Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Bianca Tadini, Elias Andreato e Marília Gabriela, de Branca de Neve – Foto: João Caldas

POR MIGUEL ARCANJO PRADO

Mocinha
Olha aí, que graça, Marília Gabriela, de Branca de Neve, em sua volta ao teatro. A jornalista e atriz faz sessão de pré-estreia para convidados selecionados a dedo no Teatro Faap, neste sábado (28) da peça Vanya e Sonia e Masha e Spike. A montagem celebra 40 anos de carreira do diretor Jorge Takla e é a primeira comédia que o moço dirige. A estreia para o público será só na próxima sexta (6).

Glória
O elenco da peça, além de Gabi, tem ninguém menos do que Teca Pereira, que volta aos palcos em grande estilo. O público paulistano estava morrendo de saudades dela. O espetáculo ainda tem o poderoso Elias Andreato, Patrícia Gasppar, Bruno Narchi e Bianca Tadini.

Teca Pereira e Marília Gabriela em cena da peça – Foto: João Caldas

Dupla
Falando em Bianca Tadini, foi ela quem fez, ao lado de Luciano Andrey, a versão brasileira do espetáculo escrito por Christopher Durang. A dupla está com moral em fazer versões nacionais para textos da Broadway. Attilio Baschera e Gregorio Kramer fizeram o cenário. Já os figurinos foram desenhados por Theodoro Cochrane, o filho caçula de Gabi. Ah, a temporada vai até 19 de julho.

Momento atriz
A dedicação exclusiva à peça foi um dos motivos que Gabi alegou que a levaram a deixar seu programa no SBT.

A arte imita a vida
Na peça, Gabi vive uma estrela que namora um rapaz 30 anos mais jovem. Mas não tem inspiração nenhuma em sua vida real nem em seu namoro com Reynaldo Gianecchini, já coisa do passado. A peça, inspirada em Tchekhov, causou frisson na Broadway. Tanto que levou o Tony Award de melhor peça em 2013. É que Gabi gosta de coisa fina, né?

Vovó e Chapeuzim: Cia. Articularte completa 15 anos – Foto: Divulgação

Parabéns
A Cia. Articularte, um patrimônio do nosso teatro de bonecos, está fazendo 15 anos. E é o público infantil que ganhará presente. Para ser mais específico, três de uma vez só. Coordenada por Dario Uzam e Surley Valério, a trupe fará uma mostra de repertório no Teatro Espaço Promon (av. Juscelino Kubitschek, 1830), em São Paulo. Serão encenados Chapeuzim Vermelho e o Lobo Marrom, O Trenzinho Villa-Lobos e A Cuca Fofa de Tarsila. As peças serão exibidas todos os domingos de março, às 15h30. Depois da celebração farta, a Articularte deve estrear ainda este ano a peça inédita Jorginho e o Dragão Camaleão. Esperemos.

Namoradinha
A peça A Volta para Casa encerra temporada neste domingo (1º) no Teatro Sérgio Cardoso, em São Paulo. A direção é de ninguém menos que Regina Duarte.

Há vagas
Ainda estão abertas as inscrições para a oficina-montagem do musical Beatles num Céu de Diamantes em São Paulo, parceria da Möeller & Botelho e a Conteúdo Teatral. A obra é compilado de canções de Beatles. Interessados em uma das 30 vagas devem mandar foto, currículo e telefone de contato para beatlesdiamantes@outlook.com. As aulas começam em 6 de março, no Teatro dos Arcos, na Liberdade, em São Paulo. Sempre sexta e domingo, das 13h às 19h, por quatro meses. Os nove melhores alunos serão selecionados para o musical.

Carla Candiotto transformou escorredores em luminárias – Foto: Divulgação

Haja luz
Casal na vida real, Carla Candiotto e Rodrigo Matheus estão unidos na peça Simbad, o Navegante. A união é luminosa. Eles transformaram antigos escorredores de macarrão em luminárias para a peça que estreia neste sábado (28) no Teatro do Sesc Pompeia. Quanta criatividade, né?

Cura
Ivam Cabral, que passou recentemente por tratamento para combater um câncer, anuncia: “Estou curado”.

Cura 2
Após ficar internado, Ivam volta para casa neste fim de semana. Por conta da radiação, ficará isolado por dois ou três dias. “Depois, vida normal e eu tenho certeza, absoluta mesmo, que tudo isso será deixado no passado”. A quem torceu por ele, manda o recado: “Um beijo carinhoso e obrigado pelo carinho”. É isso aí, Ivam.

Angela Barros, Maristela Bueno, Fransérgio Araújo, Patrícia Vilela e Elder Fraga – Foto: Divulgação

Nóia
O diretor Elder Fraga e a roteirista Maristela Bueno receberam amigos no MuBE, nesta quinta-feira (26), para o lançamento do curta Nóia, protagonizado por Patrícia Vilela. No filme, ela faz uma dependente química. Na foto, os três estão com Angela Barros e Fransérgio Araújo, também do elenco. A exibição fez parte do projeto Cine Guerrilha.

Eu voltei
Depois de longa temporada em sua terra natal, a Bahia, a atriz Danielle Rosa está de volta a São Paulo. E trouxe chuva farta com ela. Que bom.

Grupo Trama, de BH, apresenta A Alma Encantadora das Ruas em SP – Foto: Patrícia Matos

Viagem marcada
O Grupo Trama de Teatro, de Belo Horizonte, já está preparando as malas. Tudo por conta de uma temporada entre 6 e 8 de março no Galpão do Folias, ali do ladinho do metrô Santa Cecília, em São Paulo, com a peça A Alma Encantadora das Ruas. A obra é uma adaptação livre de Reinaldo Maia, do Folias, do texto clássico de João do Rio, o primeiro grande repórter brasileiro. Epaminondas Reis dirige Carlos Henrique e Rose Brant em uma peça que reflete a dureza do ambiente urbano.

Gente é diferente
Enquanto alguns deputados de Brasília tem verdadeiro horror em ouvir a palavra diversidade sexual, o Festival de Teatro de Curitiba adora. Tanto que selecionou três peças em sua Mostra Oficial de 2015 que abordam o tema: a brasileira Pessoas Perfeitas, do Satyros, a norte-americana Surfacing e a dinamarquesa Double Rite.

Nudez: peça dinamarquesa Double Rite estará no Festival de Teatro de Curitiba – Foto: Divulgação

Em tempo
Ah, anote na agenda para não esquecer. O Festival de Teatro de Curitiba será realizado entre 25 de março e 5 de abril. Anotou?

Festa no busão
A Trupe Sinhá Zózima, que sempre fez suas peças dentro de um ônibus, ficou tão contente com o anúncio de ônibus noturnos pela Prefeitura de São Paulo que resolveu festejar. Os artistas marcaram uma festança no Terminal Parque Dom Pedro II, no centro paulistano, entre 0h30 e 2h na madrugada de sexta (27) para sábado (28). É a segunda edição do Motiva Bus. O DJ Rodrigo Silva promete um set list para abalar as estruturas. Ele adianta para a coluna que já selecionou muito groove, soul, rap, reggae e samba-rock. Ai, que gostoso!

Marina Abramovic: expoente da performance em São Paulo – Foto: Divulgação

Vem, Marina!
A turma do Sesc Saõ Paulo está em polvorosa. Tudo porque começa dia 10 de março e vai até 10 de maio no Sesc Pompeia a exposição Terra Comunal – Marina + MAI, de ninguém menos do que Marina Abramovic, o maior nome da performance mundial. É a maior retrospectiva da artista na América do Sul. Para quem não sabe, Marininha é sérvia nascida em Belgrado, mas é radicada em Nova York, que ela não é boba. Além da mostra gigante, Marina vai se encontrar com o público no Teatro do Sesc Pompeia por oito vezes seguidas. É contato com o povo que não acaba mais. Ainda bem.

Passando o chapéu
Em 2010, Mateus Monteiro e Lara Hassum encenaram Fala Comigo Doce Como a Chuva, de Tennessee Williams, para um projeto de vídeo com direção de André Garolli. Cinco anos depois, voltaram à história em uma peça que junta dois textos do grande dramaturgo norte-americano: o que eles já encenaram e Lembranças de Bertha. O compilado resultou na obra Memórias (Não) Inventadas, que ainda tem no elenco Fernanda Viacava. Para juntar grana para levantar a montagem, o grupo optou por financiamento coletivo. As cotas vão de R$ 30 a R$ 2.000 (vai que tem alguém rico por aí, né?). Quem doar vai ganhar mimos, como DVDs, livros, convites e até o nome impresso no programa da peça. Se gostou da ideia e tá com a carteira cheia, clique aqui.

Agenda Cultural da Record News com Miguel Arcanjo Prado

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Saiba o que os atores fazem nos bastidores

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer está num só lugar: veja!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *