Rapidinhas Culturais

Peça criada por Andy Warhol está exposta na Oca - Foto: Divulgação

Peça criada por Andy Warhol está exposta na Oca – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Eureca
Sabe aquelas invenções que impactaram o mundo? Todas estão reunidas na Oca do parque do Ibirapuera, em São Paulo, na exposição Invento – As Invenções que nos Inventaram.

Puro glamour
A peça mais famosa exposta é a guitarra elétrica criada por ninguém menos do que Andy Warhol para o grupo de rock norte-americano Velvet Underground. Luxo só.

Guitarra de Andy Warhol que está na Oca - Foto: Divulgação

Guitarra de Andy Warhol que está na Oca – Foto: Divulgação

Show e festa
Vânia Bastos vai celebrar os 30 anos da Discoteca Oneyda Alvarenga do Centro Cultural São Paulo com show no próximo dia 30 de agosto, às 18h. No repertório, sucessos de nomes como Elis Regina, Gal Costa e até Rita Pavone. Que graça.

Som ao redor
O músico Beto Strada vai dar a oficina O Som e a Cena entre 26 e 28 de agosto no Sesc São José dos Campos, no interior paulista.

Elza Soares faz show em São Paulo no Teatro Augusta - Foto: Divulgação

Elza Soares faz show em São Paulo no Teatro Augusta – Foto: Divulgação

Diva
Elza Soares, nossa grande cantora, faz o show A Voz e a Máquina no dia 24 de agosto, segunda, às 21h, no Teatro Augusta, em São Paulo. Estão todos convidados.

Viva a leitura
A praça Daniel Campos Rabelo, no bairro Cariru, em Ipatinga, no Vale do Aço Mineiro, vai amanhecer na próxima segunda (24) cheia de livros. E a população vai poder levar para casa as obras que tiver interesse. A bela iniciativa é da Casa Cult Darci Di Mônaco e se chama Livros nas Praças. Parabéns.

Após sucesso na TV, Maria Christina lança disco no Tom Jazz - Foto: Divulgação

Após sucesso na TV, Maria Christina lança disco no Tom Jazz – Foto: Divulgação

Disco na praça
A cantora Maria Christina, que participou dos realities Ídolos e The Voice Brasil, lança seu primeiro disco, Meu Vício, no Tom Jazz, em São Paulo, no dia 26 de agosto. A menina tem talento.

Faz parte do meu show
A Banda Trinca Acústica comemora 12 anos de sucesso em eventos corporativos e festas particulares. O grupo faz 230 apresentações por ano. Que coisa.

Muita história pra contar: Matriz de Nossa Senhora do Ó é o cartão postal da Freguesia do Ó - Foto: Divulgação

Muita história pra contar: Matriz de Nossa Senhora do Ó é o cartão postal da Freguesia do Ó – Foto: Divulgação

Funk da periferia
A Freguesia do Ó, um dos bairros mais tradicionais de São Paulo, completa 435 anos no próximo dia 29 de agosto. As celebrações já vão de vento em popa por lá na Casa de Cultura Salvador Liguabe, no largo da Matriz de Nossa Senhora do Ó. Ah, Adriana Macedo e Bruna Cristina Ferreira, coleguinhas queridas da coluna, são do bairro.

Sou da Freguesia do Ó
A programação é gratuita. Nesta sexta (21), 19h30, será exibido o documentário Cenas de um Bairro, História de uma Cidade. No sábado (22), 19h30, tem o espetáculo de dança Som da Alma. Já no domingo (23), haverá shows gratuitos no projeto Rock in Frega a partir das 14h. Contará com as bandas Não Ouçam Vozes Alheias, Útero Punk, Faces de Algo, Amoradia do Som, D’acapa, Cidarttas e Projeto 12. Ufa.

Heróis da resistência
Um grupo de artistas especiais expõe suas obras no shopping Pátio Guarulhos, na grande São Paulo, a partir de 21 de agosto. Impossibilitados de utilizar as mãos por conta de deficiência ou acidentes, todos os quadros exibidos foram pintados com a boca e com os pés. Grande exemplo.

Luiza Gottschalk e Paulinho Faria em cena de Hipóteses para o Amor e a Verdade, filme do Satyros - Foto: Divulgação

Luiza Gottschalk e Paulinho Faria em cena de Hipóteses para o Amor e a Verdade, filme do Satyros – Foto: Divulgação

Tela quente
Hipóteses para o Amor e a Verdade, primeiro filme do Satyros, estreia no cine Belas Artes, em São Paulo, nesta quinta (20). O diretor Rodolfo García Vázquez pede que todos apareçam na primeira semana, para que o filme possa ser mantido em cartaz. Já foi comprar seu ingresso?

Vernissage
O artista plástico Neno Ramos abre sua exposição individual nesta quarta (19) no Club Athetico Paulistano.

Dançando
O projeto Coreógrafos do Sesc Pinheiros apresenta entre 25 de agosto e 2 de setembro o espetáculo de dança Stage Proof 14/15, com a bailarina Paula Zonzini e coreografia de Alex Soares. Sempre terça e quarta, 20h30, na praça, de graça. Vai, gente.

MACHO discute masculinidade com dança - Foto: Gustavo Lemos

Em MACHO, Lineker discute masculinidade com dança – Foto: Gustavo Lemos

Coisa de homem
O bailarino Lineker faz a coreografia MACHO, sob orientação de Adriana Grechi, na Funarte de São Paulo, nos dias 28 e 29 de agosto, às 20h. Vai discutir o lugar da masculinidade no mundo de hoje.

HQ
A cidade de Canoas recebe nos dias 22 e 23 de agosto a ComicCON RS, principal convenção de quadrinhos e cultura pop do Rio Grande do Sul. Além da presença do artista britânico Peter Milligan, o evento tem participação de mais de 60 artistas nacionais. Coisa boa.

Ilhabela, no litoral norte paulista, sedia salão de artes - Foto: Divulgação

Ilhabela, no litoral norte paulista, sedia salão de artes – Foto: Divulgação

Arte à beira mar
Ilhabela, no litoral norte paulistano, vai respirar arte neste fim de semana. Acontece por lá o 38º Salão de Artes Plásticas de Ilhabela. O evento terá a participação de nomes de peso da arte contemporânea brasileira. Katia Canton, curadora do MAC, Oscar D’Ambrósio, integrante da Associação Internacional de Críticos de Arte, e Paulo Klein, crítico e curador, se reúnem neste sábado (22) para escolher os melhores trabalhos que concorrem ao prêmio Waldemar Belisário. O coquetel de abertura para revelação dos ganhadores será no dia 28 de agosto. Chiquérrimo.

 

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *