Rapidinhas Teatrais

Fernanda Torres em A Casa dos Budas Ditosos: um dos melhores monólogos do teatro brasileiro - Foto: Luciana Prezia/Divulgação

Fernanda Torres em A Casa dos Budas Ditosos: um dos melhores monólogos do teatro brasileiro – Foto: Luciana Prezia/Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Viva Ubaldo
Tem gente se descabelando para conseguir um ingresso para uma das apresentações de A Casa dos Budas Ditosos no Teatro Porto Seguro, em São Paulo, neste fim de semana. Fernanda Torres faz antológica interpretação para a baiana devassa criada por João Ubaldo Ribeiro sob direção de Domingos de Oliveira. É um dos melhores monólogos da história do teatro brasileiro contemporâneo. Vale a pena o desespero.

Volta
O Barracão Teatro, de Campinas, já marcou seu retorno a São Paulo. Será em 12 de setembro, no Sesc Santana, com a peça Zabobrim, o Rei Vagabundo. Ê coisa boa!

Cena da peça Hysteria: sessão grátis no domingo - Foto: Jonatas Marques/Divulgação

Janaina Leite e Juliana Sanches em cena da peça Hysteria: sessão grátis no domingo – Foto: Jonatas Marques/Divulgação

Domingueira
Hysteria, a peça mais aclamada do Grupo XIX de Teatro, volta a ser apresentada em sua sede, na Vila Maria Zélia, neste domingo (23), às 13h. Antes, a artista plástica Liana Yuri vai receber o público na instalação Mecanismos de Impossibilidades. Depois, às 15h, tem a peça A Confissão de Leontina, da Cia. Com-fé-só. Na sequência, o compossitor Loop B promete botar todo mundo pra dançar. E o melhor: é tudo de graça. A coluna vai.

Gente
Personagens que muitos conhecemos por aí foram inspiração para a dramaturgia que Evill Rebouças escreveu para a Companhia de Teatro Heliópolis com direção de Miguel Rocha: A Inocência do Que Eu (Não) Sei. Estreia neste sábado (22), na Casa de Teatro Maria José de Carvalho, onde faz temporada gratuita até 4 de outubro. Todo mundo tem de ir.

Leão Lobo (em primeiro plano) está em cartaz na peça O Beijo no Asfalto - Foto: Zé Naklem/Divulgação

Leão Lobo (em primeiro plano) está em cartaz na peça O Beijo no Asfalto – Foto: Zé Naklem/Divulgação

Tem beijo gay
Jair Aguiar dirige mais uma versão do clássico O Beijo no Asfalto, de Nelson Rodrigues. Estreia na próxima quarta (26), no Espaço dos Parlapatões, em São Paulo, com o Grupo de Segunda da Cia. das Artes. No elenco, estão Antonio Netto, Diego Rodda, Fernanda Gonçalves, Niveo Diegues e o coleguinha Leão Lobo, que além de jornalista também é ator.

Convidada especial
A cantora Silvia Machete participa do espetáculo Baseado em FatosReais, de Fepa, nesta sexta (21) e sábado (22), sempre às 19h, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo. Fepa assina a direção com Janaina Leite. Boa dupla.

Shamel Pitts em Black Box: espetáculo internacional de graça em SP - Foto: Divulgação

Shamel Pitts em Black Box: espetáculo internacional de graça em SP – Foto: Divulgação

Internacional
Na próxima terça (25), tem o espetáculo performático Black Box, do bailarino norte-americano Shamel Pitts, que integra a Batsheva Dance Company, de Israel. A sessão começa às 20h, no Itaú Cultural da avenida Paulista e integra a programação do Terça Tem Teatro. É de graça e os ingressos são distribuídos meia hora antes. Entre os temas da peça, está o lugar do negro jovem na sociedade. É bom refletir.

Agenda
Kiko Marques já tomou a decisão. A nova temporada da peça F(r)icção faz temporada nova no Espaço dos Parlapatões entre 29 de agosto até 3 de outubro. Sempre sábado, às 22h. Anotou?

Mistura fina
O texto da peça F(r)icção, montagem da Cia. Haú, mistura Marcelino Freire e Plínio Marcos. Coisa boa.

Cléo De Páris, ao lado de Robson Catalunha: a mais bela da noite de estreia de Hipóteses para o Amor e a Verdade - Foto: André Stéfano

Cléo De Páris, ao lado de Robson Catalunha: a mais bela da noite de estreia de Hipóteses para o Amor e a Verdade – Foto: André Stéfano

Beleza rara
Cléo De Páris foi a mulher mais bonita no lançamento do filme Hipóteses para o Amor e a Verdade, na noite desta quinta (20), no Cine Belas Artes, em São Paulo. Por mais que muitas por aí sonhem em roubar seu lugar, ela é a musa número 1 do Satyros. Assim como Phedra D. Córdoba é a diva. Isto não se discute. Veja todo mundo que foi.

Tempos pós-modernos
Sabe esse povo que vive uma vida paralela na internet? Pois é. Gente assim inspirou a peça Nó na Garganta, da Cia. Trilha de Teatro em parceria com o Grupo Tescom de Teatro, de Santos. Estreia no Viga Espaço Cênico, em São Paulo, dia 5 de setembro. Fica por lá até o fim do mês sempre sábado, 21h, e domingo, 19h. A peça tem texto e direção de Ronaldo Fernandes. No elenco, estão Alex Feliz, Ana Paula Silva, Karla Lacerda, Marco França e Pedro Norato. Estão todos convidados.

Christian Joseph vai virar Michael Jackson no dia em que o Rei do Pop faria 57 anos no palco do Teatro APCD - Foto: Divulgação

Christian Joseph vai virar Michael Jackson no dia em que o Rei do Pop faria 57 anos no palco do Teatro APCD – Foto: Divulgação

Michael não morreu
Christian Joseph, cover de Michael Jackson, vai homenagear seu ídolo no dia em que ele completaria 57 anos: fará um show no dia 29 de agosto, às 21h30,no Teatro APCD, em Santana, São Paulo. Garante todos os hits no repertório. Vai bombar.

Riso e improviso
O Teatro Folha, em São Paulo, aposta em um novo espetáculo de humor. Estreia em 4 de setembro a peça Os Fulanos, que vai misturar stand-up com esquetes. No palco, está a dupla Dedé e Pul, sensação da internet. A temporada vai até 30 de outubro, toda sexta, meia-noite. Estão todos convidados.

Kiara Sasso, Roberto Justus e Ícaro Silva: musicais viram pauta na TV - Foto: Edu Moraes/Divulgação

Kiara Sasso, Roberto Justus e Ícaro Silva: musicais viram pauta na TV – Foto: Edu Moraes/Divulgação

Eu canto e danço
Estrelas do mundo dos musicais brasileiros, os atores Kiara Sasso e Ícaro Silva participam do programa Roberto Justus + neste domingo (23), depois da meia-noite. O tema é A Broadway É Aqui. Nada mais justo, já que os musicais são um sucesso danado.

Na ponta do pé
A exposição Trajetória(s), que celebra os 40 anos da bailarina Mariana Muniz, está fazendo tanto sucesso que foi prorrogada até 30 de setembro no Centro de Referência da Dança, em São Paulo. Ainda bem.

Lucianno Maza passa temporada em Portugal - Foto: Guilherme Silva/Divulgação

Lucianno Maza passa temporada em Portugal – Foto: Guilherme Silva/Divulgação

Terrinha
Lucianno Maza, artista que tem trânsito livre tanto no teatro paulistano quanto no carioca, agora aportou em Portugal. O dramaturgo e diretor faz parceria com a companhia portuguesa Teatro Estúdio Fontenova, que está celebrando 30 anos. Ele dirige com os lusitanos sua peça Carne Viva, que estreou nesta quinta (20), no Festival Internacional de Teatro de Setúbal, a 17ª Festa do Teatro. Além disso, o moço ainda lança por lá seu livro Teatro, com cinco peças de sua autoria, além de discutir a identidade afroportuguesa nos palcos. Danado.

Teatro sampleado
O Núcleo Bartolomeu de Depoimentos segue a ocupação do histórico Teatro de Arena. No dia 28 de agosto estreia por lá Vai te Catar, clássico de seu repertório. Fica em cartaz até 13 de setembro, sexta e sábado, 21h, e domingo, 19h. Mistura de teatro e hip hop.

André Latorre: ele quer voltar com Cabaret - O Musical - Foto: Bob Sousa

André Latorre: ele quer voltar com Cabaret – O Musical – Foto: Bob Sousa

Venha pro Cabaret…
O diretor André Latorre só tem um pensamento ultimamente: fazer nova temporada de Cabaret – O Musical, com sua Cia. Instável. A obra foi sucesso retumbante em 2013 e 2014, com fila na porta horas antes de o teatro abrir e gente se engalfinhando por um ingresso. Com certeza, público não faltará, meu bem. Porque a vida é um cabaret…

Estreia
A Tempestade, de William Shakespeare, entra em cartaz no Tucarena a partir desta sexta (20). A estrela do elenco é Celso Frateschi.

Maria Alice Vergueiro, no camarim de Why the Horse? - Foto: Bob Sousa

Maria Alice Vergueiro, no camarim de Why the Horse? – Foto: Bob Sousa

Sobrevivente
Maria Alice Vergueiro, nossa grande atriz, encena novamente seu velório em nove apresentações da peça Why the Horse?, no Centro Cultural São Paulo (que tem curadoria teatral de Kil Abreu) a partir desta sexta (21). O elenco tem ainda Luciano Chirolli, Carolina Splendore, Alexandre Magno, Robson Catalunha e Rafael Faustino. A obra já rodou boa parte dos teatros paulistanos. Prova de que Maria Alice está mais viva do nunca. Graças a Deus.

Intimista
A ótima peça A Última Carta, dirigida por Elisa Fingermann e Paulinho Faria, segue em cartaz no Espaço Contraponto, na Vila Madalena. Tem esta sexta (21), às 21h30, e no sábado (22), às 21h. Vale a pena ver.

Máquina do tempo
Já está marcada a data de estreia da peça Do Amor, texto inédito no Brasil do francês Phillippe Minyana: 3 de setembro, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, em São Paulo. A direção é de Francisco Medeiros, o Chiquinho. No elenco, estão Amanda Banffy, Carlos Baldim, Gustavo Duque e Laís Marques. Vivem dois casais que serão mostrado aos 30 e aos 70 anos. Como o amor resiste à passagem do tempo?

Cena da peça Do Amor - Foto: Flavio Barollo

Quarteto em cena: cena da peça Do Amor, que estreia em setembro em SP – Foto: Flavio Barollo

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *