Capital mineira do cinema, Tiradentes quer teatro

Em Tiradentes: ator Roberto Bomtempo vive Raul Seixas no musical Raul Fora da Lei – Foto: Divulgação

Por MIGUEL ARCANJO PRADO

A histórica Tiradentes, que se tornou a capital do cinema em Minas com sua tradicional Mostra de Cinema de Tiradentes — que fez sua 17ª edição no começo do ano —, agora também quer o título de capital teatral do Estado.

Enquanto em Belo Horizonte acontece até o dia 20 o FIT-BH (Festival Internacional de Teatro, Palco e Rua), o pequenino município do interior mineiro dá largada nesta sexta (16) à 2ª edição da Mostra de Teatro Tiradentes em Cena.

Apesar de jovem, o evento já tem números de impressionar. Neste ano, até o próximo dia 24 de maio, serão apresentados 28 espetáculos teatrais, além de intervenções cênicas, oficinas e palestras.

E o melhor: tudo de graça. Além de Minas, há peças fluminenses e paulistas.

Um palco já está montado na praça principal de Tiradentes. Atividades também vão acontecer no Sesi Centro Cultural Yves Alves, além de em outros espaços alternativos da cidade histórica.

Roberto Bomtempo, ao lado de sua mulher, a atriz Miriam Freeland, promete sacudir os mineiros no sábado à noite com o musical Raul Fora da Lei, uma homenagem ao roqueiro Raul Seixas que fez sucesso no Rio 15 anos atrás e volta especialmente para o festival.

Estão na programação peças como Calango Deu, com Suzana Nascimento, Bicho do Mato, com os Tapetes Contadores de Historia, Eu Vi o Sol Brilhar em Toda Sua Glória, com João Paulo Lorezon e Billdog, com Gustavo Rodrigues.

Idealizadora do evento, Aline Garcia diz que os moradores e os empresários de Tiradentes acolheram o festival teatral: “Isso prova que estamos no caminho certo, e reforça a vocação da cidade para eventos de qualidade”, diz.

Neste ano, 382 espetáculos se inscreveram para o Tiradentes em Cena, dos quais sobraram os 28 escolhidos. Em 2014, a homenagem é ao grupo mineiro Ponto de Partida, com 33 anos de história com 21 artistas sempre trabalhando.

Conheça a programação do Tiradentes em Cena!

Peça As Santinhas da Comédia é apresentada na praça de Tiradentes (MG) – Foto: Divulgação

Veja a cobertura completa da Mostra de Cinema de Tiradentes

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *