Cebolinha e Mônica viram Romeu e Julieta em musical infantil que diverte pais e filhos

Espetáculo da Turma da Mônica baseado em Shakespeare diverte pais e filhos – Divulgação

Por Marco Bezzi*
Especial para o Atores & Bastidores

Nos idos dos anos 1960, o papel do pai era claro: sustentar a casa, ser o esteio da família, mandar e depois descansar os pés em cima do sofá após mais um dia trabalhado. Entretanto, na cabeça fértil do cartunista Mauricio de Sousa, ser pai há 50 anos também era participar ativamente da vida dos filhos.

Foi assim que Mauricio criou a Turma da Mônica baseada em seus filhos e amigos de infância. Assim, desenhou um universo que encanta adultos e crianças por todo esse tempo. Dentre os inúmeros acertos que Mauricio e sua equipe realizaram está a adaptação de Romeu e Julieta, do texto original de William Shakespeare.

No final da década de 1970, a peça já havia entrado na casa das crianças na forma de um delicioso disquinho de vinil. Músicas como Sou o ‘Lomeu e Acho Uma Graça puseram pais e filhos para dançar. Hoje, a mesma experiência pode ser atualizada com o espetáculo Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – O Musical, que está no Teatro Geo, dentro do Complexo Ohtake Cultural.

História de Romeu e Julieta vira musical – Divulgação

Mônica (Julieta), Cebolinha (Romeu), Cascão (Frei Cascão) e demais personagens revivem a história do amor proibido entre os Capuletos e os Montéquios, em Verona, na renascença italiana.

Fantasias, números musicais e cenografia ganham a assinatura cuidadosa de Mauricio de Sousa. Um cuidado que ele tem dentro e fora de casa.

Tive a oportunidade de passar três dias em seu estúdio de criação para produzir uma matéria no extinto Jornal da Tarde. Participei da criação do roteiro de uma página que abriria o caderno especial sobre Mauricio de Sousa. Da criação, ao esboço da arte, a colorização e as letras dos quadrinhos, tudo era feito à mão.

Esse esmero continua até hoje e passa por  suas peças, exposições e HQs. Só não esqueça de levar um casaco e um protetor de ouvido para os pequenos caso fique nas primeiras fileiras.

De resto, é sentar na cadeira e viajar para um passado onde Montéquios e Capuletos disputavam a posse de um coelho azul dentuço.   

*Marco Bezzi é jornalista e editor de Entretenimento do R7.

Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – O Musical
Avaliação:
Muito bom
Quando:
Sábados e domingos, às 11h e às 15h. 60 min. (com intervalo de 15 min.)
Onde: Teatro Geo (r. Coropés, 88, Pinheiros, Metrô Faria Lima, São Paulo, tel. 0/xx/11 3728-4930)
Quanto: R$ 60 a R$ 80
Classificação etária: Livre

Curta nossa página no Facebook!

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *