Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

O autor Ney Piacentini: livro analisa carreira de Eugênio Kusnet – Foto: Bob Sousa

País com memória
Ney Piacentini, nosso homem de teatro, está contando as horas para a próxima segunda-feira (9). Às vésperas do Mundial, ele lança no Teatro de Arena, em São Paulo, a partir das 20h, o livro Eugênio Kusnet – Do Ator ao Professor, pela Hucitec Editora. A obra traz a extensa pesquisa que fez sobre nosso grande mestre, e ainda tem direito a bônus: textos de Antunes Filho, João das Neves e Paulo Betti. Detalhe, o Arena hoje leva o nome de Eugênio Kusnet. Antunes prometeu que vai ao lançamento. Será?

País sem memória
É uma tristeza o que está acontecendo com a atriz Maria Gladys, ícone de nossa contracultura. Ela está no interior de Minas passando por dificuldades financeiras. A coluna faz um apelo aos diretores para darem trabalho a esta grande artista. Ela merece.

Agenda Cultural da Record News

Underground 1
Pornô Falcatrua Nº 18.633 reestreia neste sábado (7), no Teatro Cemitério de Automóveis. Aquele do Mário Bortolotto, ali na rua Frei Caneca, 384, em São Paulo. Vai ficar no cartaz até 19 de julho, sexta e sábado, meia-noite. O tal do horário maldito. Ou bendito. Tudo dependo de quem vê….

O dramaturgo Mario Bortolotto: ele dirige nova peça com texto de Tracy Letts – Foto: Divulgação

Underground 2
Falando em Mario Bortolotto, o diretor manda avisar que estreia peça nova no dia 13 de junho, às 21h30, no Teatro Cemitério de Automóveis. É Killer Joe, escrita pelo norte-americano Tracy Letts, o mesmo de Bichado, do Núcleo Experimental. No elenco estão Aline Abovsky, Ana Hartmann, Carcarah, Fernão Lacerda e Gabriel Pinheiro. A peça conta a história de um jovem que está devendo grana para traficantes. Escrito em 1991, é o texto de estreia de Letts no teatro, feita em 1993. Esta é a primeira montagem no Brasil. Vai abalar.

Reuniãozinha
Ainda discorrendo sobre Mario Bortolotto, o ator, diretor e dramaturgo prometeu ir na próxima segunda (9), no Espaço Contraponto, na Vila Madalena, em São Paulo. Tudo para participar do Drama Session, no qual, segundo contou à coluna o ator Paulinho Faria, jovens autores de teatro mostram seus trabalhos e os debatem depois. A iniciativa é do CDC, o Centro de Dramaturgia Contemporânea, em parceria com a Cia. Contraponto. Também estará presente no dia 9 o dramaturgo Luis Eduardo de Sousa. Já no dia 16, Fabio Brandi Torres e Isadora Salazar participam. E no dia 30 de junho, será a vez de Drika Nery e Cláudia Vasconcellos serem as convidadas. Pode ir, gente. Não paga nada.

Palavra Cantada: crianças ficam encantadas com bonecos no Teatro Procópio Ferreira – Foto: Divulgação

Criança feliz
O musical Palavra Cantada Sem Pé nem Cabeça está fazendo o maior sucesso no Teatro Procópio Ferreira. O musical celebra os 20 anos de sucesso da dupla Sandra Peres e Paulo Tatit. Após verem 14 artistas no palco, cantando e dançando com os bonecos Pauleco e Sandreca, as crianças saem da sessão encantadas. Que fofo.

Música 0800
Nem só de teatro vive o homem. Tulipa Ruiz faz shows grátis neste fim de semana. Sábado (7), às 18h, sobe ao palco da Galeria Olido. Já no domingo (8), às 18h, canta no Centro Cultural São Paulo. A programação faz parte do Circuito São Paulo de Cultura, da Prefeitura de São Paulo. Conheça a programação completa.

Musos
Laila Garin é a nova Musa do Teatro R7. Já o Muso do Teatro é Taiguara Nazareth. Veja mais.

Beth Goulart: ela planeja novo espetáculo para depois de Vitória – Foto: Eduardo Ielen

Eu preciso de teatro
Beth Goulart mal estreou a novela Vitória na Record e já encaminha projeto nos palcos para quando a trama acabar. Ela contou para a coluna que, depois do sucesso do monólogo Simplesmente Eu, Clarice Lispector, ela planeja um espetáculo novo ao lado de uma pessoa muito querida por ela e por todos. Esperemos.

Novidade
O dramaturgo mineiro Ricardo Inhan está escrevendo um novo texto. Chama-se Por Trás do Sol.

Internacional
Pedro Granato, diretor da peça Quanto Custa?, em cartaz no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, está com passagens compradas para Nova York. Ele contou na Entrevista de Quinta que em julho, fará por lá um curso de direção teatral no Lincoln Center. Poderoso.

André Stefano e Suellen Ramos pulam em frente à Casa Rosada, em Buenos Aires – Foto: André Stefano

Saltando por el mundo
Não satisfeito em colocar todo mundo do teatro para saltitar na praça Roosevelt, o fotógrafo André Stefano resolveu ir dar seus pulinhos, ao lado da amada Suellen Ramos, em frente à Casa Rosada, sede do poder argentino, em Buenos Aires. O que será que a presidente Cristina Kirchner achou da ousadia?

Longe do povo
Charles Möeller, o diretor de musicais, parece não estar gostando nada da popularização do Facebook. Escreveu: “Sinto cheiro de Orkut no Face”. Eita!

Perto do povo
Bob Sousa, o grande fotógrafo teatral, anda entretido com o teatro de rua. É que esta área teatral interessa, e muito, a pesquisa que ele faz para seu mestrado na Unesp. Coisa fina.

O ator José Sampaio em cena da peça Adormecidos: de volta ao cartaz nos Satyros – Foto: André Stefano

Quem avisa amigo é…
Robson Catalunha, ator do Satyros, contabilizou e pediu para que a coluna avisasse a toda comunidade teatral, público aí incluso. Seu famigerado grupo vai reestrear neste fim de semana oito peças, todas em dias e horários diferentes. Robinho ainda revela que, ao todo, a trupe de Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez está com 11 peças em cartaz em 16 sessões semanais. A quem duvida de tamanho fôlego, ele explica em pormenores: “São sete sessões do projeto E Se Fez a Humanidade Ciborgue em sete dias, três sessões da peça Adormecidos, e ainda seis sessões do projeto 3x Roveri“. Tomou nota?

Piauí
Falando em Satyros, o internauta Joelson Lucas, de Canto da Parnaíba, no Piauí, pediu para ser amigo de Phedra D. Córdoba no Facebook. A diva cubana aceitou. O menino quase caiu para trás. E escreveu: “Oi, Phedra, muito obrigado por me aceitar na sua pagina, e dizer que é uma honra ter um ícone como você na minha pagina, muito obrigado mesmo e sucesso!”. Garoto educado.

Prorrogou
A temporada do monólogo A Hora e a Vez, com Rui Ricardo Diaz no Sesc Ipiranga, em São Paulo, agora vai até 26 de julho.

Fogo e paixão
Três atores da nova geração se encontram no palco do Espaço Beta, no Sesc Consolação, em São Paulo, na peça de Franz Keppler Só… Entre Nós, que causou furor na última Satyrianas. Joca Andreazza dirige Tiago Martelli, Ricardo Henrique e Marcia Nemer-Jentzsch. A estreia está marcada para 16 de junho. Ficará em cartaz até 15 de julho, sempre segunda e terça, 20h, a R$ 10. O enredo apresenta um conturbado triângulo amoroso formado por um professor de música, sua mulher e seu aluno. Bafo…

Triângulo amoroso no Sesc Consolação, em SP: Só entre Nós – Foto: Michel Igielka

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Os bonecos da Palavra Cantada são encantadores mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *