Ator mineiro Wendell Duarte realiza sonho de trabalhar na TV e será Aser em José, na Record

Depois de seis anos de batalha no Rio, Wendell Duarte estreia na TV – Foto: Alex Mendes

Por Miguel Arcanjo Prado

Ator mineiro radicado no Rio há seis anos, Wendell Duarte mal acredita no rumo que sua carreira tomou em 2012. E espera mais em 2013. Ele foi escalado para viver Aser, um dos filhos de Jacó na minissérie bíblica José – De Escravo a Governador do Egito, que estreia na Record no começo de 2013. É seu primeiro papel de destaque na televisão, fruto de batalha árdua desde a adolescência.

Wendell Duarte nasceu em Belo Horizonte, Minas Gerais, e foi criado entre Justinópolis, distrito de Ribeirão das Neves, onde morava com a mãe e os três irmãos, Adriana, Wenderson e Wellerson, e Brumadinho, onde vive o pai, o policial aposentado Geraldo Duarte.

Primogênito de família humilde, começou a trabalhar aos 12 anos, como contou ao R7 com uma fala que ainda conserva o jeito mineiro de ser. “Eu só tiro o sotaque na hora da cena. Na vida real tem de manter, uai”, conta.

Wendell conta com a torcida em MG – Foto: Alex Mendes

Aprendeu ainda menino, com a mãe, dona Nilza Duarte, doceira nas ruas de Minas, que é preciso batalhar muito para conseguir o que se quer. “A minha infância foi de muito trabalho. Comecei como office boy. Tinha carteira assinada e tudo. Depois, virei técnico em radiologia. Costumo dizer que sou mil e uma utilidades, sei consertar até chuveiro”, brinca.

Com o dinheirinho que ganhava, além de ajudar a mãe, bancava também outro sonho: os cursos de teatro. “Comecei a fazer teatro escondido. Ficava com medo de as pessoas terem preconceito”, recorda.

Rumo ao Rio

Quando chegou à vida adulta, resolveu que era chegada a hora de dar um passo maior: ir para o Rio de Janeiro em busca de realizar o sonho de trabalhar na TV. “A viagem foi toda programada, juntei um dinheiro e vim para o Rio. Já tinha 27 anos e sabia que era chegada a hora”.

Logo se embrenhou em todos os testes possíveis. Viu a grana acabar. Passou maus bocados. A força dos amigos Renato Ferreira e Vinícius Domingues, também atores mineiros batalhando a carreira no Rio com quem divide um apartamento no Recreio dos Bandeirantes, foi fundamental para que ele não desistisse. “Foi uma batalha danada”, recorda.

Neste ano veio a grande notícia. Após fazer cadastro no elenco da Record na época da minissérie Rei Davi, para a qual não foi chamado, recebeu o convite para viver um personagem em José. Mal acreditou. Trancou o curso de cinema na Faculdade Estácio de Sá e mergulhou de cabeça no personagem Aser.

“Tinha feito um teste com a Bianca Russo [consultora de estilo  do Recnov], que me ajudou bastante. Depois, o Eduardo Pradella [produtor de elenco do Recnov] me fez o convite. Eu respondi na hora: ‘Poxa, eu aceito o personagem com o maior prazer!’ Espero que este personagens seja o primeiro de muitos”.

Para viver o oitavo filho de Jacó (Celso Frateschi) e irmão de José (Ângelo Paes Leme), Wendell leu bastante a Bíblia e se lembrou das histórias que sua mãe, evangélica, contava. Mergulhou de cabeça na preparação de elenco proposta por Sergio Penna, respeitado nome na área, com aulas de hebraico e cultura judia.

Neste terça (27), viaja com a equipe da novela dirigida por Alexandre Avancini para o deserto do Atacama, no Chile, onde serão gravadas as cenas externas. Ficam por lá até bem próximo do Natal. “É minha primeira viagem internacional. Estou amando este momento. Estou muito feliz”, entrega. Diz que foi acolhido “com muito carinho” pelo elenco com mais experiência em TV. “Somos irmãos na minissérie e na vida real. O Avancini é muito exigente com os atores, o que nos faz melhorar cada vez mais”, afirma.

A turma em Minas está na torcida, ansiosa por ver a carinha de Wendell surgir na TV. Ele também. Sonha em ver a carreira engrenar, para dar uma loja de doces à mãe, para que ela não precise mais vender nas ruas. “Eu saí numa reportagem do jornal Hoje em Dia, lá de Belo Horizonte, e minha mãe sai com o jornal debaixo do braço para vender doce. Diz para todo mundo que o filho dela via ser ator na Record”, conta, emocionado.

Wendell Duarte vai estrear na TV como Aser na minissérie José, na Record, em 2013 – Foto: Alex Mendes

 

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Tudo que você quer ler está em um só lugar. Veja só!

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *