Diego Gazin, o ator que faz acontecer

Diego Gazin é destaque do musical infantil de sucesso A Galinha Pintadinha - Fotos: Miguel Arcanjo Prado

Por Miguel Arcanjo Prado

Quem vai ao musical infantil A Galinha Pintadinha não imagina quantas histórias moram detrás dos atores no palco. Um deles, responsável por quatro personagens – o pai, o motorista, o fotógrafo e o sapo – tem muito o que contar.

Quando Diego Gazin desembarcou na rodoviária Barra Funda, em São Paulo, em 2000, com apenas 17 anos, só tinha um sonho: que as coisas dessem certo na carreira de ator que construiria a partir dali. Vinha sozinho da pequena Santa Fé, município de 10 mil habitantes no interior do Paraná.

Aprendeu logo que nada acontece da noite para o dia. Sofreu, chorou, correu atrás, levou muita porta na cara. Quase desistiu. Quis o destino que as coisas começassem a acontecer justo no dia em que resolveu que não era para ele aquela vida de batalha sem resultado. Assim foi. Aos poucos. Degrau a degrau.

Outro dia, sua mãe, Ivonete, viajou até São Paulo para vê-lo no palco. Apesar de o espetáculo ser para cima, chorou ao ver o filho num espaço nobre da metrópole, sendo aplaudido pelo público elegante que lotava o Teatro das Artes, no Shopping Eldorado. Foi testemunha da concretização daquela determinação do primogênito de seus três filhos com o comerciante Carlos Gazin. Um dia inesquecível para os dois.

Foi fazendo cursos na cidade natal com professores que vinham de Londrina e Curitiba que Diego resolveu que seria ator. Tinha uns 10, 11 anos. Sabia que debaixo das asas dos pais não teria chance alguma. Era preciso cair no mundo, se arriscar. Filho de família simples, chegou à conclusão que teria de ser por conta própria.

São Paulo foi cruel no começo. Como costuma ser aos forasteiros que se aventuram entre seus prédios e viadutos cinzas. Pegou muito trem lotado e comeu muito miojo. Diz que nunca deixou de ter fé em Deus. Por isso, não foi engolido pela cidade.

Mesmo diante do pouco que ganhava, o dinheiro do curso de teatro no Macunaíma sempre foi sagrado. Formou-se em 2004, com a peça O Pecado de João Agonia. A mãe veio também.

Demorou, mas desde 2006 consegue viver apenas da profissão de ator. Além de trabalhos nos palcos, faz publicidade, que ajuda a segurar as pontas. Quando fica tranquilo, ouve MPB, corre no Ibirapuera ou fica de bobeira em casa, acompanhando Laura Cardoso e Osmar Prado na TV, seus ídolos.

A primeira grande montagem foi em 2007, O Gato Malhado e a Andorinha Sinhá, com direção de Vladimir Capella, no extinto Teatro Imprensa capitaneado por Cintia Abravanel, produtora responsável pelo lançamento de muitos talentos jovens. Desde então, as coisas melhoraram. E acontecem para ele, que não marca bobeira.

— É claro que tem hora que dá vontade de parar e de desistir. Mas aí eu penso no monte de coisas que já consegui construir. E se tem uma coisa que eu aprendi é que se a oportunidade não vem até você, você precisa ir atrás da oportunidade.

Hoje, com a maturidade que só a experiência dá, Diego quer mais. Fazer cinema e televisão. Realizar o sonho daquele menino simples de Santa Fé que subiu no ônibus com vontade de vitória.

Leia mais:

Saiba quem é a rainha de Antonio Fagundes

Leia a coluna:

Por trás do pano – Rapidinhas teatrais

Leia ainda:
Please follow and like us:

2 Resultados

  1. Helio Sandrini disse:

    O Diego é como um irmao para mim, quando o conheci sentia sua devasta energia que poderia fazer acontecer onde estivesse e conquistasse a quem encontrasse. É uma pessoa de extrema bondade merece tudo de bom.Sucesso meu irmao que Deus te guie e proteja sempre abrindo todas as suas janelas.!Abraçao.

  2. Diego é uma grande pessoa estudei cm ele. Sempre muito inteligente,foi um grande amigo, éramos amigos fazíamos trabalhos escolares juntos foi uma época muito boa da vida que jamais esquecerei. Desejo a ele tudo de bom e que todos os sonhos dele se realizem e sempre manifestou o desejo de ser ator e a gente sempre brincava:”Já pensou a Diego um dia vc estiver passando na tv e eu vou te ver e dizer:nossa estudei cm ele !!” e hj tudo se concretiza! Parabéns e muito sucesso na sua vida!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *