Incêndio no Memorial cancela temporada do Circo Zanni; artistas do teatro lamentam episódio

Lona do Circo Zanni está montada no Memorial da América Latina, bem próxima ao Auditório Simón Bolívar, que pegou fogo nesta sexta (29), em São Paulo – Foto: Carlos Gueller

Por Miguel Arcanjo Prado

A assessoria de imprensa do Circo Zanni informou que, por conta do incêndio que atingiu o Auditório Simón Bolivar do Memorial da América Latina, nesta sexta (29), a temporada do circo foi cancelada.

O Circo Zanni, que está no local desde o começo do mês, ainda faria, neste fim de semana, as quatro últimas sessões de sua temporada 2013.

A lona do circo está montada na Barra Funda, dentro do Memorial, entre o prédio da administração e auditório Simon Bolívar, que pegou fogo.

Assim, as apresentações que seriam realizadas às 17h e 20h30 deste sábado (30) e às 17h e 19h30 deste domingo (1º) não vão mais ocorrer.

Cubana lamenta

Phedra D. Córdoba conversa com Luiz Fernando Guimarães durante o Festibero, em março de 2013, no Auditório do Memorial que pegou fogo – Foto: Gualtier Sgarboza

A atriz cubana Phedra D. Córdoba, radicada há mais de 50 anos no Brasil, lamentou o incêndio no Memorial, lugar que frequenta sempre.

— Assisti a coisas belíssimas neste auditório, inclusive a um show inesquecível da cantora cubana Célia Cruz. Eu não a conhecia de Cuba e só fiz amizade com ela no show do Auditório Simón Bolívar. É um teatro tradicional de São Paulo, belíssimo! Até agora, não acredito que um teatro supermoderno possa ter queimado desse jeito. Toda a classe artística está muito triste.

Palco latino

Projetado por Oscar Niemeyer e idealizado por Darcy Ribeiro, o Auditório Simón Bolívar, que foi consumido pelo fogo, era palco de importantes eventos das artes cênicas de São Paulo, como o Festibero (Festival Ibero-Americano de Teatro de São Paulo), realizado anualmente no local.

A organização do Festibero divulgou nota para registrar “nossa imensa dor e tristeza pelo incêndio que consumiu o Auditório Simón Bolívar, do Memorial da América Latina, palco de realização de nosso festival de teatro desde sua primeira edição em 2008”.

O espaço também sedia o Festival de Cinema Latino-Americano de São Paulo, entre outros eventos importantes do calendário cultural paulistano.

Auditório Simon Bolívar do Memorial da América Latina pega fogo nesta sexta (29) – Foto: Record News

A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo divulgou nota na qual “lamenta o incêndio”. A nota ainda diz que “o secretário de Estado da Cultura, Marcelo Mattos Araújo, e o presidente da Fundação Memorial da América Latina, João Batista de Andrade, demonstram preocupação com a equipe do Corpo de Bombeiros, que atendeu prontamente ao chamado e trabalha com bravura e heroísmo para conter o fogo”.

O órgão ainda informou que “aguarda que as perícias técnicas indiquem as causas do acidente e tomará todas as providências necessárias para restaurar a edificação o mais breve possível – devolvendo para a população este, que é um dos grandes registros da arquitetura do Brasil”.

A nota ainda informa que “em virtude do acidente, o 7º Encontro Paulista de Hip Hop, que aconteceria no Memorial da América Latina, neste sábado (30), será adiado, ainda sem data prevista para sua realização. Em respeito ao público, será mantida uma curta apresentação da americana MC Mahogany Jones e da DJ Simone Lasdenas, às 15h deste sábado (30), na Praça Cívica do Memorial”.

Veja dicas da Agenda Cultural (toda sexta, meio-dia, na Record News)

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    Linda foto de Carlos Gueller.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *