Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Luciano Szafir (à esq.) com o elenco da peça Closer – Perto Demais: em SP – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Ai, o amor…
A paixão e os relacionamentos afetivos cada vez mais líquidos neste mundo pós-moderno são tema do espetáculo Closer – Perto Demais. A montagem tem no elenco o ator Luciano Szafir, astro da novela Os Dez Mandamentos (Record). Na peça, ele contracena com Paula Moreno, Karen Mota e Rafael Sardão. Após sucesso no Rio, a obra dirigida por Andrea Avancini tem sessões até 26 de julho no Teatro MuBE Nova Cultural (r. Alemanha, 221, Jardim Europa), em São Paulo. Sábado, 21h30, e domingo, 18h. A autoria é do inglês Patrick Marber. Estão todos convidados.

Teatro luso-brasileiro
A peça Auto da Barca do Inferno terá sessão especial na Virada Cultura de São Paulo. O clássico do português Gil Vicente montado pela Cia. das Artes tem sessão grátis no domingo (21), 17h30, no Teatro Commune. A direção é de Antonio Netto. Vai lotar.

Roberto Bomtempo vive Raul Seixas em musical no Teatro Rival, no Rio – Foto: Divulgação

Toca Raul
O ator Roberto Bomtempo, premiado pela série Conselho Tutelar na Record, vive nos palcos Raul Seixas, um dos inventores do rock brasileiro. Após rodar o Brasil com a peça Raul Fora da Lei, já vista por mais de 250 mil pessoas, ele aporta no Teatro Rival, no centro do Rio, nesta sexta (19) e sábado (20), às 19h30. A encenação tem música ao vivo sob comando da banda M-743. A direção musical é de Igor Eça. Com certeza, vai tocar Raul.

Eu voltei…
Quando Eu Era Bonita volta ao cartaz neste sábado (20), às 22h, no Espaço dos Parlapatões. A peça tem Lulu Pavarin e Ester Laccava no elenco. Ficará até 12 de julho, sábado, 22h, e domingo, 21h. A praça Roosevelt já está em festa. Leia a crítica.

Ivam Cabral (na foto, em Pessoas Perfeitas) agora só pensa em Pessoas Sublimes – Foto: André Stefano

Pessoas Sublimes
Por falar em praça Roosevelt, Ivam Cabral revelou que a próxima peça de seu grupo, Os Satyros, será Pessoas Sublimes. Assim como Pessoas Perfeitas, foi escrita por ele e seu companheiro Rodolfo García Vázquez. “O cenário é o condomínio Terceiro Lago, no bairro de Parelheiros, extremo da zona sul da cidade de São Paulo”, adianta Ivam. Segundo ele, mais uma vez “a solidão da cidade grande é o ponto de partida” da peça “que tem como protagonista a morte”.

Pessoas Sublimes 2
Ivam entrega os nomes das personagens: “O roteiro conta, dentre várias, a história de Sonata, que vai viver com sua irmã Melodia, após descobrir uma doença terminal; de Doresdei, a jovem deprimida e sonhadora, que vem passar uns tempos com a tia Dorremi; e de Uilso, dedicado jardineiro e canibal”. Vem coisa forte por aí.

Pessoas Sublimes 3
Os ensaios de Pessoas Sublimes começam em julho. A estreia está marcada para outubro deste ano. “Não se aproxime desse trabalho desavisadamente, porque você vai se emocionar”, anuncia Ivam.

Processado
Em meio aos preparativos da nova peça, Ivam Cabral passa por um dissabor: foi processado por um vizinho de Parelheiros. É que ele entrou em uma propriedade privada, cujos vizinhos haviam viajado e deixado seus cachorros sem comida nem água. Ivam, sempre preocupado com os bichos, entrou no local sem autorização para salvar a vida dos caninos. Em vez de ouvir um muito obrigado, foi processado. O mundo anda tão complicado…

Phedra D. Córdoba, na praça Roosevelt: ela vai estrear Phedra por Phedra – Foto: Bob Sousa

Phedra por Phedra
A partir da próxima quarta (24), Phedra D. Córdoba, a diva do Satyros, da praça Roosevelt e da coluna, vai celebrar seus 77 anos, completados em maio, no palco. Ela é a estrela absoluta da peça-show-performance Phedra por Phedra, na qual vai descortinar suas memórias. A direção é de Robson Catalunha, a quem Phedra chama de Pequeno Notável.

Phedra por Phedra 2
Serão sete quartas-feiras nas quais Phedrita receberá convidados mais do que especiais, além de cantar músicas que fazem parte da trajetória da artista cubana mais amada do Brasil. Robson vasculhou o baú de Phedra e promete que ela vai revelar no palco pérolas de sua história. Aguardemos, ansiosos.

O dramaturgo Sérgio Roveri: peça vai ser lida por Bia Seidl e Pascoal da Conceição – Foto: Bob Sousa

Beabá
Sérgio Roveri promove a leitura de sua peça Não Contém Glúten na próxima terça (23), às 21h, no Instituto Cultural Capobianco, dentro do projeto Terceira Margem III. Bia Seidl e Pascoal da Conceição serão os atores responsáveis por dar vida aos personagens. Excelente escolha.

Só no gogó
Thiago Adorno anda fazendo sucesso com seu Oscaricato Show, toda sexta, meia-noite, no Teatro Folha, no shopping Pátio Higienópolis, em São Paulo. Vai até 26 de junho. Nesta sexta (19), participam Adriane Galisteu, Marcos Tumura, Simone Gutierrez e Lu Vitti. Já na sexta da semana que vem (26), é a vez de Sabrina Sato subir ao palco e soltar a voz para encerrar a temporada. Essa japa é danada.

América Vizinha grátis em Campinas neste fim de semana: os atores Juan Manuel Tellategui, Vinicius Brasileiro e Daniel Viana em cena da peça dirigida por Juliana Sanches – Foto: Patrícia Ribeiro

A Viagem
Os atores da peça América Vizinha, dirigida por Juliana Sanches, estão fazendo as malas. Vão passar o fim de semana em Campinas, interior de São Paulo, onde a peça será encenada neste sábado (20), às 20h, e no domingo (21), às 18h, no Centro Cultural Casarão. É de graça.

Pesquisa profunda
América Vizinha é a primeira peça do grupo Los Cucarachos, surgido nos núcleos de pesquisa do Grupo XIX de Teatro, na Vila Maria Zélia, em São Paulo. O espetáculo é inspirado no livro O Século do Vento, do uruguaio Eduardo Galeano, que morreu em abril deste ano para tristeza de todos nós.

Temporada em SP: Noctiluzes tem atores de Brasília em texto de dramaturgo argentino – Foto: Diego Bresani

Intercâmbio
Os meninos da Cia. Plágio de Teatro, Chico Sant’Anna, Vinicius Ferreira e Sergio Sartório, pediram para o dramaturgo argentino Santiago Serrano escrever o texto de sua nova peça. É Noctiluzes, que estreia no dia 8 de julho, às 20h30, no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo. A turma é a mesma da excelente peça Cru, que abocanhou 13 prêmios. Coisa boa.

Intercâmbio 2
Serrano conta à coluna que gostou muito de ver seu texto nas mãos dos diretores Sérgio Sartorio e Rachel Mendes: “Adorei os atores e sua entrega. Noctiluzes foi um projeto louco e juntos o tornamos realidade. O resultado final é ótimo e vale a pena assistir sem dúvida”. Ele sabe vender seu peixe.

Cléo De Páris ao lado de seu sobrinho, Ian: os quatro olhos mais lindos do Rio Grande do Sul – Foto: Arquivo pessoal/Reprodução

Tudo em casa
A atriz Cléo De Páris está contente. Passou os últimos dias no Rio Grande do Sul, sua terra natal, ao lado de seu sobrinho fofíssimo, Ian. Ela é tia coruja. Está certíssima.

Volta pra casa
Mal voltou para São Paulo, Cléo foi assistir Why The Horse?, a densa peça na qual a atriz Maria Alice Vergueiro encena seu próprio funeral. Das nuvens ao underground.

Balzaquiana
A Cia. Pia Fraus celebra suas três décadas de vida na Mostra Pia Fraus 30, que será realizada entre 26 de junho e 5 de julho na Caixa Cultural São Paulo, em frente à praça da Sé, no centro. Três peças terão entrada gratuita: os infantis Círculo das Baleias e O Vaqueiro e o Bicho Froxo, e a montagem adulta Transgressões. Vai, gente.

Laura Cardoso prorrogou temporada de sua peça, A Última Sessão: Foto: Bob Sousa

Mais um pouquinho
A peça A Última Sessão anda fazendo tanto sucesso junto ao público do Teatro Raul Cortez, em São Paulo, que a temporada foi prorrogada até 26 de julho. Laura Cardoso, Miriam Mehler, Nívea Maria, Etty Fraser, Gésio Amadeu, Sonia Guedes, Sylvio Zilber, Gabriela Rabelo, Yunes Chami e Marlene Collé estão contentíssimos. A direção é de Odilon Wagner, também autor do texto. Ver atores maduros no palco é sempre uma delícia.

Promoção
O talk show teatral Vem com Smigol está com promoção para se despedir do Teatro dos Grandes Atores, na Barra da Tijuca, no Rio. Nos dias 19, 20, 26 e 27 de junho os ingressos baixaram de R$ 80 para R$ 30. Nesta sexta (19), participa o ex-jogador do Vasco Mauro Galvão. Já no sábado (20) é a vez do jogador do Botafogo Daniel Carvalho subir no palco. Bola e teatro juntinhos.

Grande encontro
Começou nesta quinta (18) e vai até o próximo dia 28 de junho na Grande Porto Alegre o 4º Festival de Teatro Popular – Jogos de Aprendizagem. A parceria é entre a Tribo de Atuadores Ói Nóis Aqui Traveiz e o Programa Iberescena. Os grupos El Rayo Misterioso e El Baldío Teatro, da Argentina, e o Teatro Taller de Colômbia estão na programação. Viva a união latino-americana nos palcos.

Fala Comigo Antes da Chuva Cair está no Viga Espaço Cênico – Foto: Divulgação

Casal 20
Imagine só juntar o dramaturgo norte-americano Tennessee Williams com o dramaturgo paranaense Mário Bortolotto? Esta é a ideia da peça Fala Comigo Antes da Bomba Cair, que estreia no próximo dia 24 de junho, no Viga Espaço Cênico. Fica por lá até 30 de agosto, às quartas e quintas, sob direção de Carla Candiotto. No elenco, estão Natalia Gonsales e Flávio Tolezani. Lindo casal.

Que eu quero passar…
Os meninos do Lume Teatro, de Campinas, realizam entre 26 de junho e 3 de julho a oficina-montagem Abre-Alas, no recém-inaugurado Sesc Jundiaí, no interior paulista. Inscrições abertas.

Para todos
A Cia. do Tijolo e o Tusp lançam na próxima quarta (24), às 20h, na sede da rua Maria Antônia, em São Paulo, a segunda edição da publicação Cadernos aParte. O livro, que será distribuído gratuitamente, traz o Dossiê Cia. do Tijolo e o material do espetáculo Cantata para um Bastidor de Utopias. Vai ter sarau.

Alexandre D’Angeli na performance Resíduo: encontro internacional em Campinas – Foto: Jorge Etecheber

Marcas de Abramović…
A performance está na boca do povo. Começa nesta sexta (19) o projeto Performance em Encontro, que acontece no Sesc Campinas, interior de São Paulo. São 55 artistas ou coletivos nacionais e internacionais convidados. Há gente importante na arte performática vinda da Argentina, do México, da Colômbia, do Chile, de Portugal e do Canadá. Entre os brasileiros, está Alexandre D’Angeli, com a performance Resíduo. A turma performática dará o ar de sua graça por lá até 30 de junho. Toda a programação é gratuita. Lá em Nova York, Marininha Abramović deve estar contentíssima com sua arte tão difundida no Brasil. Sobretudo depois de sua longa temporada no Sesc Pompeia.

Há vagas?
Urinal anda fazendo tanto sucesso no Teatro do Núcleo Experimental que tem gigante lista de espera para ver o musical. Parabéns à equipe sob comando do diretor Zé Henrique de Paula e sob a batuta da produtora Claudia Miranda.

Em cartaz no Viga Espaço Cênico, espetáculo Reza Paz tem no elenco a atriz Giulianna Corrreia – Foto: Divulgação

Oração
Em tempos que crianças são apedrejadas nas ruas brasileiras por processar fé diferente de seus agressores, nada melhor do que ver um espetáculo que discute de uma forma abrangente a relação do homem com Deus. Este é o caso de Reza Paz, do Grupo Uzina Azul e que está em cartaz no Viga Espaço Cênico, em São Paulo. Sempre aos sábados, às 17h. No palco, 12 artistas falam da relação entre o homem e o divino, sob direção de Prem Tirtha. Fica até 25 de julho, com ingresso a R$ 30. No elenco, estão Alberto Cândido,Ana Lisa,Claudio Del Puente, Danilo Montoni,Ellen Silvestre, Giulianna Correia,Larissa Maia, Lira Leal, Mírian Brasil, Mariana Marinho, Rudra e Simone Marinho. Gente jovem reunida.

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    1. Interessante é que votei pelo Bomtempo no Prêmio Contigo de TV justamente por seu trabalho em “CONSELHO TUTELAR”. Votei também na Cássia Linhares. De fato o Bomtempo recebeu a Medalha de Mérito Pedro Ernesto pela Câmara Municipal carioca. Já quanto ao outro papel, respeito porém não tenho qualquer interesse.
    2. Gostei muito do esmalte coral usado por Laura Cardoso. Como ela é antenada! Essa cor dominou várias coleções de moda verão neste ano.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *