Atriz e produtora de sucesso, Ligia Paula Machado leva O Primo Basílio para o Rio de Janeiro

Ligia Paula Machado é uma atriz que sabe bem o que quer - Foto: Miguel Arcanjo Prado

Por Miguel Arcanjo Prado

A história do teatro brasileiro é povoada de atrizes empreendedoras, que, em vez de ficar em casa à espera de um convite, resolveram arregaçar as mangas e produzir seus próprios espetáculos.

Deste grupo fazem parte nomes como Tonia Carrero e Eva Todor, e, agora, também a jovem atriz paulistana Ligia Paula Machado, produtora e protagonista de O Primo Basílio – O Musical, em cartaz no Espaço Tom Jobim até o próximo dia 28, no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

A ida para terras cariocas, depois de algumas temporadas de sucesso em teatros paulistas, é um desejo antigo que Ligia concretiza. Para isso, batalhou por aí em busca de patrocínio, até conseguir a confiança das lojas Riachuelo.

Antenada, ela sempre está a voltas com grandes nomes de nossa cultura. Além do atual texto de Eça de Queiroz, já fez Valsa N° 6, de Nelson Rodrigues, e Eu Sei Que Vou te Amar, de Arnaldo Jabor.

Também sempre faz questão de se cercar de bons atores. Em O Primo Basílio, por exemplo, contracena com Fred Silveira e Luiz Araújo, nomes do primeiro time do teatro musical paulistano.

A cabeça de Ligia não para. Já tem em mente realizar o musical Lisbela e o Prisioneiro, em 2013, com estreia provável no Rio. Também quer levar Grande Sertão – Vereda, do mineiro Guimarães Rosa, aos palcos, tudo com a parceria da fiel adaptadora Francisca Braga, uma verdadeira enciclopédia viva.

Tantos projetos valorizam o passe da atriz que já acumula seis produções no currículo. O ímpeto administrativo veio diante de uma constatação. Nos testes, só a chamavam para fazer princesas de espetáculos infantis, por conta de sua beleza suave.

Resolveu que precisaria “despertar coisas profundas e densas dentro” de si, e que o caminho para isso seria produzir seus próprios espetáculos.

– Sempre fico na busca de grandes textos e grandes personagens. Sonho em levar aos palcos Crime e Castigo, de Dostoiévski, e também Um Bonde Chamado Desejo, de Tennesse Williams, mas ainda preciso de mais idade [risos].

Pelo jeito, Ligia Paula Machado vai longe.

O Primo Basílio
Avaliação: Muito bom
Quando: 20, 21, 22, 23 e 26, 27 e 28 outubro, às 20h30 (aos domingos, às 19h30). Até 28/10/2012
Onde: Espaço Tom Jobim (r. Jardim Botânico, 1.008, Jardim Botânico, Rio)
Quanto: R$ 80
Classificação: 12 anos

Ligia ao lado de Fred Silviera no musical O Primo Basílio: agora em terras cariocas

Leia também:

Fique por dentro do que rola no mundo teatral

Descubra tudo o que as misses aprontam

Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *