Grandioso, circo Tihany Spectacular aporta em SP

Grandioso: Tihany tem 70 artistas em uma equipe que conta com 140 pessoas - Divulgação

Por Miguel Arcanjo Prado

A trajetória do espetáculo AbraKdabra do circo Tihany Spectacular mostra que o brasileiro ainda ama a arte do picadeiro. Afinal de contas, desde 2010, mais de 1 milhão de pessoas já viram a montagem que fez turnê por 16 cidades brasileiras até aportar em São Paulo a partir desta quarta (28), no Parque Villa-Lobos, trazida pela XYZ Live.

Contorcionistas da Mongólia - Divulgação

Considerado o maior circo da América Latina, o Tihany tem mais 70 artistas, representantes de 25 diferentes países, o que faz de seus bastidores uma espécie de Torre de Babel. E como trabalha essa gente: cada sessão tem duas horas divididas em 18 atos.

E viajam muito também. O circo já esteve em 600 cidades de 40 países. “No mundo inteiro, mais de 80 milhões de pessoas já viram nossos shows”, garante Richard Tihany, diretor executivo e ilusionista do Tihany Spectacular.

Bem produzido e repleto de efeitos especiais, o Tihany busca inspiração nos grandes espetáculos de Las Vegas, meca dos shows no deserto norte-americano – 20 mil watts de som e 124 luzes de LED garantem efeitos tridimensionais.

Apesar da tecnologia de ponta, o foco são as habilidades artísticas humanas, em números como acrobacia, humor, contorcionistmo, ilusionismo e dança, entre outras modalidades.

Tudo com artistas vestindo deslumbrantes figurinos. Só de perucas são 80, sem contar os 250 chapéus ou os 400 pares de sapatos e uma decoração que pesa 20 toneladas.

O ponto alto do espetáculo promete ser a aparição de um helicóptero no palco – sem que ninguém consiga entender como ele chegou lá.

Números do Tihanny
Tamanho do palco: 900 m²
Trailers: 22
Plumas: 14.000
Carretas: 40
Perucas: 80
Pares de Sapatos: 400
Pedras brilhantes: 150 mil
Caminhonetes: 23
Decoração: 20 toneladas
Tecido utilizado: 1,8 mil metros
Capacidade de público: 2.000 pessoas
Patrocinadores: Ministério da Cultura, Correios, Riachuelo e Sul América

História
Foi fundado por Franz Czeisler, nascido na cidade de Tihany, no Norte da Hungria, em 1916. Após viajar muito e estudar o ilusionismo, ficou conhecido como Franz Tihany, o “Mago dos Magos”. Visionário, o ilusionista poliglota criou o Tihany há 58 anos depois de ter imigrado para o Brasil, onde fundou a companhia Tihany Spectacular, um dos três espetáculos itinerantes mais famosos do mundo e que retorna para a sua quarta turnê brasileira. Hoje a companhia é regida pelo herdeiro de Franz, Richard Tihany, que atua com a trupe há 30 anos.

AbraKdabra – Tihany Spectacular
Quando: Terça a quinta, 21h; Sábado, 17h e 21h; domingo, 11h30, 15h30, 19h. Temporada a partir de 28/11/2012
Onde: Parque Villa Lobos (av.Queiroz Filho 1557, Vila Leopoldina, São Paulo, tel. 0/xx/11 4003-1527)
Quanto: R$ 25 a R$ 170 (todos os valores contam com meia-entrada para maiores de 60, menores de 12 anos, aposentados, professores e estudantes de qualquer idade ou grau. Crianças até 1 ano não pagam, desde que fiquem no colo do responsável legal.
Classificação: Livre

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

3 Resultados

  1. RUBENS MOREIRA LOPES disse:

    Temos um trabalho social em nossa comunidade com crianças carentes
    queremos levalos ao circo

    • Miguel Arcanjo Prado disse:

      Rubens, obrigado pela leitura. Você precisa procurar diretamente o circo. Boa sorte!

  2. Luciane disse:

    Ate quando o circo fica em SP?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *