Rapidinhas Teatrais

Laila Garin outra vez no palco com Gonzagão, a Lenda - Foto: Cristina Granato

Laila Garin outra vez no palco com Gonzagão, a Lenda – Foto: Cristina Granato

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Filha pródiga
Após ficar afastada para fazer Elis, a Musical e a novela Babilônia, a atriz Laila Garin voltou aos braços do musical Gonzagão, a Lenda, que celebra três anos na estrada no Teatro João Caetano, no Rio. A volta da moça é uma emoção só.

Não fale em avião
Suburbano Coração, peça do patrimônio de nosso teatro Naum Alves de Souza, estreia em pleno 11 de setembro no Teatro Cacilda Becker, em São Paulo. Data fatídica.

Suburbana
A obra, dirigida por Nelson Baskerville, conta a história de Lovemar, mocinha do subúrbio que sonha em encontrar um grande amor. Ai, que meigo.

Chama o Chico
A trilha traz músicas de Chico Buarque de Holanda. No elenco, estão Aldine Muller, musa do nosso cinema noturno no Canal Brasil, Luiza Jorge, Luciana Azevedo, Claudinei Brandão e Fernando Fecchio. Estão todos convidados.

Liza Caetano, em cena de Hermanas Son las Tetas, de Juan Manuel Tellategui - Foto: Eduardo Enomoto

Liza Caetano, em cena de Hermanas Son las Tetas, de Juan Manuel Tellategui – Foto: Eduardo Enomoto

Profissionalismo
Outro dia Liza Caetano enfrentou uma viagem de ônibus a madrugada inteira só para chegar, de manhã, em São Paulo, a tempo do ensaio de Hermanas Son las Tetas, a peça que protagoniza ao lado de Lauanda Varone e que estreia dia 2 de outubro na SP Escola de Teatro. O diretor e dramaturgo Juan Manuel Tellategui ficou impressionado com o profissionalismo de sua atriz.

Álbum de família
Liza tinha ido cantar no casamento de seus sobrinhos, Ranay Padua e Sylas Adan, em São José do Alegre, interior de Minas Gerais. Contudo, fez questão de voltar a tempo de não perder o ensaio. Chegou virada da noite na estrada e mandou muito bem. Não é uma heroína da resistência?

Aniversariante
A atriz Lauanda Varone faz aniversário nesta sexta (4). Dizem por aí que fará duas comemorações. A coluna manda os parabéns.

Aniversariante 2
A atriz Vanessa Goulartt também faz aniversário nesta sexta (4). E vai celebrar. Parabéns.

O produtor teatral André Canto: felicidade com turnê europeia - Foto: Divulgação

O produtor teatral André Canto: felicidade com turnê europeia – Foto: Divulgação

Passagem marcada
O produtor teatral André Canto, da Canto Produções, está todo serelepe. Tudo porque o espetáculo Dissecar Uma Nevasca, de Sarah Stridsberg com direção da sueca Bim De Virdier, foi convidado para fazer uma turnê europeia. A obra faz bate-rebate entre suecos e brasileiros e ficou em cartaz no primeiro semestre deste ano no Sesc Belenzinho.

Datas
Já está na agenda de Dissecar uma Nevasca sessões nos festivais Odin Teatret (dia 17 de outubro) e Stockholm Fringe Festival (entre os dias 21 e 25 de outubro). Os atores brasileiros André Guerreiro, Gabriel Miziara, Daniel Ortega, Nicole Cordery, Renato Caldas e Rita Grilo já estão desesperados para comprar casaco e colocar na mala. Boa viagem.

Revoltado
Ivam Cabral está muito nervoso porque o Satyros, seu grupo que trabalha com quase uma centena de atores, não ganhou nenhum edital este ano. Resistente, a trupe não para de montar peças. Nesta sexta (4), estreia 120 Dias de Sodoma. Mais Marquês de Sade.

Todos os dedos da mão
A peça O Ilha do Tesouro, de Ricardo Karman, completa dez anos em cartaz no Teatro do Centro da Terra, em São Paulo. A nova temporada será entre 13 de setembro e 13 de dezembro. Vai lá.

Rumo ao Rio: Daniel Alvim, Luciana Brites, Clarisse Abujamra, Clarissa Rockenbach, Sandra Pera e Silvia Lourenço - Foto: Priscila Prade

Rumo ao Rio: Daniel Alvim, Luciana Brites, Clarisse Abujamra, Clarissa Rockenbach, Sandra Pera e Silvia Lourenço – Foto: Priscila Prade

Cariocas
Está marcada para esta terça (8) a estreia de As Meninas, de Lygia Fagundes Telles no Teatro Poeira, no Rio. A adaptação é de Maria Adelaide Amaral e esteve em cartaz em São Paulo até 2010 com sucesso. A mineirinha Yara de Novaes, querida da coluna, dirige a peça, que tem no elenco Clarissa Rockenbach, Luciana Brites, Silvia Lourenço e participações especiais de Clarisse Abujamra e Sandra Pêra.

Bendito é o fruto
Para a primeira temporada carioca de As Meninas, Daniel Alvim, que está indicado ao Prêmio Shell, faz os papeis masculinos Max e Guga. Até  21 de outubro, às terças e quartas, às 21h. Anotou tudo?

Céu ou inferno?
A peça Não Ia Ser Bonito?, que estreia este sábado (5), na SP Escola de Teatro, foi livremente inspirada em A Divina Comédia, de Dante Alighieri. Referência é tudo.

Phedra D. Córdoba voltou com tudo no Espaço dos Parlapatões - Foto: André Stéfano

Phedra D. Córdoba voltou com tudo no Espaço dos Parlapatões – Foto: André Stéfano

A glória
Pelo telefone, Phedra D. Córdoba manda avisar que o retorno do show Phedra por Phedra foi um estrondo. Agora, fica em cartaz toda terça, 21h, no Espaço dos Parlapatões, na sua praça Roosevelt, onde repassa seus 77 anos de vida. Para a estreia, na última terça (1º), convocou os amigos Cléo De Páris e Ivam Cabral para cantarem no palco. Foi muita emoção para a cubana.

Entre tapas e beijos
Phedra D. Córdoba vive discutindo com seu diretor, Robson Catalunha. Eles brigam e fazem as pazes várias vezes ao longo do dia. Como tem de ser com uma diva que se preze.

 

Luciano Gatti e Erica Montanheiro, em Solilóquios, de Amarildo Felix - Foto: Alexandre Catan

Luciano Gatti e Erica Montanheiro, em Solilóquios, de Amarildo Felix – Foto: Alexandre Catan

0800
O Espaço Mezanino do Sesi Paulista recebe dois espetáculos entre 24 de setembro e 20 de dezembro: Solilóquios, de Amarildo Félix, e Em Abrigo, de Fernando Aveiro. Os textos foram produzidos pela 6ª Turma do Núcleo de Dramaturgia do Sesi – British Council, em 2014. Em Abrigo pode ser vista às quintas e sextas-feiras, às 20h30. Já Solilóquios, aos sábados, às 20h30 e domingos, às 19h30. As duas têm direção de Johana Albuquerque. É tudo de graça.

Escocês David Harrower faz workshop em São Paulo no Sesi - Foto: Divulgação

Escocês David Harrower faz workshop em São Paulo no Sesi – Foto: Divulgação

Quero fazer minha peça
Falando nisso, entre 21 de setembro a 8 de outubro acontece o 7º Ciclo do Núcleo de Dramaturgia SESI-British Council no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso, em São Paulo. O escocês David Harrower é uma das estrelas.

Calderon e Marici Salomão - Foto: Divulgação

Dramaturgia no Sesi: o uruguaio Gabriel Calderon e a brasileira Marici Salomão – Foto: Divulgação

Juntinhos
Entre as diversas atividades promovidas no Sesi, acontecem workshops com renomados dramaturgos brasileiros e estrangeiros. Além do escocês David Harrower, terá o uruguaio Gabriel Calderón e a brasileira Marici Salomão. É preciso se inscrever, para participar, a partir do dia 6 de setembro no site do Sesi. Combinado?

O quê?
Sabe como é o nome da peça que estreia dia 17 de setembro no Sesc Belenzinho, em São Paulo? arrã. Isso mesmo que você leu. Texto e direção de Vinicius Calderoni.

Cena da peça mexicana Incêndios: de volta a São Paulo - Foto: Roberto Blenda

Cena da peça mexicana Incêndios: de volta a São Paulo – Foto: Roberto Blenda

Tempos de guerra
Depois de fazer o público de Santos do Festival Mirada cair para trás de tanta emoção em 2012, a peça mexicana Incêndios, da Cia. Tapioca Inn, será apresentada em São Paulo, na Ocupação Mirada. Terá apresentações entre 17 e 27 de setembro no Sesc Pompeia. Os ingressos, a R$ 40 a inteira, começam a ser vendidos no dia 8 de setembro. Vai lotar. E a coluna vai, é claro.

Em tempos
A versão mexicana de Incêndios fez tanto barulho internacionalmente, que Marieta Severo a montou no Brasil no ano passado.

Claudia Mauro, em cena de Eu e Ela, no Teatro MuBE Nova Cultural - Foto: Desirée do Valle

Claudia Mauro, em cena de Eu e Ela, no Teatro MuBE Nova Cultural – Foto: Desirée do Valle

Coisas de casal
Olha o desespero da atriz Claudia Mauro em cena da comédia Eu e Ela, em cartaz no Teatro MuBE Nova Cultural, em São Paulo. No elenco estão também Renata Paschoal e Andre Dale. Toda quarta e quinta, 21h, até 15 de outubro.

Autógrafo
O livro Farol Distante, de Allison Santos, será lançado neste domingo (6), às 19h30, na rua Bela Cintra, 532, em São Paulo.

Matagal
Luiz Fernando Marques, o Lubi, faz sessões especiais com seu Teatro Kunyn, no parque Trianon, no feriadão da Independência. A peça é Orgia ou de Como os Corpos Podem Substituir as Ideias, baseada nas peripécias sexuais do argentino Tulio Carella, no Recife da década de 1960. Reza a lenda que o intelectual se fartou por lá, se é que vocês me entendem.

Cal Titanero, Nelsinho Rodrigues e Stella Portieri: tudo pronto para chegada de O Beijo no Asfalto em SP - Foto: Divulgação

Cal Titanero, Nelsinho Rodrigues e Stella Portieri: tudo pronto para chegada de O Beijo no Asfalto em SP – Foto: Divulgação

Abençoados
Cal Titanero e Stella Portieri foram pedir a bênção de Nelsinho Rodrigues, filho do grande dramaturgo Nelson Rodrigues. Tudo para subir ao palco com O Beijo no Asfalto, que estreia neste sábado (5), no Teatro Augusta, em São Paulo, com direção de Marco Antonio Braz, após sucesso no Rio. Fizeram muito bem.

Mamãe, o meu sapatinho
A peça O Mistério do Sapato Desaparecido volta com tudo no domingo (5), no Armazém Cultural SP. Todo domingo, às 15h, até 25 de outubro. Tá bom?

Estrela internacional, Sara Sarres fará O Fantasma da Ópera na China - Foto: Carlo Locatelli

Estrela internacional, Sara Sarres fará O Fantasma da Ópera na China – Foto: Carlo Locatelli

Atriz do mundo
Sara Sarres viaja para a China para se juntar ao elenco de O Fantasma da Ópera – Turnê Mundial. Fará Christine, seu papel da temporada de São Paulo em 2005. Sara fará récitas determinadas nas cidades de Guangzhou e Beijing, de setembro de 2015 a janeiro de 2016. Que chique.

Jung explica
A atriz Cléo De Páris tem tido sonhos turbulentos ultimamente.

Freud explica
O roteirista e dramaturgo Ricardo Inhan vive relação de amor e ódio com sua cidade natal, Guaxupé, no interior de Minas.

Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli em Why the Horse? - Foto: Sidnei Martins

Maria Alice Vergueiro e Luciano Chirolli em Why the Horse? – Foto: Sidnei Martins

Morte? Que nada!
Maria Alice Vergueiro, que encena seu velório desde o começo do ano e está mais viva do que nunca, pede para a coluna avisar que, assim que terminar sua temporada no Centro Cultural São Paulo, fará quatro apresentações grátis do seu Why the Horse? no Galpão do Folias, ali do ladinho do metrô Santa Cecília, em São Paulo. Anota aí as datas: 8 a 13 de setembro, de terça-feira a sábado às 21 horas e domingo às 20 horas. Vai ser o velório mais movimentado da cidade.

Autoria
Sabe as fotos em preto e branco de São Paulo que estão nos pontos de ônibus da avenida Paulista? São de André Stéfano, o fotógrafo mais famoso da praça Roosevelt.

Kleber Brianez e Rani Guerra em cena de 2POR4 - Foto: Divulgação

Kleber Brianez e Rani Guerra em cena de 2POR4 – Foto: Divulgação

Palhaços disputam
Sabe o Grupo Esparrama, aquele que faz peça em uma janela diante do Minhocão, em São Paulo? Pois é, os meninos vão se apresentar com a peça 2POR4 neste sábado (5) e domingo (6) no Itaú Cultural da avenida Paulista com entrada gratuita. Sempre às 16h. As sessões fazem parte do projeto Fim de Semana em Família. Que graça.

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *