Morre ator Walter Portella aos 79 anos

Walter Portella em uma de suas últimas peças, Cais ou da Indiferença das Embarcações, com a Velha Companhia - Foto: Lenise Pinheiro

Walter Portella em uma de suas últimas peças, Cais ou da Indiferença das Embarcações, com a Velha Companhia – Foto: Lenise Pinheiro

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Morreu, nesta sexta (25), em São Paulo, aos 79 anos, o ator Walter Portella.

Atualmente, integrava o elenco da Velha Companhia, fundada por Kiko Marques, com a qual fez o sucesso Cais ou da Indiferença das Embarcações. Em maio deste ano, ele chegou a estrear no elenco de Valéria e Os Pássaros, mas precisou se ausentar por problemas de saúde.

O artista sofria de polineuropatia, que tem sintomas muito parecidos com o do Mal de Parkinson.

Para a atriz Rachel Ripani, que começou a carreira ao lado de Portella, ele “sempre foi um dos meus nortes, com seu profissionalismo sério, seu talento, sua ética sem desvios”.

Portella também trabalhou na montagem de O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues, dirigida por Marco Antonio Braz, em 2002.

Antunes Filho e Zé do Caixão

Durante duas décadas foi o braço direito de Antunes Filho no CPT (Centro de Pesquisa Teatral), no Sesc Consolação. Ele participou da histórica montagem de Antunes Filho para Macunaíma, em 1978.

Logo que chegou em São Paulo, vindo de Passo Fundo no Rio Grande do Sul, conseguiu emprego com José Mojica Marins, o Zé do Caixão, com o qual escreveu roteiros e ainda fez ponta nos filmes de terror do cineasta.

Na década de 1970, atuou em filmes como Fruto Proibido e Caçada Sangrenta.

Em entrevista no ano passado ao jornal Folha da Região, quando participava do Festara (Festival de Teatro de Araçatuba), ele declarou: “Não vale a pena ser ator se não for artista. Ser artista é vibrar, é ter sensibilidade para entender a vida. Somente ser ator é muito pouco”.

Realmente, Portella foi mais que um ator. Foi um grande artista.

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *