Festivale leva teatro ao interior de São Paulo

Espetáculo Ficção, da Cia. Hiato, integra a programação no Sesc São José dos Campos – Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

Começou na última quinta (5) e vai até o dia 15 de setembro a 28ª edição do Festivale – Festival de Teatro do Vale do Paraíba, realizado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo, com parceria do Sesc São José dos Campos.

A programação tem espetáculos para todos os gostos: de rua, palco, bonecos e infanto-juvenis, além de encontros e palestras.

Veja, abaixo, algumas da atividades que acontecem no Sesc São José dos Campos (av. Adhemar de Barros, 999 – Jd. São Dimas):

Palestra:

Stanislávski e o teatro contemporâneo – caminhos e descaminhos de sua herança artística e teórica
Com Elena Vássina, teatróloga e pesquisadora russa
Dia 10, terça, às 19h, Grátis
A palestra é uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Constantin Stanislávski e aos 20 anos do espetáculo “Os Malefícios do Tabaco”, com Atul Trivedi. Constantin Stanislávski (1863-1938) foi um grande ator, encenador, teórico e pedagogo teatral russo. O objetivo da palestra é apresentar múltiplas faces da herança artística de Stanislávski e resgatar a atualidade dos princípios estéticos e éticos de seu sistema para o teatro contemporâneo. Elena Vássina é teatróloga e pesquisadora russa, autora de múltiplos ensaios dedicados à analise dos problemas da linguagem artística do teatro do século XX , à poética do drama moderno e à historia do teatro russo.

Espetáculos:

Os Malefícios do Tabaco
Com Atul Trivedi
Dia 10, terça, às 21h, Grátis
A apresentação comemora os 20 anos do espetáculo. Os Malefícios do Tabaco, solo com o ator Atul Trivedi e trata de um homem pacato, dominado pela mulher, preso em angústias mas que conserva um fascínio legítimo pela vida. O espetáculo tenta mostrar o teatro na sua forma mais simples, valorizando o personagem/ator e deixando-o agir conforme suas contradições, condição própria de todo ser humano.

Ficção
Com Cia. Hiato
Dia 11, quarta, ás 20h e dia 12, quinta, às 19h e 21h. Grátis
Ficção #Aline [moreira] Filócomo
Dia 11, quarta, às 20h.
Aline Filócomo expõe uma pequena enciclopédia de Alines, desvendando a criação de uma ficção impossível, discutindo procedimentos de repetição e ineditismo e revendo os espetáculos que já fez e os que nunca fará.
Com Aline Filócomo. Colaboração de Milena Filócomo.
Ficção # Fernanda Stefanski [bernardes]
Dia 12, quinta, às 19h.
Fernanda Stefanski expõe, através de fotografias e reconstituições, uma tragédia familiar – o possível suicídio de seu tio – questionando os limites éticos implicados na coincidência entre arte e vida, repetição e impressão, ficção e realidade.
Com Fernanda Stefanski.
Ficção # Thiago [campos] Amaral
Dia 12, quinta, às 21h.
Thiago Amaral propõe a criação de uma ficção como “pré texto” para reatar laços com seu pai, após alguns anos sem qualquer contato. Ao executar o projeto criativo de seu pai – “A extinção dos Coelhos Selvagens” – Thiago expõe as motivações de uma criação artística e compartilha com a plateia um momento de extrema relevância pessoal mediado pela ficção
Com Thiago Amaral. Colaboração de Dilson do Amaral.

Veja a programação completa do Festivale!

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

1 Resultado

  1. Felipe disse:

    Realmente o Festivale está excelente! A palestra sobre Stanislávski parece ser interessantíssima. Sobre o tal filme INFECTADOS, não me parece algo tão bom de se ver, ao contrário de 2001 – UMA ODISSEIA NO ESPAÇO, clássico do gênero (embora eu não seja fã do Kubrick).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *