Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Phedra D. Córdoba, a maior diva dos palcos alternativos de São Paulo – Foto: Bob Sousa

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

Ando meio desligada…
Phedra D. Córdoba, a diva cubana que fez aniversário na última segunda (26), não pôde, infelizmente, acompanhar os parabéns na internet — hoje em dia, só os muito elegantes telefonam. Tudo porque a Vivo ainda não instalou a internet em seu novo computador. Phedra saiu do antigo apartamento no Anhangabaú e agora está morando na praça Roosevelt, no centro paulistano. Já ligou um monte de vezes e os técnicos não aparecem. Assim, tadinha, passou seu cumpleaños desconectada.

Sonho
Phedra ainda está esperando a montagem de sua sonhada peça Madame Pompadour. Enquanto isso, faz aos domingos de junho e julho, às 21h, Não Morrerás, no Espaço dos Satyros 1. Canta Beatles.

Agenda Cultural da Record News

Amor quente nos palcos do Theatro Municipal de SP: Carmen é um furor – Foto: Desirèe Furoni

Fina flor
Foi concorridíssima a pré-estreia da ópera Carmen, na última segunda (26), no Theatro Municipal de São Paulo. O evento foi beneficente para a CIP (Congregação Israelita Paulista). Na plateia, a fina flor da sociedade, se é que vocês me entendem.

Corta!
O diretor cênico Felippo Tonon resolveu suprimir o intervalo entre o terceiro e quarto ato para que a obra não avance a madrugada. Faz bem.

Pavarotti magro
Teve gente que saiu impressionadíssima do Municipal com a potência da voz do tenor Thiago Arancam, brasileiro de apenas 32 anos e… magríssimo.

Farta
Já Carmen é vivida pela voluptuosa cantora lírica israelense Rinat Shaham. A moça é um escândalo em cena.

Número
Entre músicos, cantores, atores e bailarinos, são 315 artistas envolvidos em Carmen. É este número mesmo que você leu. E foi contado só para a coluna saber.

Esgotou
Todos os ingressos para Carmen já foram vendidos. Agora, só nos cambistas em frente ao Municipal…

Festança
O Cineclube Latino-Americano de São Paulo comemora seu primeiro ano com a festa La Noche de las Brujerias, no Pavilhão da Criatividade, do Memorial da América Latina, a partir das 21h deste sábado (31). A entrada é gratuita. Tem gente que já se pergunta: com que roupa eu vou?

Músicas de Carlos Gardel vão embalar público no Memorial – Foto: Divulgação

Tango
Falando em Memorial, os 204 anos da Revolução de Maio Argentina serão comemorados na praça onde fica a famosa mão latino-americana de Oscar Niemeyer, também no sábado (31), a partir das 16h. É quando acontece o show grátis da banda argentina de tango Che Bandoneon Show.

Viva Gardel
O grupo tem os argentinos Ivan Barrera, na guitarra e na voz, Miguel Morganti, no bandoneon, Juan Carlos, na voz, e Negrito, o único uruguaio, no bandoneon e no baixo elétrico. A apresentação também contará com os bailarinos Alex e Vanessa, com direção de Leonardo Larrosa. No repertório, clássicos de Carlos Gardel, como El Dia Que me Quieras, Caminito, Mano a Mano e Volver. Nostalgia pura.

Telona
Quer saber como se faz cinema em São Paulo? Corra para o debate sobre a produção cinematográfica na cidade neste sábado (31), entre 15h e 19h, no CCBB-SP, na Sé. O evento faz parte da 13ª Mostra do Filme Livre. Um bom lugar para fazer contatos.

Acidente
A atriz Antonia Mattos quebrou o nariz durante um ensaio da peça Relampião. Por isso, a obra não será mais apresentada neste sábado (31) no largo do Rosário, em São Paulo. Melhoras.

A Ópera do Mendigo é a montagem de formatura da turma 15 da ELT – Foto: Divulgação

Eu vou samplear
Neste fim de semana acontecem as últimas apresentações da peça A Ópera do Mendigo, do britânico John Gay. É o espetáculo de formatura da turma 15 da Escola Livre de Teatro (ELT) de Santo André. Alexandre Tenório assume a direção. Tem sessão sábado (31), 21h, e domingo (1º), 19h, no Teatro Conchita de Moraes, a sede da ELT. É pertinho da estação Prefeito Saladino da CPTM. O charme autêntico da montagem é a trilha sonora: composta do tecnobrega paraense. Eita!

Circo voador?
Começa neste sábado, no circo da Unesp, em frente ao metrô Barra Funda, o espetáculo Mahagonny Marragoni, da Cia. Antropofágica. Serão quatro apresentações, sempre aos sábados e domingos, às 18h, até o dia 8 de junho. Estão todos convidados.

Bárbara Salomé: Entrevista de Quinta com a atriz de Por Acaso, Navalha bombou – Foto: Eduardo Enomoto

Prestígio
O dramaturgo Ricardo Sil ficou feliz da vida porque a atriz Bárbara Salomé, da peça Por Acaso, Navalha, citou seu nome na última Entrevista de Quinta. Ele escreveu o primeiro monólogo da vida da moça: Brazil Quem USA sou EUA, que eles encenaram com sucesso em Ouro Preto, Minas Gerais.

Falando na moça…
Bárbara Salomé adora frequentar um restaurante vegetariano do centro de São Paulo com seu namorado, o ator José Sampaio, da peça Adormecidos, que estará em Campinas neste sábado (31), na programação da Virada Cultural Paulista.

Playground vai animar as crianças no Sesc Vila Mariana aos fins de semana – Foto: Divulgação

Inverno feliz
Não vai ter frio para a criançada nos domingos de junho e junho. Pelo menos para as que forem ao Sesc Vila Mariana, em São Paulo, ver a peça Playground – Uma Pequena Comédia Humana. A Cia. La Mala apresenta gratuitamente a obra às 15h30. O grupo nasceu em 2005, na Escola Livre de Teatro de Santo André. E estão aí na batalha com toda a graça do mundo.

Seletiva
A atriz Cléo De Páris resolveu que não vai mais sair aceitando todo mundo de amigo no Facebook. Está certíssima.

Questão
Falando nisso, a pergunta que não quer calar na praça Roosevelt é: por que Cléo De Páris não está na série E Se Fez a Humanidade Ciborgue em 7 Dias, do Satyros?

No forno
A Cia. Balagan, a da peça Recusa, está preparando um livro para celebrar seus 15 anos. Dizem por aí que a obra vai abalar as estruturas.

Oficina de dança no último Festival Arte da Serrinha – Foto: Carol Quintanilha

Inverno cultural
A 13ª edição do Festival de Arte Serrinha já tem data marcada. Será entre 7 e 27 de julho. O tema deste ano será Raízes. Fabio Delduque assume a curadoria. Darão oficinas nomes pomposos de nossas artes, como o estilista mineiro Ronaldo Fraga e o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Além das tradicionais oficinas, cujas inscrições já estão abertas, estão programados shows, filmes, exposições e performances. Tudo na cidade de Bragança Paulista, no interior de São Paulo, é claro.

África
A SP Escola de Teatro vai mandar um aprendiz (que é como eles chamam os alunos da instituição) para fazer intercâmbio em Cabo Verde, em parceria com a Associação Artística e Cultural de Mindelo. A turma de sonoplastia, para a qual a vaga está destinada, disputa a viagem a tapa.

Teatro CIT-Ecum, em São Paulo, está ameaçado de fechar as portas – Foto: Divulgação

Salvem o CIT-Ecum!
Ruy Cortez mandou carta aberta ao secretário municipal de Cultura de São Paulo, Juca Ferreira, pedindo ajuda para a situação tensa no CIT-Ecum, na rua da Consolação, em São Paulo. O teatro, apesar de jovem, já virou referência de programação de qualidade na cidade. E está ameaçado de fechar as portas em 1º de julho porque o dono do imóvel, que é alugado, quer vendê-lo. A turma da Cooperativa Paulista de Teatro enviou um pedido de tombamento do espaço ao poder público. A polêmica é grande.

Cabala
Serão sete o número de apresentações da Cia. Elevador de Teatro Panorâmico da peça Amor de Improviso, no Sesc Ipiranga, com direção de Marcelo Lazzaratto. De 6 a 15 de junho. Sempre de quinta a sábado, 20h30, e domingo, 18h30. Anotou?

Cena da peça JC, da Brava Companhia: em cartaz no Sacolão das Artes, em SP – Foto: Fabio Resende

Jesus Cristo Superstar
A Brava Companhia se inspirou na história de Jesus Cristo para compor a peça JC, com direção de Fábio Resende e dramaturgia de Ademir de Almeida. O espetáculo chega aos palcos nesta sexta (30), Às 20h, no Sacolão das Artes, em São Paulo. Vai, gente.

Não é sensual
Falando em Jesus, o musical Jesus Cristo Superstar termina neste fim de semana no Complexo Cultural Tomie Ohtake, em São Paulo. É a última chance de ver o dorso de Igor Rikli.

Kyra Piscitelli: de olho no palco – Foto: Arquivo pessoal

Gente de teatro
Amante das artes cênicas, a jornalista e crítica teatral paulistana Kyra Piscitelli tem deixado sua marca nos palcos. Sempre está por dentro de tudo. Tanto que já virou Gente de Teatro.

Pira Pirandello
A peça Assim É se lhe Parece fica até 11 de junho no Teatro Jaraguá, em São Paulo. Clássico de Luigi Pirandello, a obra mistura humor e suspense. Marco Antonio Pâmio dirige a montagem, que fica em cartaz quartas e quintas, às 21h. Bete Dorgam, nossa mestre do humor, encabeça o elenco.

Peça do Instrumento de Ver integra o Circos vinda do DF: acrobacias no palco – Foto: João Saen

Acrobacias
A peça O Que me Toca É Meu Também chega neste fim de semana ao Teatro Anchieta do Sesc Consolação. O coletivo brasiliense Instrumento de Ver é o criador da montagem, que participa do Circos – Festival Internacional Sesc de Circos. A atriz e acrobata Julia Henning diz que o objetivo da trupe é “transportar o público a partir da imaginação e trazer o ambiente de ensaio para o palco”. As apresentações serão nesta sexta (30) e sábado (31), às 21h, e domingo (1º), às 18h. O ingresso custa R$ 25 a inteira, mas comerciário e dependente paga apenas R$ 5. Você tem carteirinha?

Conversas com Meu Pai: Juliana Sanches revive relação de pai e filha no palco em SP- Foto: Divulgação

Divã
Está de volta a peça Conversas com meu Pai, com a atriz Janaina Leite, uma das estrelas do Grupo XIX de Teatro. Desde esta quinta (29), faz oito apresentações grátis na Oficina Cultural Oswald de Andrade, no Bom Retiro, em São Paulo. Na obra, a artista faz um diálogo artístico com o pai, que perdeu a capacidade de falar. Agora, ela descobre que está deixando de ouvir. Um forte encontro familiar cheio de poesia. Quinta a sábado, 20h, até 14 de junho. Ingressos são distribuídos meia-hora antes. Imperdível.

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

 

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Phillipe disse:

    Opções para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *