Musical grátis homenageia cultura caipira em SP

Musical Sabiás do Sertão terá sessões grátis em SP – Foto: Claudia Junqueira

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Mergulhado na crescente onda sonora do sertanejo universitário comercial, o Brasil, muitas vezes, tem dado as costas para os tradicionais nomes que impulsionaram a cultura musical caipira no interior do País.

Mas, felizmente, há resistência cultural. E nos palcos.

A peça Sabiás do Sertão, da Cia. Cênica, é ambientada justamente no mundo interiorano da viola caipira, cuja preservação foi porta-bandeira de nomes como Inezita Barroso (1925-2015).

A montagem terá duas sessões grátis no próximo fim de semana em São Paulo.

Vindo de São José do Rio Preto, no interior paulista, o grupo se apresenta no Centro Cultural da Juventude (av. Deputado Emílio Carlos, 3.641, Vila Nova Cachoeirinha).

A sessão de sábado (13) começa às 18h, no Mirante do CCJ. Já no domingo (14), às 17h, a peça é apresentada na Área de Convivência do CCJ, sempre livre para todos os públicos.

A encenação apresenta grandes ícones da música caipira, por meio da trajetória de Cascatinha & Inhana, primeira dupla sertaneja formada por marido e mulher e que difundiu a chamada cultura de raiz.

Referências circenses compõem o panorama estético do espetáculo. No repertório do musical genuinamente nacional estão toadas, guarânias, rasqueados, boleros, rancheiras e canções.

A peça já viajou boa parte do Brasil e foi eleita pelo público a melhor montagem nacional no FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco & Rua de Belo Horizonte) no ano passado.

Curta a nossa página no Facebook

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos palcos e nos bastidores

Descubra a cultura de uma maneira leve e inteligente

Todas as notícias que você quer saber em um só lugar

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *