Rebelde em Paris faz charme em Tanto Faz, peça dirigida por Bortolotto

Eldo Mendes e Luna Martinelli em cena da peça Tanto Faz - Foto: Divulgação

Francisco Eldo Mendes e Luna Martinelli em cena da peça Tanto Faz – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

O diretor Mário Bortolotto não economizou na montagem do espetáculo Tanto Faz, que reestreia neste sábado (5), no Teatro Cemitério de Automóveis. Na encenação para o texto lançado pelo escritor paulistano Reinaldo Moraes em 1981 coloca 22 atores no palco, entre eles Francisco Eldo Mendes e Luna Martinelli, além dele mesmo.

A obra, cultuada pela geração oitenta (Tanto Faz é até nome de república estudantil em Ouro Preto), conta as peripécias de um jovem economista que ganha uma bolsa de estudos em Paris. Só que, devidamente instalado na Cidade Luz, ele mostra maior pendor para a boemia do que para os livros.

O diretor, que também construiu forte dramaturgia na mesma pegada, diz que o protagonista é uma espécie de alter ego do autor do livro. Em vez de estudar, o personagem prefere “uma vida completamente hedonista, bebendo e frequentando cinematecas e festas madrugadas adentro”.

Bortolotto fez questão de que seus atores fiquem bem à vontade no palco, mas exige fidelidade ao texto. “Não mudei nenhuma vírgula e faço os atores decorarem exatamente o que foi escrito, para manter o estilo do Reinaldo, que é muito bom e originalíssimo”, defende o diretor.

Ele conta que leu a obra assim que ela foi lançada e logo ficou com vontade de transformá-la em peça, o que só foi ocorrer quase 20 anos depois, em 2000. Desde então, fez encenações para o livro em 2002, 2003, 2005 e esta de 2015, estreada em maio.

Tanto Faz
Quando: Sábado, 21h30, domingo, 20h30. 75 min. Até 27/9/2015
Onde: Teatro Cemitério de Automóveis (r. Frei Caneca, 384, Consolação, São Paulo, tel. 0/xx/11 2371-5743
Quanto: R$ 30 (inteira) e R$ 20 (meia-entrada)
Classificação etária: 16 anos

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *