Fotógrafos fazem cliques sem parar na Fotomix, maratona de imagens das Satyrianas

Grupo de cerca de 40 fotógrafos registra as Satyrianas sem parar - Foto: Lindsay Oliveira

Por Miguel Arcanjo Prado

Nas Satyrianas, maratona de 78 horas culturais na praça Roosevelt, em São Paulo, um clique pode vir de qualquer lado. Nesta edição, um beijo ousado de um espectador em uma colhinha sexy já rendeu registro certeiro.

Fotógrafa Vivi Carvalho registra a Eróticoelha, do Coletivo Parabelo, na madrugada de sexta (2)

O evento que completa 13 edições neste fim de semana vai até a meia-noite de domingo (4). Ele atrai interesse de um talentoso time de cerca de 40 fotógrafos que fazem questão de registrar tudo o que for possível: o Fotomix.

E é coisa que não acaba mais: só na programação oficial são 316 atividades culturais, como contou ao R7 o coordenador das Satyrianas Gustavo Ferreira.

Idealizado pela fotógrafa Luciana Camargo, o Fotomix integra a programação das Satyrianas – Uma Saudação à Primavera pelo sexto ano consecutivo.

A turma é tarimbada, e já publicou livro sobre os 20 anos da Cia. de Teatro Os Satyros, fundadora das Satyrianas, e teve imagens publicadas até na Holanda. O projeto é feito na raça, já que não há remuneração nem fins lucrativos.

Quem ficou curioso, pode acompanhar as imagens produzidas em tempo real no blog do Fotomix.

Ajudam Luciana na coordenação Carlos Lindsay, Gastão Guedes, Giovana Pasquini, Luciana Camargo, Vivian Sechin e Will Prado. São os chamados Foto Líderes.

A fotógrafa Luciana Camargo: idealizadora da Fotomix nas Satyrianas, em SP - Foto: Dionysio Moriconi

A brava equipe de fotógrafos é composta por:  André Murrer, André Stéfano, Antônio Carlos Ponzini, Bárbara Ablas, Bela Tozzini, Carlos Lindsay, Dani Agostini, David Samulionis, Dionysio Moriconi, Fabio da Silva, Fabio Fioravanti, Fernando Vilhegas, Gastão Guedes, Giovana Pasquini, Giorgio D’Onofrio, Glaucia Piantonio, Heloisa Pantoja, Hideshiro Kakuda, Jr., Inês Corrêa, Isa Luciana, Julio Gallinaro Maranho, Leonardo Valentin, Liliane Camargo Fragoso, Luciana Camargo, Luiz Filipe, Marcelo Apontes, Márcio Maruxo, Marcos Lamego, Marlon Marinho, Maurício Correia, Mônica Borges, Nina Belloni, Núbia Abe, Priscila Hermanny, Renan Gaspar, Roberto Sungi, Sônia Colvara, Sylvia Sanchez, Vivian Carvalho, Vivian Sechin, Will Prado.  

Veja, abaixo, a entrevista que o Atores & Bastidores fez com a coordenadora do Fotomix, Luciana Camargo:

Miguel Arcanjo Prado – Qual a maior dificuldade em fotografar as Satyrianas?

Luciana Camargo – É ter tanta coisa bacana ocorrendo simultaneamente, a gente se desdobra! Mas também tem o lado técnico da coisa, como operários da luz, temos de lidar com a pouca ou nenhuma luz nas tendas. A falta de estrutura para guarda de equipamentos também é algo complicado, bem como a correria para a publicação das fotos em um respiro entre um espetáculo e outro. 

Luciana Camargo registra a Satyrianas 2012: Cléo de Páris e Maria Casadevall em A Nossa Gata Preta e Branca

Miguel Arcanjo Prado – Como é feita a coordenação dos trabalhos?
Luciana Camargo – Os fotógrafos mandam seus horários disponíveis ou aponta algum espetáculo específico de seu interesse. Com base nessas informações, distribuímos as atrações para cada fotógrafo por meio de uma escala. Após fotografarem cada peça, eles são orientados a fazer a postagem no blog o mais rápido possível para manter o conceito original “Maratona Fotomix”, ou seja, peças e performances ininterruptas. Desde 2009, um núcleo foi criado, o que chamamos de Foto Líderes, cada um com sua função, mas o principal, o de coordenar e cuidar atentamente para que a imagem seja publicada imediatamente.

Miguel Arcanjo Prado – Os fotógrafos trabalham com equipamento próprio? Eles têm liberdade de fotografar o que quiserem?
Luciana Camargo –Sim, todos trabalham com suas máquinas. Mesmo com a escala feita por nós, os fotógrafos têm total liberdade de fotografar o que estiver acontecendo, inclusive outras peças que não estão em sua lista, desde que não prejudique o trabalho do outro, não queremos dois ou mais fotógrafos no mesmo teatro, pois respeitamos muito o trabalho do ator, do diretor e de toda a equipe envolvida. Sabemos que em muitos momentos, um simples clique pode desconcentrar um ator e isso não queremos! 

Miguel Arcanjo Prado – Como vocês fazem para fotografar as peças?
Luciana Camargo – Somos os fotógrafos oficiais das Satyrianas desde 2006, e durante todo o evento o Coletivo está identificado com a camiseta Fotomix, isso é a nossa credencial para entrar em qualquer espaço e sempre fomos muito bem recebidos, existe um respeito muito grande pelo nosso trabalho e de certa forma é uma parceria bacana. É a chance de atores terem um material de altíssima qualidade a custo zero e dos fotógrafos novatos poderem fazer das Satyrianas sua escola.

A fotógrafa Inês Correa faz o registro da peça Corpus Cavernosos, uma das primeiras das Satyrianas 2012

Miguel Arcanjo Prado – Você já viveu algo inusitado nas Satyrianas?
Luciana Camargo – Nossa, tem muita coisa! Fotógrafo é um bicho observador por natureza…Teve a noite da homenagem ao Paulo Autran, com muitos balões brancos no ar. Também quando alugamos um helicóptero para fazer fotos aéreas durante 15 minutos. Tem a história de 30 pessoas cantando enlouquecidamente dentro de uma caçamba prestes a virar [risos]. Já tive também de esperar meu horário escalado até às cinco da manhã e descobrir que ele seria cancelado por falta de quórum. E a instalação “Vulvar” no espaço Feminix em 2010 em que mulheres podiam fotografar suas vulvas numa cabine e expor? [risos] Ainda teve a exposição de fotos de Marta Baião, das mulheres de Bukavu no Congo, vítimas de violência sexual. E sempre é inesquecível ver garis assistindo ao Dramamix na madrugada. Ah, também tem mendigos nos pedindo para serem entrevistados…

Veja as imagens do Fotomix!

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

 

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *