Livro desvenda primeiras celebridades da música

Por Miguel Arcanjo Prado

No país de que não costuma cultivar sua memória, uma iniciativa como a de Lea Vinocur Freitag (foto abaixo) é digna de aplauso.

A professora da ECA (Escola de Comunicação e Artes) da USP (Universidade de São Paulo) escreveu o livro Momentos de Música Brasileira, pela Edição do Autor, à venda na Livraria Cultura, em São Paulo.

Na obra, esmiúça a música brasileira da época colonial, imperial e começo da república e fala das primeiras celebridades de nossa canção popular e erudita.

Além de investigar com propriedade acadêmica as contribuições que cada etnia deu ao nosso gingado musical, Lea, que também é doutora em ciências sociais, jornalista e cantora de câmara, dá destaque especial à ópera no Brasil.

A obra já é referência, pois traz quadros didáticos com as biografias dos principais nomes, bem como uma cronologia musical dos principais compositores do começo da música brasileira.

Além disso, 23 ilustrações deixam o livro atrativo ao leitor.

Nomes importantes, como a compositora Chiquinha Gonzaga e a cantora lírica Bidu Sayão merecem um foco maior. Para quem é amante da nossa música, o livro é um grande achado.

Veja também:

Mirada leva 100 pessoas ao teatro em Santos

 
 
 

Leia a coluna:

Leia ainda:
Please follow and like us:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *