Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Leandro Knopfholz (à esq.) e Ivam Cabral: diretor do Festival de Curitiba convidou o diretor da SP Escola de Teatro para ser curador do evento em sua 23ª edição, em 2014- Fotos: Daniel Sorrentino/Clix e Arquivo SP Escola de Teatro

Por Miguel Arcanjo Prado

Dupla dinâmica
Leandro Knopfholz, diretor geral do Festival de Curitiba, convidou Ivam Cabral para ocupar cargo de curador no evento em 2014.

Entre no cartaz
Em tempo, o 23º Festival de Curitiba acontece entre 25 de março e 6 de abril de 2014. As inscrições para espetáculos já estão abertas aqui.

Agenda Cultural (toda sexta, meio-dia-na Record News)

Calma, Betty!
Tem ator por aí que se acha o centro do universo. Não contente com novela, teatro comercial e participação em talk show noturno, o moço fica nervoso quando não consegue todos os espaços do mundo só para ele. Ainda bem que o povo que faz teatro sofrido na periferia de São Paulo não é assim. E teria bem mais direito de reclamar do que o nosso artista ególatra.

Esgotou
Estão sendo disputados a tapa os ingressos da última sessão da peça Genet – O Poeta Ladrão, dirigido por Sergio Ferrara, no Espaço Beta do Sesc Consolação, nesta sexta (6).

José Renato, que morreu em 2011 aos 85 anos: vai nomear prêmio em São Paulo – Foto: Zineb Benchekchou

Homenagem
José Renato, nosso grande saudoso diretor, vai virar nome de prêmio teatral. O projeto já foi aprovado na Câmara dos Vereadores de São Paulo. Rudifran Pompeu, da Cooperativa Paulista de Teatro, está em festa. A gente também.

Heroína da resistência
Cléo De Páris, nossa musa, está revoltada com o teatro. Diz que o público não foi prestigiar a peça Nosferatu, que terminou temporada no Espaço dos Satyros Um. A moça está pensando cada vez mais em abandonar o tablado e abrir uma floricultura. Não faz isso com a gente, Cléo!

Formado
Bruno Machado acaba de ganhar dez em seu trabalho de conclusão de curso em jornalismo defendido na Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. O moço, que é apaixonado pela cobertura teatral, agora é jornalista diplomado. Bem-vindo ao time, rapaz!

Obra
Maria Lúcia Candeias lança o livro Strindberg e o Poder (Coleção Teatro Popular do Sesi) no dia 16 de dezembro de 2013, a partir das 19h, no Bar Balcão, em São Paulo.

Visita rápida
Zé Henrique de Paula, nosso diretor que faz mestrado em Londres, passará o fim do ano em São Paulo.

Debates
Começa no próximo dia 10, na SP Escola de Teatro, o Seminário 150 Anos Stanislavski, coordenado por Ney Piacentini. Ah, a escola está com um bocado de cursos grátis para o período de férias. Saiba mais aqui.

Causaram
Falando em SP Escola de Teatro, o experimento de encerramento do curso do Módulo Vermelho, Partysía, foi o mais impactante dos últimos tempos na escola. E quem diz não é a coluna, que perdeu, mas, sim, a voz do povo. Quem viu sabe.

Vai pro Tusp!
Até o dia 15 de dezembro, a I Bienal Internacional de Teatro da USP apresenta três espetáculos internacionais inéditos no Brasil: The Island (Cisjordânia), Damned Be the Traitor of his Homeland! (Eslovênia) e Macbeth: Leila & Ben – a bloody history (Tunísia). As obras trazem aos palcos reflexões sobre o apartheid, o desmembramento da ex-Iugoslávia e o mundo árabe. Quem for esperto irá. Veja a programação completa.

Inferno na Paisagem Belga: peça do grupo Os Satyros vai estar na abertura da Copa do Mundo – Foto: André Stefano

Teatro na Copa do Mundo
Imagens do espetáculo Inferno na Paisagem Belga, do grupo Os Satyros, estarão no vídeo sobre São Paulo que será exibido na abertura da Copa do Mundo de 2014. Será a única peça da cidade a aparecer no filme, que tem direção da cineasta baiana Letícia Simões, radicada em São Paulo há um ano. Ela contou à coluna que está emocionada com a empreitada. “Dirigi imagens que serão vistas pelo mundo todo. E o melhor é que pude passar minha visão sobre São Paulo”. Também vão aparecer um espetáculo de dança e a Osesp tocando na Sala São Paulo, como símbolos da cultura paulista. No filme, além do espetáculo dos Satyros dirigido por Rodolfo García Vázquez e com Ivam Cabral no elenco, vão aparecer também cartões postais da cidade, como a Parque do Ibirapuera, o Terraço Itália, o restaurante Fasano e a Pinacoteca do Estado, no parque da Luz. Viva.

Pertinho do Natal
A turma do musical A Madrinha Embriagada manda avisar que ele ficará em cartaz até 22 de dezembro de 2013. Depois, faz uma pausa de fim de ano, e volta no dia 8 de janeiro de 2014. Quase 50 mil pessoas já viram a produção, assinada por Miguel Falabella, e que tem entrada gratuita no Centro Cultural Fiesp Ruth Cardoso, na avenida Paulista.

Frase
“Machistas, não passarão!”

Ria muito!
Bruno Motta comanda o espetáculo de humor Finalmente Juntos no Teatro Folha, no shopping Higienópolis, em São Paulo, até 14 de dezembro de 2014. A obra reestreia no dia 6 de janeiro. Sempre sexta e sábado à meia-noite. Os ingressos estão a preço popular. Vão de R$ 10 a meia-entrada em um dos setores na sexta a R$ 40 a inteira no melhor lugar no sábado.

Comediante Bruno Motta, um dos grandes nomes do stand-up, dirige comédia em SP – Foto: Rodrigo Fonseca

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

 

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    Parabéns a Bruno Machado pela conquista!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *