musicar, vestir, fotografar, ajudar, provocar, colar junto”. Palavras do ator baiano Luiz Antonio Sena Jr.

Josemir Kowalick está em peça dirigida por Elias Andreato - Foto: Divulgação

Josemir Kowalick está em peça dirigida por Elias Andreato – Foto: Divulgação

Falando de amor
Elias Andreato está com novo projeto na praça. Ele adaptou e dirige o espetáculo Amor em 79:05, baseado no livro homônimo de Vinícius Márquez. Estrelada por Josemir Kowalick, a peça estreia em 6 de julho, próxima quarta, no Teatro Augusta, em São Paulo. Mostra um escritor de meia idade em momentos de solidão, vivenciando o amor em seus múltiplos sentidos. Ai, meu coração!

Fim do amor
A peça Término do Amor estreia em 12 de julho no Viga Espaço Cênico, em São Paulo.

Acabou
A peça Hysterica Passio, da dramaturga espanhola Angélica Liddell, faz as últimas apresentações na SP Escola de Teatro neste fim de semana. As derradeiras sessões são sábados, às 21h30 e domingos e segundas, às 20h.

Álamo Facó na peça Mamãe - Foto: Divulgação

Álamo Facó na peça Mamãe – Foto: Divulgação

Mamãe, mamãe, não chore
Em 2010, a arquiteta Marpe Facó recebeu o diagnóstico de um tumor cerebral. Nos cem dias que se seguiram, o ator e dramaturgo Álamo Facó vivenciou uma verdadeira jornada emocional. Sempre ao seu lado, acompanhou em detalhes o tratamento, a luta e o dia a dia de sua mãe. Após seu falecimento, mergulhou em um processo de criação que chamou de A Síntese do Relevante, do qual nasceu o texto do espetáculo Mamãe, que estreia em 7 de julho no Teatro Pinheiros, onde fica até 6 de agosto. Vai ser difícil não chorar.

Sem juízo
Zé Celso pede para avisar que neste fim de semana termina a temporada do espetáculo Pra Dar um Fim no Juízo de Deus, no Teat(r)o Oficina. Depois, partem em viagem rumo a Belo Horizonte, onde participam da Virada Cultural de lá. Ah, o grupo está pedindo ajuda de seus fãs por meio de financiamento coletivo. Ajuda, vai. Ah, olha que gracinha o Zé no gif abaixo:

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *