Saiba tudo da Mostra de Cinema de Tiradentes em 2016

Tiradentes, em Minas, faz festa nas ruas durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em 2015 - Foto: Nereu Jr./Universo Produção

População faz festa nas ruas durante a Mostra de Cinema de Tiradentes em 2015 – Foto: Nereu Jr./Universo Produção

Por MIGUEL ARCANJO PRADO
Fotos NEREU JR./Universo Produção

Quem tem dois dedos de frente e entende o que é cinema brasileiro inteligente, daquele que daria pelo menos um pouquinho de orgulho em Glauber Rocha, sabe que o mês de janeiro é tempo de correr para Tiradentes.

A pacata cidade mineira de 7.000 habitantes vive no ápice do verão seu maior período de efervescência cultural. É quando cineastas (e fãs das telonas) de todo o Brasil rumam para o povoado vizinho a São João del Rei, em Minas Gerais, com um só objetivo: ver a novíssima produção do cinema nacional na Mostra de Cinema de Tiradentes.

A 19ª edição do evento capitaneada pela Universo Produção já tem data definida. Pode tomar nota: de 22 a 30 de janeiro de 2016.

Também já foi batido o martelo de quem será homenageado. Se no último festival Dira Paes reinou com sua exuberância paraense, em 2016 é a vez do cineasta ítalo-brasileiro Andrea Tonacci receber as honras mineiras.

É do italiano de Roma que veio para o Brasil com apenas 11 anos o filme que abrirá o vento, no dia 22 de janeiro, às 21h, no Cine-Tenda, montado ao lado da pequetita rodoviária de Tiradentes: Serras da Desordem. O longa vai comemorar os dez anos de sua primeira exibição em Tiradentes, em 2006.

Raquel Hallak, produtora que dirige a festa, diz estar desejosa em ver novos olhares, provocar descobertas e estimular o debate. Os espaços no cinema brasileiro também serão tema das rodas de conversa do evento, que tem curadoria assinada por Cléber Eduardo. Ah, e o melhor: a entrada nos filmes é gratuita.

Novamente, Tiradentes não será mais a mesma.

Andrea Tonacci será homenageado em Tiradentes em 2016 - Foto: Nereu Jr./Universo Produção

Andrea Tonacci será homenageado em Tiradentes em 2016 – Foto: Nereu Jr./Universo Produção

Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *