11ª CineOP une cinema, TV e educação em Ouro Preto

CineOP tem sessões de cinema grátis ao ar livre em Ouro Preto - Foto: Leo Lara/Universo Produção

CineOP tem sessões de cinema grátis ao ar livre em Ouro Preto – Foto: Leo Lara/Universo Produção

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Começa nesta quarta (22) e vai até 27 de junho a 11ª CineOP – Mostra de Cinema de Ouro Preto, com o tema “Cinema, TV e Educação”. A abertura oficial, ambientada na década de 1980, está marcada para as 20h30, no Cine Vila Rica, com a exibição posterior do clássico “Cabra Marcado para Morrer”, de Eduardo Coutinho (1933-2014), homenageado nesta edição ao lado do restaurador Francisco César Moreira, o Chico Moreira.

A noite vai ter apresentação de Leri Faria, que vai celebrar apresentadores marcantes como Chacrinha e Silvio Santos e contará com as atrizes Cibele Maia, Gabrielle Salomão e Ludmilla Ferrara no palco, além do DJ Rafael. Após a abertura, os convidados rumam para o Galpão Cine Bar Show, montado no Centro de Convenções de Ouro Preto, onde acontece a festa ao som da banda Galanga.

Ao todo, serão exibidos 90 filmes: 18 longas, seis médias e 68 curtas, dos quais 42 foram feitos em contexto escolar, exibidos em 34 sessões de cinema gratuitas. A programação ainda conta com shows, debates e encontros. E o melhor: é tudo de graça.

No Centro de Convenções de Ouro Preto também é aberta nesta quarta a exposição “Cinema, TV e Educação”. Durante o evento, acontece ainda o Encontro Nacional de Arquivos e do Encontro da Educação: VIII Fórum da Rede Kino.

Três espaços abrigam o CineOP: Cine Vila Rica (plateia de 500 lugares), Centro de Artes e Convenções (sede do evento, que abrigará diversas atividades, além de receber a instalação do Cine-Teatro com 510 lugares) e a Praça Tiradentes, com a instalação do Cine BNDES na Praça(1.000 lugares).

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *